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Renovação de frota não sai do papel

Por Equipe RC em 28/05/2021 às 10:52
Renovação de frota não sai do papel

No Link Summit Fenatran que aconteceu nos dias 25 e 26 de maio, 100% evento digital, alcançando 6.200 pessoas, a renovação de frota foi um tema bastante aguardado pelos inscritos.

O assunto foi discutido por Margarete Gandini, coordenadora Geral de Fiscalização de Regimes Automotivos no Ministério da Economia e Fernando Simões, CEO da SIMPAR S/A.

A representante do Ministério da Economia mostrou-se engajada com a causa da renovação, mas garantiu que há uma série de “costuras” a serem feitas com a sociedade, as montadoras, as associações de classe e o governo. “Não podemos apenas abrir uma linha de crédito, pois esse caminhoneiro irá revender seu veículo mais velho para outro profissional. E o caminhão continuará na rua”, ponderou.

Na mesma linha, o CEO da SIMPAR sugeriu: “Tem que tirar os caminhões velhos das ruas, mas pensar nos profissionais que lá estão. Eles precisam de uma linha de financiamentos que possibilite a aquisição do caminhão novo, mas desde que o velho seja sucateado e não retorne para o trânsito”, sugeriu Simões."

A representante do Ministério da Economia afirmou que não existe ainda, da parte do Governo, nenhuma fórmula ideal para o projeto da Renovação de Frota do setor. Segundo Margarete, isso será ainda resultado de negociações com o público externo e dentro do governo.

“Vamos começar com a modelagem ideal mais simples, buscando dar ao caminhoneiro o valor de mercado de seu veículo e agregar outros elementos, até chegar ao modelo que tenha a adesão dos caminhoneiros”, explicou.  

O executivo da SIMPAR enfatizou que a frota brasileira de caminhões conta atualmente com 500 mil veículos, com uma idade média acima de 20 anos, o que significa que veículos com até 50 anos podem ainda estar rodando no Brasil.

Essa frota de modelos antigos, segundo ele, apresenta alto consumo de combustível, de poluição e que coloca em risco a segurança nas estradas.  Fernando Simões anunciou durante o evento que no segundo semestre vai lançar um sistema protótipo que possa servir de referência para estimular a renovação da frota e o ecossistema.

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