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Manutenção preventiva de caminhões: saiba o que as montadoras oferecem e evite prejuízos

Por Graziela Potenza em 17/04/2024 às 19:58
Manutenção preventiva de caminhões: saiba o que as montadoras oferecem e evite prejuízos

A manutenção preventiva é essencial para garantir a durabilidade e a confiabilidade dos caminhões, impactando diretamente na segurança nas estradas e na economia operacional. Descubra como as principais montadoras abordam essa prática vital.

Vital para o dinamismo da economia e essencial para o progresso de variados setores industriais, os caminhões desempenham um papel crucial no transporte de cargas, sustentando enormes demandas e vencendo vastas distâncias nas vias nacionais e internacionais. Esses colossos do asfalto encaram inúmeros desafios diários, desde condições adversas de clima até a exigência de prazos apertados. Assim, mais do que uma simples medida de precaução, a manutenção preventiva se revela indispensável para assegurar a operação contínua, segura e eficaz dessas máquinas, sendo um pilar para sua durabilidade e confiabilidade.

A manutenção preventiva de caminhões vai além da simples troca de óleo ou revisão dos freios; trata-se de um conjunto abrangente de procedimentos que visam assegurar a integridade mecânica e estrutural do veículo, prevenir falhas inesperadas e prolongar sua vida útil. Com a implementação regular dessas práticas, é possível não só evitar avarias e acidentes mas também economizar em custos operacionais e contribuir para um trânsito mais seguro. Para elaborar essa matéria consultamos as principais montadoras de caminhões. Vamos conferir:   

DAF

A DAF prioriza intensamente a manutenção preventiva, reconhecendo que caminhões e outros veículos rodoviários possuem componentes sujeitos a desgaste natural com o uso.

“Existe um grupo específico de peças nos veículos que, devido à sua menor vida útil, demandam atenção especial para substituição em intervalos recomendados, prevenindo problemas futuros. Evitar falhas inesperadas é fundamental, pois tais imprevistos podem causar transtornos significativos, impactando a operação dos clientes ao reduzir a disponibilidade do veículo”, explica Adcley Souza, diretor de Serviços as Cliente da DAF Caminhões Brasil.

Por isso, a DAF oferece contratos de manutenção que visam maximizar a operacionalidade do veículo. Segundo o executivo da DAF, “elementos vitais, como o motor, podem se beneficiar significativamente de cuidados preventivos, incluindo a troca adequada de óleo e filtros, prolongando a vida útil dos componentes. Essa atenção se estende a várias partes, como o motor, caixa de câmbio, eixos traseiro e dianteiro, suspensão e sistema de direção, garantindo a manutenção preventiva de componentes cruciais para o movimento e eficiência do caminhão, respeitando um cronograma de manutenção que antecipa e previne desgastes”.  

Adcley Souza continua dando um exemplo, “a norma Euro 6 introduz uma exigência substancial em comparação à Euro 5: além de testar veículos novos, zero quilômetro, ela requer que os fabricantes assegurem que estes veículos mantenham o mesmo padrão de emissões ao longo de sua vida útil. Isso significa que um veículo deve manter seu nível de emissões equivalente ao de um novo, o que só é possível através de manutenções rigorosas e, em especial, preventivas. Assim, o veículo preserva sua performance ambiental como se estivesse novo”.

“Além disso, a manutenção preventiva prolonga a vida útil de diversos componentes do veículo. No contexto atual, onde motoristas qualificados estão se tornando cada vez mais raros, é vital valorizarmos tanto os motoristas quanto os mecânicos. Uma estratégia eficaz para reter motoristas envolve integrá-los plenamente à jornada operacional do veículo. Eles não só dirigem, mas também desempenham um papel crucial na manutenção, apoiados por tecnologias avançadas como computadores de bordo e painéis informativos. O motorista, atento a qualquer anormalidade, como ruídos ou alertas no painel, é essencial para o monitoramento contínuo e a manutenção do veículo, garantindo tanto a segurança quanto a eficiência nas viagens.  Percebo que muitos clientes têm preocupações com o custo da manutenção, considerando que a operação de transporte é bastante sensível ao equilíbrio de despesas. Fatores como o custo de operação, seguro, combustível e pneus, por exemplo, são significativos e demandam atenção constante dos transportadores, que estão sempre calculando os custos. A manutenção, apesar de ser mais um item na lista de despesas, justifica-se plenamente pela prevenção de problemas futuros. Embora represente um custo adicional, é relativamente menor em comparação com os possíveis prejuízos e inconvenientes que podem surgir posteriormente.”

