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Carreta 4 eixos - Saiba quais os riscos e se vale a pena usar!

Por Equipe RC em 01/02/2023
Carreta 4 eixos - Saiba quais os riscos e se vale a pena usar!

 

Por mais que tenha sido proibido por um tempo, você consegue encontrar o modelo de carreta 4 eixos rodando pela as estradas do país. 

 

Esse foi um implemento que teve muita polêmica e discussão para chegar no uso legalizado e regulado nos dias atuais. 

 

Hoje é possível encontrar carreta 4 eixos rodofort, carreta 4 eixos guerra, entre outras marcas à venda. Você encontra, inclusive, até mesmo carreta 4 eixos usadas para vender. 

 

Mas, antes, é preciso entender quais são os riscos desse implemento para garantir ainda mais segurança nas estradas e saber se vale a pena usar. 

 

Confira a seguir!

 

Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

 

Afinal, o que é uma carreta 4 eixos?

 

A carreta 4 eixos foi criada em 2008 pelo dono da transportadora Sobre Rodas, Dirceo Sironi, que também criou o caminhão bitrem 7 eixos. 

 

Depois alguns modelos de carreta 4 eixo guerra foram fabricados, mas sem muito sucesso.

 

Passaram dois anos e a circulação dela foi considerada ilegal pelo Governo por dizer que esse implemento não era seguro para o caminhoneiro, como também prejudicial para as estradas. 

 

Basicamente, o eixo nada mais é do que o implemento que conecta os pneus da carreta nas laterais dela. 

 

Ao inserir mais um eixo, o caminhão consegue transportar mais peso. 

 

- Quais as características?

 

O que caracteriza a carreta de 4 eixos é a capacidade maior de transportar peso, o que faz ela ser indicada para os mais diferentes tipos de carga

 

Pode ser voltada para minérios, combustíveis, construção civil, setor agrícola, entre outras aplicações. 

 

A carreta 4 eixos pode ter 1 eixo distanciado de outros 3 restantes em tandem, que é reconhecida legalmente, ou ser integrada a eles, que não é legalizada. 

 

No caso, o eixo distanciado vai ser direcional. 

 

Além disso, a carreta 4 eixos dá segurança por manter uma boa distância do pneu com o chão, funcionando como um sistema de suspensor de eixo. 

 

Esse tipo de carreta pode trafegar no Brasil?

 

Esse tipo de carreta pode trafegar no Brasil?

 

Foram várias polêmicas que já existiram sobre a carreta 4 eixos. 

 

Como você já sabe, dois anos depois de ser criada, ela foi considerada ilegal pelo Governo, mas isso não impediu que algumas continuassem rodando. 

 

Um dos motivos é que os caminhoneiros autônomos e transportadoras enxergaram uma oportunidade de carregar mais peso nos caminhões, o que aumentava a rentabilidade. 

 

Mas depois os órgãos de trânsito, além de considerarem as carretas 4 eixos ilegais, passaram a fiscalizar mais e aplicar penalidades. 

 

Em 2020, por exemplo, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) soltou uma nota técnica considerando a prática de colocar o 4º eixo ilegal. Porque, de acordo com o documento: 

 

“esse tipo de modificação não encontra respaldo na legislação de trânsito nem nos normativos infralegais vigentes expedidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) ou pelo DENATRAN.” 

 

Mas hoje a carreta de 4 eixos com 1 eixo distanciado e outros 3 em tandem é reconhecida e pode ser regulamentada para não enfrentar problemas. 

 

- Perante a lei existem problemas sobre esse modelo?

 

No fim de 2021, especificamente no dia 24 de dezembro, o Conselho Nacional de Trânsito publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Resolução nº 882. 

