30 de Abril de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Vida Útil do Pneu do Caminhão: Descubra como prolongar

Por Equipe RC em 20/06/2022
Vida Útil do Pneu do Caminhão: Descubra como prolongar

Conhecer a vida útil do pneu do caminhão permite que você calcule, com precisão, a melhor hora para substituí-los. 

Só que dá para ir além ao aprender mais sobre o tema. Isso porque, com algumas técnicas aplicadas no dia a dia e boas práticas de manutenção, você aumenta a vida útil do pneu independentemente dos quilômetros rodados.

Para entender melhor a questão, dê uma conferida nos tópicos abaixo e saiba mais sobre a vida útil do pneu do caminhão!

E veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

Afinal, qual é a vida útil de um pneu de caminhão?

 

Não sabe qual é a validade do pneu de caminhão? Com certeza, ao adquirir a marca de sua preferência você descobre esse prazo nas informações do fabricante.

 

Mas dá para ter uma média aproximada com base em alguns fatores. O primeiro é a aparência externa do pneu. Quando ele começa a ficar visivelmente desgastado, e com os sulcos menos profundos, é sinal de que a vida útil de um pneu de caminhão caminha para o fim.

 

Outro aspecto é a própria passagem do tempo. Após cinco anos de uso, o desgaste natural do material compromete a sua segurança na direção — e de todos ao redor enquanto você transita pelas melhores estradas do país.

 

Além disso, esperar pelo fim da vida útil do pneu do caminhão faz com que o seu sistema de frenagem seja comprometido. Assim como a estabilidade do veículo em diferentes tipos de superfície, como o asfalto molhado.

 

E existe o risco de ter uma penalização. Pois transitar com o pneu “careca” causa 5 pontos na carteira de habilitação e o pagamento de uma multa no valor de R$ 195,23.

 

Como prolongar a vida útil dos pneus do caminhão

qual o tempo de vida util de um pneu

 

Portanto, saber qual é a vida útil do pneu do caminhão evita que você arque com penalizações e reduz o risco de acidentes na estrada protagonizados pelo seu caminhão.

 

Mas, afinal de contas, como prolongar a vida útil dos pneus do caminhão? A seguir, destacamos algumas das estratégias mais eficientes nesse sentido!

 

Manutenção em dia

 

A falta de manutenções periódicas pode deixar o caminhão parado por muito tempo. O que causa prejuízos e dificuldades para manter boas oportunidades de trabalho na sua rotina.

 

E nessa periodicidade de revisões e trocas de peças e componentes, o pneu do caminhão faz parte da lista de análises a serem feitas.

 

E, indiretamente, outros serviços permitem que a vida útil do pneu do caminhão seja maior. É o caso do alinhamento e do balanceamento do veículo, por exemplo.

 

Atenção à calibragem

 

A calibragem correta dos pneus é determinante para a vida útil do veículo como um todo. Afinal de contas, esse valor é variável de acordo com a sua carga e até mesmo do tipo de estrada que você roda com o veículo.

 

A boa notícia é que muito modelo de caminhão moderno possui um sistema automatizado que facilita o valor correto de calibragem. Entretanto, se não é o seu caso, você deve fazer essa revisão manual e constantemente para evitar o desgaste precoce dos pneus.

 

Fazer o rodízio dos pneus

 

O rodízio de pneus é um serviço de manutenção preventiva que ajuda a reduzir o desgaste irregular dos pneus. Ou seja: de tempos em tempos, você muda a ordem dos pneus (os dianteiros vão para a parte de trás, por exemplo) para que o desgaste ocorra de maneira mais uniforme.

 

Pois, no dia a dia, são muitos os fatores que influenciam no desgaste deles, como as superfícies de contato com os pneus, seus hábitos de frenagem e o perfil na direçao etc.

 

Sem falar que os pneus de caminhão costumam ter, naturalmente, um desgaste irregular causado pela presença de pneus tracionados. São eles que recebem atrito e estresse com frequência e mais intensidade.

 

Daí, a importância reforçada de fazer o rodízio de pneus com certa regularidade — aproveite, por exemplo, para os dias em que fizer o alinhamento e o balanceamento.

 

Fazer alinhamento e balanceamento

validade do pneu de caminhão

 

Entre os principais cuidados que um caminhão necessita, o alinhamento e balanceamento se destacam nas revisões periódicas.

 

Afinal de contas, são serviços que ajudam a manter o veículo bem distribuído, em peso, e com os eixos alinhados para promover estabilidade e segurança em seus trajetos.

 

E isso também influencia na vida útil do pneu de caminhão. Especialmente, porque a sua média de quilometragem percorrida, ao longo do mês, é substancialmente maior do que a de um condutor médio que usa seu carro para ir e voltar ao trabalho, por exemplo.

 

E se ambos os serviços já são necessários para esse perfil de motorista, imagine para um caminhoneiro e caminhoneira?

 

Não negligencia a importância da manutenção preventiva. Além de evitar paradas imprevistas, a manutenção corretiva — aquela realizada após um problema — é mais cara e pode causar problemas em peças complementares do veículo.

 

Ao saber a vida útil do pneu do caminhão, então, você se garante contra esse tipo de imprevisto e consegue rodar por muitos quilômetros, ainda, em plena segurança.

 

Respeitar o limite de carga

 

Por fim, lembre-se que a calibragem do pneu do caminhão deve ser observada conforme alguns elementos — como a carga.

 

Só que o veículo e também os pneus têm valores de limite. E se você exceder constantemente essa máxima, sem dúvidas vai interferir na vida útil do pneu do caminhão.

 

Lembre-se, então, de saber quais são esses valores e adapte-os para sempre rodar com o seu veículo em uma média aceitável para evitar o desgaste precoce dos seus pneus.



 

E veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!



 

Conclusão

 

Viu como existem diferentes aspectos para considerar de maneira a aumentar a vida útil do pneu do caminhão?

 

Não se trata apenas de uma estratégia de prevenção, mas de boas práticas que vão culminar em mais tempo na estrada sem imprevistos — e com uma performance otimizada do seu veículo. Use as dicas apontadas neste artigo, e boas viagens!


 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Vídeos

Aguarde..