19 de Abril de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Manutenção preventiva e corretiva: o que são e quando realizar

Por Equipe RC em 05/10/2022
Manutenção preventiva e corretiva: o que são e quando realizar

Você sabe a diferença entre manutenção preventiva e corretiva e qual a melhor opção para o seu caminhão?

 

A manutenção corretiva, aquela realizada após o surgimento de um problema, não é o único e nem o mais recomendado tipo de manutenção automotiva. Sabia?

 

Existem diversos cuidados, como medidas prévias de segurança e preservação, que podem lhe ajudar a economizar e aumentar a segurança de seu veículo, como é o caso da manutenção corretiva.

 

Conheça, através deste artigo, os principais tipos de manutenção e como aplicá-los.

 

Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

Entenda quais são os tipos de manutenção

Para entregar um serviço de qualidade, é fato que uma boa performance é indispensável para que os prazos sejam cumpridos e que não ocorram problemas pelo caminho. 

 

Por isso, atente-se sobre a preservação do veículo. Mas você sabe quais as diferenças entre os diversos tipos de manutenção? 

 

Entenda mais sobre a manutenção corretiva, preventiva e preditiva.

Manutenção corretiva 

A manutenção corretiva é aquela realizada após algum incidente, seja falhas no equipamento ou parada total.

 

Normalmente esse tipo de manutenção é o que gera mais custos, pois além de arcar com os custos da manutenção, a falta de funcionamento do veículo pode causar prejuízos financeiros.

 

O objetivo desta manutenção é tornar determinado equipamento funcional novamente. Existem dois tipos de manutenção corretiva, a não programada (ou emergencial) e a programada.

 

As manutenções não programadas ocorrem quando o veículo apresenta problemas de funcionamento ou parada total. Normalmente essa manutenção corretiva é feita emergencialmente, são realizados reparos para que o equipamento volte a seu devido funcionamento. 

 

Normalmente existe uma urgência durante a manutenção não planejada, pois enquanto o equipamento está parado a empresa sofre com lucro cessante (perda de lucros da empresa quando determinado equipamento não funciona da maneira correta.)

 

Já a manutenção corretiva planejada ocorre quando algum equipamento começa a apresentar sinais de possíveis problemas que podem ocorrer no futuro. Esses sinais podem ser vibrações incomuns, barulhos estranhos, perda de desempenho entre outros.

 

Essa manutenção corretiva ocorre em um momento predeterminado. Durante o período de reparos é identificado a causa do problema e aplicado correções para que o mesmo não evolua para algo ainda mais sério.

 

Esse tipo de correção gera menos prejuízos para a empresa, já que a identificação prévia do problema colaborou para uma melhor programação do conserto.

Manutenção preventiva    

A manutenção preventiva é a aplicação de reparos e ajustes que visam evitar a ocorrência de falhas em determinado equipamento. Esse tipo de manutenção, também conhecida como 'planejada', deve ser realizada de forma periódica.

 

O objetivo desta manutenção é prolongar a vida útil dos equipamentos, alguns exemplos de manutenção preventiva em caminhões são:

 

  • aperto de parafusos;
  • troca de óleo;
  • limpezas;
  • calibragem dos pneus;
  • conferência no nível da bateria;
  • entre outros.

 

Além de efetuar um acompanhamento do veículo, se o mesmo está sendo utilizado de forma adequada ou não.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é a busca e aplicação de reparos na raiz de algum possível problema. Essa manutenção, assim como a preventiva, é realizada antes da manifestação de alguma falha.

 

A manutenção preditiva tem o objetivo de prever falhas antes que as mesmas ocorram. Esse processo é feito através da coleta de informações técnicas sobre o funcionamento do veículo e, através dos dados coletados, os profissionais podem realizar uma projeção de possíveis ocorrências que podem acontecer.

Manutenção Predial?e Manutenção Industrial    

A manutenção predial é destinada aos edifícios. O objetivo desse processo é garantir a estrutura e segurança do prédio, além de assegurar o período de vida útil estipulado para a obra. 

 

Essa manutenção se dá através de reparos e prevenção de possíveis danos, além de poder ser dividida entre manutenção corretiva, preventiva e preditiva. 

 

Assim como a predial, a manutenção industrial visa garantir a conservação de estruturas físicas, além de englobar os reparos e cuidados com equipamentos industriais. A manutenção industrial também pode ser dividida em corretiva, preventiva e preditiva.

Manutenção preventiva e corretiva: qual a melhor opção?

A principal diferença entre manutenção preventiva e corretiva é o momento em que ela ocorre.

 

Manutenção preventiva e corretiva: qual a melhor opção

 

A manutenção preventiva, por ser realizada antes da ocorrência de problemas, é indicada para equipamentos que ofereçam riscos caso apresentem mau funcionamento.

 

Esse tipo de manutenção é mais barata do que a corretiva, visto que ela ocorre em um período predeterminado e sem gastos emergenciais com a troca de peças.

 

Já a manutenção corretiva pode ocorrer mesmo com todos os cuidados tomados durante a preventiva. Esse tipo de manutenção é mais custoso, pois além dos  gastos com o conserto o fato do veículo estar parado gera perda de lucro.

 

O ideal é  que esse tipo de ocorrência se mantenha o mínimo possível e seja feito apenas em casos de emergências.

 

Normalmente a manutenção preventiva é a mais recomendada, tanto por questões financeiras quanto por segurança. 

Manutenção preventiva e corretiva: quando fazer?

A manutenção preventiva deve ser feita periodicamente, em um momento em que o veículo não está em funcionamento.

 

No caso de veículos pesados como caminhões, antes de iniciar um trajeto é necessário tomar alguns cuidados para minimizar os riscos durante o percurso.

 

Efetuar a checagem dos freios, da suspensão e dos pneus é uma medida de segurança não só para garantir a integridade do veículo mas também do condutor; 

 

Fazer a troca de óleo corretamente, checar a bateria e o filtro do veículo também são ações necessárias para que o caminhão se mantenha com uma boa performance.

 

Essas precauções devem ser tomadas de acordo com a demanda exigida do veículo. Caminhões que percorrem trajetos muito longos ou que transportam cargas muito pesadas (ou ambos) devem passar por manutenções prévias para que nenhum incidente ocorra durante o trajeto.

 

Com o decorrer do tempo, mesmo com as manutenções preventivas em dia, algumas peças podem quebrar ou apresentar mau funcionamento por conta do desgaste. São nesses momentos em que as manutenções corretivas devem ser efetuadas.

 

Apesar de problemas pontuais inevitavelmente surgirem, é preciso manter essas ocorrências no mínimo. Manter a manutenção preventiva em dia, além de cuidados antes e durante o percurso podem evitar gastos elevados com consertos emergenciais.

 

Se manter alerta e antenado é a melhor forma de economizar com manutenções corretivas. Na Revista do Caminhoneiro,  você pode ficar por dentro das melhores dicas e notícias no mundo do transportes de cargas.

 

Manutenção preventiva e corretiva: quando fazer

Conclusão

Conhecer cada tipo de manutenção automotiva é uma das principais medidas de segurança para qualquer motorista ou dono de frota.

 

Se atentar às manutenções preventivas e corretivas é o primeiro passo para economizar com possíveis correções que podem ocorrer no futuro.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Vídeos

Aguarde..