De acordo com Adcley Souza investir em manutenção preventiva traz benefícios tangíveis a longo prazo, como maior disponibilidade do veículo e a segurança de que as cargas serão entregues sem imprevistos. Um caminhão bem mantido é também mais econômico em termos de consumo de combustível, o que pode compensar o investimento inicial em manutenção preventiva. Além disso, uma manutenção adequada, especialmente na suspensão, pode resultar em economias significativas em pneus, prolongando a vida útil desses componentes e otimizando ainda mais os custos operacionais, por exemplo.

IVECO

A manutenção preventiva se caracteriza por antecipar possíveis problemas por meio de revisões periódicas em itens de segurança, como o sistema de freios, e pela troca de óleo, fluídos e filtros dos caminhões. A manutenção reativa é quando o problema já aconteceu e a única ação possível é o reparo do dano.

“É essencial que o transportador e o motorista programem a realização da manutenção preventiva para evitar que o caminhão fique parado por alguma falha mecânica ou elétrica, por exemplo, que pode afetar os sistemas de luzes ou de freios do caminhão. Além disso, um planejamento correto melhora a disponibilidade do caminhão, evitando paradas desnecessárias e mantendo o veículo sempre rodando”, diz Daniel Moreira, head de Vendas de Serviços da Iveco.

“Destaco aqui o motor, que requer manutenção periódica de óleo e filtro, e o sistema de freios, que necessita de cuidados com relação à vida útil das pastilhas e do disco. É muito importante seguir todas as recomendações do Manual do veículo. O principal ponto da manutenção preventiva com relação à redução de acidentes é o sistema de freios. Como destaquei em respostas anteriores, a manutenção dos freios do caminhão é simples e deve ser realizada de acordo com os prazos descritos no manual do caminhão para a troca de pastilhas, discos e fluído”, diz.

Segundo Daniel Moreira , “o impacto financeiro é significativo quando um caminhão não passa por manutenção preventiva. Um bom exemplo disso é quando o motor está rodando com óleo vencido e isso aumenta o consumo de combustível, o que acarreta mais custos para a operação. Eu diria que o ponto mais importante é quando o caminhão fica parado por algum imprevisto. Nesse caso, a Transportadora perde dinheiro e tem que enfrentar custos adicionais para poder cumprir os seus compromissos com os seus clientes”.

“A Iveco tem diversos exemplos de transportadoras que obtiveram uma significativa melhora na performance da frota por conta da realização periódica de manutenções preventivas. Quanto ao motorista, motoristas são peça chave nesse processo de manter o caminhão rodando por mais tempo sem interrupções causadas pela falta de manutenção preventiva. É o motorista que conhece como ninguém o comportamento do caminhão e sabe que um caminhão com manutenção em dia é fundamental para a rentabilidade da operação”, comenta.

Conforme Daniel Moreira, o ideal é seguir as manutenções previstas nos manuais dos caminhões e também fazer uso dos planos de manutenção, que têm como objetivo facilitar a vida do transportador com manutenções previamente programadas. Na Iveco’, temos um amplo portfólio de planos de manutenção com foco nas especificidades de cada cliente. São sete tipos de planos de manutenção que comtemplam, cada um com o seu pacote específico, os seguintes serviços:

  • MANUTENÇÃO: Troca de óleo e Filtro do Motor. Mão de obra inclusa;
  • REVISÕES GERAIS: Todas as Revisões conforme Manual de Uso e Manutenção do Veículo;
  • TREM DE FORÇA: Corretiva do Motor, sistema de injeção, caixa de câmbio e eixo de transmissão;
  • ITENS DE DESGASTE: Embreagem, discos e pastilhas de freios, tambores e juntas;
  • SISTEMA ELÉTRICO: Exceto lâmpadas, baterias e demais exclusões conforme as Condições Gerais;
  • ASSISTÊNCIA 24 HORAS: Serviço de assistência para reparações contra imprevistos, com guincho e socorro mecânico;
  • PROCEDÊNCIA: Certificado de procedência, que aumenta o valor na revenda do veículo.