 

Basicamente, ela reconhece em alguns pontos os semirreboques de 4 eixos, mas o mais direto é o artigo 6º, que diz: 

 

“PBTC para combinações de veículos articulados com duas unidades, do tipo caminhão-trator e semirreboque com quatro eixos, sendo um conjunto de eixos traseiros em tandem triplo e um eixo dele distanciado, com comprimento total igual ou superior a 17,5m:58,5 t”. 

 

Ou seja, seguindo essas informações específicas, foi liberada a carreta de 4 eixos. 

 

Essa medida muda os limites de pesos e dimensões dos veículos, além de tornar legal que eles rodem com esses implementos. 

 

E tem mais, em março de 2022, a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) reconheceu que os semirreboques de 4 eixos com tandem triplo e um distanciado podem trafegar.

 

Isso foi divulgado na publicação da Portaria nº 268 do Ministério da Infraestrutura. 

 

Então, os problemas anteriores perante a lei eram voltados para garantir a segurança dos caminhoneiros e preservar as rodovias. 

 

Atualmente, uma carreta 4 eixos zero km pode trafegar seguindo as condições estabelecidas e com a papelada de regulamentação. 



 

Capacidade de carga carreta 4 eixos, qual é?

 

Cada caminhão ou veículo possui uma capacidade máxima de transporte, que é o peso bruto total (PTB). 

 

Isso é definido pela Lei da Balança, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que tem exatamente o objetivo de definir e controlar o peso de carga permitido para o caminhão rodar pela as estradas. 

 

De acordo com essa legislação, o PTB da carreta 4 eixos é de 58 toneladas, o que é 10 a mais por viagem. 

 

E a capacidade de carga líquida é de 39 toneladas com preto bruto total combinado (PTBc). 

 

Quais são os principais riscos ao usar o quarto eixo em carretas e caminhões?

 

Quais são os principais riscos ao usar o quarto eixo em carretas e caminhões?

 

Antes de procurar uma carreta 4 eixos à venda na olx ou em qualquer outro lugar, é importante saber dos principais riscos. 

 

No primeiro momento, é importante garantir que esse implemento de 4 eixos esteja dentro do que é reconhecido como legal por lei para não ter risco de sofrer nenhuma multa ou penalidade. 

 

Mas para além dessas questões legais, tem a segurança do próprio caminhoneiro. 

 

- Carretas 

 

Ter uma carreta 4 eixos significa, praticamente, carregar 10 toneladas a mais de peso em uma viagem.  Por causa disso, o sistema de freios pode sofrer desgaste e ser comprometido. 

 

É necessário também verificar a distribuição de peso entre os eixos e a estabilidade da carreta para evitar, por exemplo, riscos de tombamento

 

Isso sem contar que é comum ver o 4º eixo suspenso para evitar o desgaste dos pneus, economizar combustível e por causa de pedágios.  

 

No que diz respeito às estradas e viadutos, a quantidade maior de peso da carreta pode desgastá-los e diminuir o tempo de vida deles. 

 

- Caminhões

 

Os caminhões precisam se atentar para os mesmos riscos por causa da quantidade de peso transportada. 

 

É sempre bom manter as manutenções periódicas do veículo para checar sistema de freios, estados dos pneus, entre outros fatores. 

 

Assim como a carreta, é importante checar a distribuição de peso entre os eixos para garantir que o veículo não tombe. 

 

No geral, você precisa ficar sempre atento para esses pontos e as regulamentações para evitar riscos. 

 

Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

 

Conclusão

 

A carreta 4 eixos é opção dos caminhoneiros quando o assunto é rentabilidade pela capacidade de transportar mais peso e cargas. 

 

Mas não é à toa que o implemento passou por várias polêmicas e regulamentações para poder trafegar hoje no Brasil dentro das condições estabelecidas. 

 

Todo cuidado com os riscos é necessário para segurança dos caminhoneiros e preservação das rodovias. 

 

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender se vale a pena ter uma carreta 4 eixos, bem como os cuidados para diminuir os riscos e ter estradas cada vez mais seguras

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