24 de Abril de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Tombamento de caminhão: Principais causas e cuidados para evitar

Por Equipe RC em 15/08/2022
Tombamento de caminhão: Principais causas e cuidados para evitar

O tombamento de caminhão coloca o condutor e os veículos ao redor em risco. Além disso, é um tipo de acidente que causa danos em potencial à carga e pode causar uma interrupção prolongada à rotina de trabalho do caminhoneiro.

Como, então, evitar o tombamento de caminhão?

Nos tópicos abaixo, vamos explicar as melhores práticas que reduzem o risco de uma situação dessas e também apontar como agir diante da ocorrência.

Confira, e entenda como agir para garantir que esse prejuízo plural na rotina do caminhoneiro não se confirme em suas idas e vindas!

Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

O que é tombamento de caminhão?

 

Basicamente, estamos falando de um acidente no qual a carreta é puxada para o lado, desequilibrando todo o veículo a ponto de tombá-lo.

 

Isso costuma acontecer, em curvas, por exemplo, literalmente levando a lateral do caminhão ao solo. Mas existem também outros motivos para causar esse problema.

 

Principais causas do tombamento de caminhão

 

Um dos motivos mais comuns para o tombamento de caminhão tem a ver com uma inevitável força da natureza: a gravidade. Isso acontece em uma curva, por exemplo, quando a força g (ou força gravitacional, que é  uma unidade de medida que avalia a aceleração lateral ao manobrar) é maior do que a suportada pelo veículo.

 

Para exemplificar: um carro de Fórmula 1 pode suportar até 5 g. Veículos de passeio, uma média de 1 g. E caminhões de carga tendem a suportar entre 0,4 e 0,6 g.

 

A diferença é grande. Mesmo quando comparamos carros (que tendem a derrapar antes de tombar) e caminhões. 

 

Vale notar: a força g também atende pela sigla SRT (Static Rollover Threshold ou sua tradução literal: Limite Estático para Tombamento Lateral). É por isso que veículos de passeio conseguem acelerar mais nas curvas e com mais estabilidade.

 

Mas esse é só o tópico introdutório sobre o tombamento de caminhão. A partir dessa informação, vale observar como o SRT pode ser influenciado e causar esse tipo de acidente nas estradas:

 

  • caminhões com peso superior à sua capacidade de carga;
  • excesso de velocidade;
  • derrapamento (até por isso, cuidado ao dirigir na chuva);
  • freadas abruptas e excessivas;
  • brusca;
  • efeito chicote — problema causado pela perda de equilíbrio dos compartimentos traseiros, cujo movimento se repete até alcançar a cabine do caminhão;
  • slosh — situação similar, mas causada pela mudança abrupta do centro de gravidade do veículo ao transportar algum tipo de carga líquida.

 

Como evitar tombamento de caminhão?

tombamento de caminhão

 

A partir das causas do tombamento de caminhão fica mais fácil avaliar como evitar essa situação com ares de tragédia. Confira, abaixo!

 

Evite excesso de peso

 

Transitar dentro do limite de sua capacidade de carga é uma obrigatoriedade, em primeiro lugar, por meio da Resolução do CONTRAN Nº 258.

 

Mas tem também a sua importância relacionada à segurança nas estradas. Como vimos, esse limite está associado à força g que o veículo pode suportar independentemente de quanta carga esteja transportando.

 

Por isso, manter-se dentro das especificações do próprio caminhão ajuda a mantê-lo estável em suas idas e vindas.

 

Atenção com a velocidade

 

O mesmo vale para as boas práticas de direção defensiva. Inclusive, existem recomendações que agregam ainda mais cautela para evitar o tombamento de caminhão.

 

Uma delas prega que o veículo deve se locomover sempre a 10 km/h abaixo do limite indicado em cada trecho da estrada.

 

Isso serve para garantir mais tempo de resposta ao condutor, diante de um imprevisto, e também evitar que freadas bruscas sejam necessárias. E que, como vimos, é uma das causas para o tombamento de caminhão.

 

Elimine as distrações

 

Tem as suas músicas de caminhoneiros favoritas para ouvir na estrada?

 

Essa é uma ótima maneira de se distrair e tornar o trabalho mais leve. Contudo, não se distraia demais, porque isso pode causar riscos em potencial e que podem desestabilizar o caminhão, levando a um arriscado tombamento do veículo.

 

O mesmo vale para celulares, tablets e outros dispositivos e distrações que podem fazer com que você tire os olhos da estrada. E sabemos que, mesmo por milésimos de segundos, isso influencia bastante em um potencial acidente.

 

Mantenha a manutenção em dia

 

Como anda a manutenção do veículo, como o alinhamento e balanceamento do caminhão?

 

Essa é uma etapa determinante para conviver com trajetos mais seguros e livres de imprevistos no seu horizonte. 

 

Lembre-se que isso é importante não apenas para evitar o tombamento de caminhão, mas também evita que você deixe-o parado diante de algum problema inesperado.

 

Se informe sobre o trajeto

 

Saber o que vem à frente é um conhecimento valioso para o caminhoneiro porque ajuda a montar o cronograma com mais eficiência. Mas também serve para identificar trechos desafiadores para o condutor e que tendem a causar acidentes (como o excesso de curvas acentuadas através do percurso).

 

Sempre planeje-se antes de sair para um trabalho, e lembre-se que o seguro de caminhão pode ser um ativo valioso para cobrir você de imprevistos que podem acontecer na estrada.

 

 

O que fazer caso ocorra o tombamento de caminhão?

evitar tombamento de caminhão

 

Por fim, fique de olho em nossas dicas para agir (e reagir) com assertividade caso ocorra um tombamento de caminhão — no seu veículo ou no de algum colega de trabalho:

 

avalie a situação e certifique-se de que não há ninguém ferido;

sinalize a pista com o que puder;

cheque se existe a possibilidade de o tombamento do caminhão evoluir para um incêndio;

acione a seguradora e/ou ligue para o telefone de emergência (se cabível);

 

Lembre-se, também, da importância em consultar-se com um médico, posteriormente, para verificar se não houve nenhum camuflado na adrenalina de passar por uma situação dessas.

 

Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

 

Conclusão

 

O tombamento de caminhão acontece, principalmente, quando a força g (força gravitacional) é mais forte do que a capacidade do veículo em suportá-la, derrubando-o lateralmente.

 

Mas vimos, ao longo deste post, que é possível minimizar a ocorrência do problema, mesmo o caminhão sendo tão sensível contra esse tipo de problema. Esperamos que as dicas do artigo sirvam para trazer mais segurança para todos na estrada!


 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Vídeos

Aguarde..