MERCEDES-BENZ

“A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 5462/1994 trata da confiabilidade e da manutenibilidade de equipamentos em geral. Sendo assim, a manutenção preventiva em caminhões é um processo que visa detectar, prever e reduzir custos operacionais. Já a manutenção corretiva acontece quando já houve o problema. Aqui, o trabalho é mais pesado, uma vez que será necessária a substituição de peças para realizar o reparo. Nessa categoria, a despesa é maior e causa prejuízo para as operações da transportadora, visto que o caminhão ficará mais tempo parado para a manutenção”, explica Silvio Renan Souza, diretor de Peças & Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.

Para a Mercedes-Benz a manutenção preventiva é crucial para a segurança e eficiência operacional de caminhões. Um exemplo dado por Silvio Renan é a seguinte situação: uma empresa contrata a sua transportadora para o frete de determinado produto. Diante disso, você informa o prazo para a empresa repassar ao seu cliente. Porém, no meio do percurso acontece alguma situação na qual o motorista é forçado a parar por problemas de falta de manutenção. Esse tipo de situação acontece com muita frequência quando a empresa não tem um plano de manutenção preventiva bem definido e em prática. Além dos prejuízos e insatisfação do cliente, a transportadora ainda terá gastos significativos com a troca de peças e conserto, que poderiam ser evitados. Diante disso, a manutenção preventiva é extremamente importante para garantir a segurança de motoristas e passageiros, dos outros usuários da estrada, assim como, a redução de gastos inesperados.

Segundo Silvio Renan é importante avaliar no momento da manutenção preventiva o óleo de motor: Como os caminhões ficam por longos períodos nas estradas, é extremamente importante que o óleo do motor esteja no topo da lista de verificações, visto que a falta de óleo pode fundir o motor; lubrificantes e fluidos — outro item que não pode faltar na manutenção preventiva é a conferência dos lubrificantes e fluidos. O ideal é que a pessoa que vá fazer a manutenção observe se há vazamentos, por exemplo; tanque de combustível — assim como os demais, esse é outro detalhe que não pode passar batido. Afinal, alguns problemas que acontecem no motor são irreversíveis; suspensão e pneus — o plano de manutenção preventiva precisa ter a avaliação da suspensão e dos pneus. Isso porque esse conjunto é responsável pela estabilidade do caminhão; e sistema elétrico — esse é um ponto que também merece atenção especial. Observe se há problemas elétricos ao ligar o veículo, como falhas no alternador e demais componentes.

Outro ponto lembrado pelo executivo da Mercedes-Benz é que a manutenção preventiva contribui significativamente para a redução de acidentes envolvendo caminhões porque você está se antecipando à manutenção do seu veículo, pois durante a manutenção preventiva os técnicos inspecionam minuciosamente o veículo em busca de qualquer problema potencial. Além disso, quando a transportadora passa a fazer a manutenção preventiva, os veículos podem ser usados por mais tempo com a mesma performance. Uma vez que a manutenção preventiva esteja em dia, as paradas são menores e há menos probabilidade do caminhão sofrer falhas inesperadas durante o transporte de cargas.

“Ela pode levar a economias a longo prazo de várias maneiras: redução de custos — os gastos com manutenção corretiva são maiores que os custos com a manutenção preventiva; maior vida útil dos caminhões — quando a transportadora passa a fazer a manutenção preventiva, os veículos podem ser usados por mais tempo com a mesma performance; economia de combustível — com a revisão em dia o motor tem mais desempenho e eficiência, trazendo a economia de combustível. Esse, inclusive, é um dos maiores desafios das transportadoras; e menos paradas na estrada — uma vez que a manutenção preventiva esteja em dia, as paradas são menores, contribuindo para a segurança de quem dirige”.

