20 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Cambagem: entenda para que serve e quando é necessário

Por Equipe RC em 23/01/2023
Cambagem: entenda para que serve e quando é necessário

 

Rodar muitos quilômetros diariamente faz parte da sua rotina como caminhoneiro, por isso a importância em estar sempre de olho nas melhores práticas preventivas para garantir uma boa performance do veículo — e sem abrir mão da segurança. É aí que a cambagem entra em cena.

 

Neste post, vamos explicar brevemente o que é cambagem, mas vamos nos aprofundar na sua relevância e também no momento que pode ser ideal a sua realização.

 

Quer saber mais a respeito? Siga, conosco, com a leitura deste artigo sobre o assunto!

 

E veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

O que é e para que serve a cambagem?

 

A cambagem tende a ser um serviço complementar ao alinhamento e ao balanceamento. Até por isso, já vale adiantar que são três serviços diferentes, portanto, e que têm resultados característicos.

 

No caso da cambagem, a ideia gira em torno de centralizar os pneus do veículo, algo necessário porque a suspensão tende a inclinar os pneus em variações distintas. E isso afeta diretamente a sua segurança e a de pessoas ao redor, pois interfere na aderência de cada pneu ao solo.

 

Saiba mais: saiba as principais causas do tombamento de caminhão

 

Além disso, é importante destacar que o serviço auxilia na melhor performance possível dos pneus, reduzindo, assim, o seu desgaste precoce.

Cambagem negativa

 

Acima, mencionamos as variações que demandam um tipo de cambagem diferente, e vamos entender o que isso significa.

 

A cambagem negativa é o resultado das rodas próximas, umas das outras, na parte superior dos pneus. E com o ajuste da cambagem, evita-se o desgaste excessivo na parte interna dos pneus.

 

Cambagem positiva

 

Na cambagem positiva, o que acontece é o afastamento das rodas na parte inferior. E, assim, o serviço visa reduzir o desgaste nas articulações da direção.

 

E uma vez bem realizada, a cambagem ajuda a deixar a sua condução mais leve e segura.

 

Quando é necessário fazer a cambagem?

Cambagem nula

 

Existe também a cambagem nula, cuja situação se desenrola a partir da formação de um ângulo reto entre as rodas e o solo. O maior problema, aqui, está na sensação de direção pesada ao dirigir, tornando as manobras mais desafiadoras.

 

Saiba mais: veja quanto ganha em média um caminhoneiro

Quando é necessário fazer a cambagem?

 

No geral, essa decisão deve estar muito bem alinhada com a sua rotina de manutenção preventiva. Pois assim como você deve trocar o óleo, outros fluidos e componentes e também realizar serviços nos pneus, a cambagem pode ser incluída nessa lista.

 

Uma boa periodicidade para o serviço pode ser definida a partir da realização desses serviços, portanto. Em média, recomenda-se uma nova cambagem a cada 5 mil km rodados. Mas pode ser realizada junto dos serviços de alinhamento e balanceamento, por exemplo, ou mesmo quando você sentir que a direção ficou mais pesada subitamente e sem motivo aparente.

 

Leia também: saiba quando agendar a manutenção preventiva

Como fazer cambagem?

 

Embora a cambagem possa ser feita por pessoas que não são especializadas, é altamente recomendável que você leve seu caminhão para uma empresa com todas as ferramentas e conhecimentos técnicos necessários para a realização do serviço.

 

Afinal de contas, é fundamental saber o que está sendo feito, e o motivo para isso, a fim de realizar o ajuste correto dentro das características de todos os componentes de cada veículo.

 

Ou seja: não se trata de um serviço igual para todos os veículos, ainda que o procedimento em si seja similar. Mas para identificar as necessidades do seu caminhão em particular (pois, como vimos, existe a cambagem positiva, negativa e nula), um profissional qualificado para isso e as devidas ferramentas e equipamentos são fundamentais.

Alinhamento e balanceamento: quais as diferenças

Alinhamento e balanceamento: quais as diferenças

 

Vale também destacar, aqui, como a cambagem é diferente do alinhamento e do balanceamento. Dissemos, acima, que são três serviços distintos, e é verdade.

 

Primeiro, o alinhamento. Esse serviço visa agregar um alinhamento, de fato, às rodas aos eixos do veículo. Enquanto isso, o balanceamento é realizado em uma máquina (são retiradas do caminhão, portanto) para que os pneus sejam balanceados individualmente.

 

E temos, por fim, a cambagem. Como já destacamos, o serviço visa agregar mais leveza à direção e aderência ao solo a partir do ajuste angular dos pneus em contato com as estradas que você transita diariamente.

 

Qual é o valor de uma cambagem?

 

O preço varia bastante de acordo com as características do veículo, do pneu e também das próprias condições em que se encontra o conjunto.

 

Em veículos menores, por exemplo, é possível encontrar a cambagem a partir de R$ 100 por pneu, em média. Esse valor sobe um pouco para caminhões, e pode chegar a R$ 200 por pneu, aproximadamente.

 

Quer saber todas as notícias das estradas? Assine grátis a Revista Caminhoneiro!

 

Conclusão

 

Deve ter dado para perceber que a cambagem tem um impacto positivo na manutenção do caminhão. Junto de outros serviços veiculares, ela oferece um desempenho melhor e também mais segurança para as suas idas e vindas — a serviço ou a lazer.

 

É importante, então, ficar de olho nos sinais que o seu veículo transmite, enquanto você dirige. Esse tende a ser o principal fator para avaliar algo de diferente e solucionar antes que se torne um problema. Além, é claro, de manter a sua rotina de manutenção sempre em dia para evitar que os ajustes sejam corretivos — e mais caros, consequentemente.

 

Boa viagem

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Vídeos

Aguarde..