Silvio Renan enfatiza que no Brasil existem leis e regulamentos específicos que exigem a manutenção preventiva de caminhões. As principais regulamentações que abordam esse assunto são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgãos responsáveis pela regulamentação do trânsito e dos veículos no país.

Quanto ao papel do motorista quanto à manutenção preventiva, “os motoristas de caminhão reconhecem que um veículo que realiza a manutenção preventiva é mais seguro para dirigir. Eles entendem que a manutenção preventiva adequada pode ajudar a garantir que a carga seja entregue com segurança e sem danos, evitando atrasos e prejuízos para eles e para seus empregadores. Também reconhecem que isso pode ajudar a evitar quebras inesperadas e tempo de inatividade não planejado. E mais: reconhecem que investir na manutenção regular pode ajudar a evitar custos muito maiores associados a reparos de emergência ou substituição de peças danificadas. Os motoristas desempenham um papel essencial na manutenção preventiva dos caminhões, pois ajudam a identificar problemas, comunicar questões de manutenção, realizar inspeções básicas e manter registros precisos. Sua diligência e colaboração são fundamentais para garantir que os veículos estejam em boas condições de funcionamento e seguros para a estrada”.

SCANIA

“A manutenção preventiva atua de forma a prevenir que paradas não planejadas ocorram. Esta é a diferença para a manutenção reativa. A reativa tem uma característica de reparo após o acontecimento de uma falha, em que muitas vezes pode deixar o caminhão indisponível na beira da estrada, parado, correndo até mesmo riscos para a segurança do motorista ou da carga. Então, a preventiva antevê a possíveis falhas em que componentes serão substituídos de forma a evitar que tais problemas ocorram. Sempre tomando como base a recomendação técnica do fabricante para a obtenção da melhor disponibilidade do caminhão para o cliente. A manutenção preventiva é crucial porque ela prevê quais componentes poderão falhar. E, por isso, a intervenção antes do acontecimento do problema garante que o caminhão vá rodar com as características similares às da originalidade da saída da linha de montagem. Trago um exemplo. Para o aspecto ligado à segurança, a checagem e correta substituição dos componentes de freios garante que este sistema funcionará durante a vida normal e operação de um veículo, evitando que acidentes aconteçam. Um fator contrário se dá quando um proprietário não confere o sistema de freios regularmente, o que poderá ocasionar um acidente quando há um desgaste acentuado das lonas de freio do caminhão. Nesse caso,  durante uma situação de emergência, ou numa descida de serra, este veículo terá chance de ter uma falha na frenagem causando um acidente. Em relação a eficiência operacional, posso trazer outro exemplo. O sistema de filtros de combustível. O proprietário de um veículo que troque apenas de forma reativa o filtro de combustível, possivelmente verá que seu caminhão perderá potência. Fruto do entupimento dos filtros. Essa tal restrição ao sistema de filtragem acarreta duas consequências. A primeira é a possibilidade da própria parada do veículo. A segunda, que poderá ocorrer de forma mais prematura, é o aumento do consumo de combustível. Justamente porque haverá um esforço adicional do veículo para poder continuar rodando. Algo bem similar poderá ocorrer no sistema de filtragem de ar. Um filtro de ar entupido ou com alta restrição, especialmente de elevada concentração de poeira, causará alta no consumo de combustível e também perda de potência. Em razão disso, a correta manutenção preventiva, seguindo os padrões informados pela fabricante, é o que garante a eficiência operacional dos caminhões e sua máxima segurança no trajeto, em qualquer perfil de transporte”, diz Alex Barucco, gerente de Portfólio de Serviços e Conectividade da Scania Operações Comerciais Brasil.

Segundo o executivo da Scania a manutenção preventiva segue os padrões informados pela fabricante. Os parâmetros mais comuns são as trocas de óleo (motor, caixa de câmbio e diferencial traseiro), e caso o veículo conte com o sistema de frenagem auxiliar, o Scania Retarder, terá a substituição de seus lubrificantes. Os filtros também entram nesta lista mais básica. Os filtros de ar, de combustível, do sistema do secador do ar comprimido, aquele responsável por alimentar todos os circuitos pneumáticos do caminhão, como por exemplo os sistemas de freios e de suspensão. A lubrificação do chassi também é um componente importante, para que todas as partes móveis estejam devidamente lubrificadas para garantir o correto funcionamento durante a vida do produto. Ainda é conferido o nível do líquido de arrefecimento dos veículos. A concentração do etilenoglicol, muito conhecido apenas como glicol, no líquido de arrefecimento, também é checado nas manutenções preventivas. A rede Scania realiza um checklist visual feito por um técnico especializado, que terá a missão de conferir se algum problema ocorreu durante as viagens. A checagem tem outro objetivo: alertar o proprietário sobre possíveis manutenções que serão necessárias e que poderão ser incluídas numa próxima programação de revisão preventiva. Um exemplo é a correia, que faz a distribuição dos movimentos para a bomba de água, alternador, circuito de ar condicionado, dentre outros itens, e que garante o correto funcionamento do veículo. 

“A manutenção preventiva contribui diretamente para a redução de acidentes envolvendo caminhões. Isso se dá porque o plano sugerido pela fábrica, ou pelos fabricantes, recomenda a inspeção e até substituição de componentes críticos antes que eles falhem, antes que ocorra algum problema. A exemplo no sistema de freios. Um sistema de freios bem mantido garante que o veículo sempre terá seus freios funcionando corretamente. Principalmente em caso de emergências ou numa descida de serra, em que o sistema é demandado de forma mais intensa. Da mesma forma, outros componentes como do motor, caixa de câmbio, eixos e a lubrificação em geral do veículo também garante que as peças terão sua durabilidade ampliada; e que quebras prematuras não vão acontecer. Imagine um componente do eixo traseiro, que por falta de manutenção, apresentou uma quebra em movimento do veículo. Isso pode ocasionar um grave acidente. Portanto, a manutenção preventiva, que garante aos componentes um funcionamento correto, contribui na redução de acidentes ocasionados por quebras não planejadas pela falta de manutenção”, explica gerente de Portfólio de Serviços e Conectividade da Scania Operações Comerciais Brasil.

Outro ponto lembrado pelo executivo da Scania é que a manutenção preventiva representa um impacto financeiro. É um custo para o transportador. E é por isso que a Scania investe em soluções para reduzir esse custo, para que ele seja minimizado e distribuído ao longo do tempo. Por isso, nós temos os planos de manutenção, hoje representados pela solução Scania Pro, lançada no primeiro semestre de 2023. Com o Scania Pro, o cliente ou o transportador pode se beneficiar da utilização da tecnologia com os planos de manutenção flexíveis. Dessa forma, o custo será reduzido proveniente de intervalos entre trocas de óleo, ou intervalos entre revisões, prolongados por meio da supervisão da tecnologia, que interpreta a forma que o veículo vem sendo operado e beneficia aqueles que têm uma boa operação, em que o motorista desempenha um bom trabalho, fazendo com que esses custos sejam diluídos ao longo do tempo. Em resumo, a Scania tem uma solução de serviços em que o impacto financeiro da manutenção é reduzido. Além disso, os ganhos com a manutenção preventiva se refletem na maior durabilidade do veículo, na maior disponibilidade, do cumprimento de prazos de entrega de mercadorias e afastando riscos de problemas ligados à falta de segurança, acidentes ou paradas não planejadas.

De acordo Alex Barucco, com manutenção preventiva pode levar a uma economia a longo prazo primeiramente pelo desempenho do veículo. A manutenção preventiva realizada da forma adequada, e dentro dos requisitos recomendados pelo fabricante, proporciona o máximo desempenho do caminhão, traduzindo em redução de consumo de combustível, em uma boa disponibilidade da frota ao transportador e permitindo que o veículo se mantenha sempre rodando. E, ao longo do ciclo de vida do caminhão, no momento, por exemplo, da venda do bem, isso representa uma melhor liquidez no investimento e uma possibilidade de boa venda para um segundo proprietário, pelo alto valor de revenda do produto Scania e graças aos históricos de revisões e de manutenções preventivas, principalmente, quando são realizadas na rede de concessionárias da marca. São fatores que garantem mais segurança ao transportador para que ele possa realizar uma venda com mais tranquilidade. Tal liquidez e tal valor de revenda do caminhão, são contribuições virtuosas para a economia total da operação a longo prazo.

“Os motoristas percebem a importância na manutenção preventiva dos seus caminhões justamente porque são eles os responsáveis por realizar as entregas das cargas que estão transportando. Naturalmente, os motoristas querem sair do ponto de origem até seu destino no menor tempo possível, sem inconvenientes pelo caminho, sem quebras, sem falhas, fazendo com que a operação transcorra da melhor forma possível. A manutenção preventiva é chave para que esse processo todo aconteça. Por isso, os condutores entendem que a manutenção preventiva realizada da forma adequada, seguindo as recomendações dos fabricantes, é o que garante que tal processo de transporte funcione corretamente. Os motoristas possuem um papel muito importante na manutenção preventiva dos caminhões, principalmente, nos casos em que os clientes utilizam soluções como os contratos de manutenção com planos flexíveis. Neste caso, o papel do motorista afeta bastante a disponibilidade dos veículos, os custos de manutenção e também o próprio gasto com combustível. Ou seja, os motoristas que apresentam o melhor estilo de condução e que geram uma redução no consumo de combustível, fazem com que os planos sejam automaticamente ajustados, beneficiando a disponibilidade dos veículos com o prolongamento do intervalo entre paradas para revisões. O custo da revisão é reduzido por conta de uma cobrança que chamamos de faixa dinâmica de preços para os contratos de manutenção, Scania Pro, e também colaboram diretamente no próprio custo com o combustível. Ademais, os veículos que são melhores conduzidos evidenciam um nível de desgaste muito inferior se comparados a um caminhão não tão bem dirigido. Ou seja, componentes de sistemas de freios, embreagem, entre outros, demonstram um nível de desgaste menor, portanto, levando a uma vida útil maior, o que também acaba colaborando nas manutenções que são consideradas como corretivas para aqueles componentes que se desgastam ao longo da vida do veículo. Por tudo isso, o papel do motorista é chave no tema da manutenção dos caminhões”, diz.

VWCO
“As diretrizes de manutenção preventiva estabelecida pela fábrica asseguram a confiabilidade, segurança, equilíbrio no custo operacional e durabilidade do caminhão. Faz parte desta manutenção troca de lubrificantes, fluidos, filtros e itens de desgaste normal pelo uso. A manutenção reativa (ou corretiva) normalmente ocorre quando um componente apresentou falha inesperada e pode ser resultado de inúmeros fatores como por exemplo acidente, erro operacional, fim da vida útil do componente, sobrecarga, manutenção preventiva mal executada, condições do pavimento onde o veículo trafega, equipamentos ou implementos instalados sem os parâmetros definidos pela fábrica, uso de peças não genuínas ou de qualidade duvidosa, reparação executada por técnicos não treinados ou com ferramentas inadequadas, etc.”, explica Luciano Garcia, gerente de Pós-vendas da VWCO.

O executivo da VWCO continua: todo equipamento sem exceção sofre desgaste pelo uso; assegurar o cumprimento dos intervalos de manutenção preventiva significa garantir que as peças que se desgastam sejam inspecionadas e substituídas ou reparadas antes que hajam quebras não previstas. A quebra não prevista com o veículo em uso pode resultar em inúmeras ocorrências como exemplo, prejuízos financeiros direto ou indireto, descumprimento de normas de emissões com consequências desastrosas para o meio ambiente, ou pior ainda, colocar em risco vidas humanas.

Os equipamentos que requerem mais manutenção são lubrificantes, filtros, fluidos, correias, componentes do sistema injeção de combustível, do sistema de pós-tratamento arla 32, sistema de frenagem, embreagem estão entre os mais usuais. Com a tecnologia Euro 6, alguns itens foram adicionados; exemplo: a substituição do filtro particulado do sistema de pós-tratamento de gases, diz Luciano Garcia.

Segundo Luciano Garcia, a manutenção preventiva reduz consideravelmente a possibilidade de que a máquina seja a causa raiz de um acidente grave. Um acidente pode ser causado por inúmeras variáveis e o usuário/proprietário do caminhão não deve pensar somente em itens como freio, por exemplo. Um caminhão que para na rodovia, por falha resultante de falta de manutenção no sistema de injeção de combustível, pode também resultar em acidente. Por isso é importante seguir à risca as recomendações/check-list de manutenção do fabricante.

 “A manutenção preventiva não executada dentro dos padrões de intervalo e inspeção recomendado pela fábrica certamente aumentará os custos operacionais e resultarão em um efeito dominó imprevisível de quebras. E os custos diretos ou indiretos aumentam substancialmente e acabam provocando a necessidade de substituição do equipamento (ponto ideal de troca) muito antes do previsto.”

 A VWCO procura apoiar o empresário através de contratos de manutenção VolksTotal. Há um pacote disponível focado na manutenção preventiva e o resultado real para o cliente que o adquire é previsibilidade dos custos operacionais, aumento da disponibilidade e maior valor de revenda entre outros benefícios.

O executivo da VWCO lembra que a iniciativa ESG e a necessidade de proteção ao meio-ambiente fazendo frente ao impacto do aquecimento global estão desencadeando leis de emissões extremamente rígidas. Este ano todas as montadoras de veículos pesados estão obrigadas a apresentar à CETESB veículos que trabalham em rotas normais pertencentes a clientes para averiguação, medição e aprovação do atendimento à legislação de emissões. Esta norma é chamada ISC-In Service Conformity e é uma novidade no Brasil. Veículos que não tem a manutenção regular estritamente em dia, com certeza não tem condições de garantir emissões após uma determinada quilometragem acumulada. Se esta exigência não for atendida pela montadora, ela ficará impedida de comercializar o modelo testado. “O enquadramento ao atendimento das exigências relacionadas às iniciativas ESG-Ambiental, Social, Governança tem impactado na sustentabilidade das empresas. A VWCO tem apoiado a adoção de boas práticas e programas específicos de manutenção preventiva por exemplo, em empresas que utilizam caminhões vocacionais que trabalham com logística de alimentos, bebidas, serviços públicos, construção civil e transportes em geral, e também promovido já há décadas a incorporação da cobertura gratuita da mão-de-obra para as três primeiras intervenções de manutenção preventiva do portfólio que comercializa.”  

Segundo Luciano Garcia a maioria dos motoristas que acumulam experiência de longo prazo conhecem muito bem a importância da manutenção e já tem o hábito por exemplo de checar o nível de óleo do motor ou nível do fluído do sistema de arrefecimento. Nos projetos mais novos, considerando o fator humano de inexperiência ou falta de atenção, o próprio equipamento procura monitorar e dar o alerta para eventual necessidade de atenção a algum item específico. “O engajamento do motorista na exigência do cumprimento da manutenção preventiva é muito relevante, pois apesar de toda a tecnologia voltada para alertas e proteções, é ele quem está manuseando a máquina e endossa a necessidade do cumprimento dos cuidados com o veículo”.

Quantas as tendências, Luciano Garcia diz:

“Há sem dúvida um incremento substancial de tecnologia voltada para a prevenção e monitoramento que ajudam a análise crítica ou a interpretação humana quanto a necessidade de manutenção. No entanto, temos que considerar também que estes componentes estão sujeitos a danos por acidente ou mesmo falhas como resultado da severidade de operação do veículo. São componentes que exigirão mão-de-obra especializada, com ferramentas de diagnóstico e treinamento à altura”.

Quando perguntado: Que conselhos você daria para empresas de transporte e motoristas de caminhão sobre manutenção preventiva? A resposta foi treinamento e atualização constante. Doses cavalares de tecnologia estão sendo incorporadas aos veículos ano após ano e a transferência de know-how em todos os níveis não está avançando na mesma velocidade. Há diferença de tecnologia embarcada entre o caminhão que atende a norma de emissões Proconve P7 (Euro 5) e o P8 (Euro 6) que provocam inclusive comportamentos dinâmicos ativos e passivos que podem ser considerados como um problema do produto pelo usuário que não foi treinado. Um bom exemplo é o processo de regeneração que o veículo P8 promove automaticamente em determinadas situações quando o filtro de particulado do sistema de pós-tratamento (escapamento) começa a dar sinais de entupimento por fuligem.

VOLVO

“A manutenção preventiva é aquela que usa todos os recursos e ações para antecipar a resolução de eventuais problemas e evitar paradas não planejadas. Já a corretiva é para corrigir um problema que já ocorreu com o veículo.A manutenção preventiva é um dos itens mais importantes na operação de transporte ajuda na melhoria da eficiência operacional dos veículos. Bem planejada e feita por profissionais da Rede de Concessionárias, contribui para a redução de gastos pois evita reparos mais complexos e de alto valor. A manutenção preventiva proporciona também mais segurança para o motorista e para os demais usuários das estradas, pois um veículo com a manutenção em dia, feita por técnicos capacitados e com peças genuínas é muito mais seguro”, explica Felipe Battistella, gerente Comercial de Pós-venda da Volvo. 

O executivo da Volvo enfatiza que os principais componentes de um caminhão que requerem manutenção preventiva regular são: Sistema de freios (fluídos, pastilhas e lonas); lubrificação; filtros; sistema de arrefecimento; pneus; alinhamento e balanceamento; e sistema elétrico e bateria.

“Um caminhão com a manutenção adequada e feita na hora certa, com profissionais treinados faz com que componentes sofram menor desgaste, durem mais, evitando quebras inesperadas. Portanto, o veículo terá maior e melhor valor de revenda. Os benefícios na redução de custo operacional são grandes. A maior durabilidade e consequente vida útil dos componentes evitará quebras inesperadas e consequentemente mais caras. Situações como essa podem levar o veículo a ficar dias parados e portanto, sem faturamento, gerando um impacto muito alto na rentabilidade e caixa da empresa. Além desses fatores, no longo prazo o veículo também terá menor disponibilidade e certamente um valor de revenda menor. São inúmeros os exemplos de transportadoras e frotistas que estão melhorando a manutenção de seus veículos com a manutenção preventiva. Como afirmamos antes, oito de cada dez veículos Volvo produzidos já saem da linha com Planos de Serviço, ajudando a manter esse planejamento de forma mais assertiva e eficiente”, lembra o executivo da Volvo.

Felipe Battistella continua: Os motoristas são grandes incentivadores da manutenção preventiva, uma vez que ela contribui para manter e aumentar a sua produtividade e, consequentemente, pode contribuir com o aumento de sua remuneração. Caminhões com a manutenção em dia dão mais segurança e conforto no dia a dia nas estradas. Os motoristas são muito importantes, porque conhecem profundamente o comportamento e o desempenho do veículo em sua jornada diária.

Felipe Battistella, gerente Comercial de Pós-venda da Volvo dá o seguinte conselho: “Basicamente, que continuem e ampliem as ações internas e externas para fortalecer o trabalho de manutenção preventiva. São muitos os benefícios: transforma custos variáveis em custos fixos; evita paradas não planejadas; evita gastos com manutenção corretiva; aumenta a qualidade dos serviços e resulta num atendimento melhor aos corretiva; aumenta a qualidade dos serviços e resulta num atendimento melhor aos clientes; aumenta a segurança do veículo.”

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Fotos: Divulgação

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