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Na Dinamarca, os pedágios de caminhões estão relacionados ao nível de emissão de CO2

Por Equipe RC em 04/07/2022 às 13:44
Na Dinamarca, os pedágios de caminhões estão relacionados ao nível de emissão de CO2

No início de 2025, os pedágios de caminhões na Dinamarca variam de acordo com a quantidade de CO2 que um veículo emite. O governo dinamarquês declarou que o acordo é mais um passo no caminho para alcançar sua meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 70% até 2030.

Em nota, o Ministério dos Transportes dinamarquês confirmou que a mudança acontecerá a partir de 2025. Acredita-se que a data de 2025 dará aos transportadores e empresas o tempo necessário para se adaptarem. Estima-se que o plano de pedágio de caminhões poderia reduzir as emissões de CO2 em até 0,3 milhões de toneladas em 2025 e 0,4 milhão de toneladas em 2030.

Analisando o acordo, que foi votado pelos parlamentares dinamarqueses, Jeppe Bruus, ministro da Tributação da Dinamarca, falou: "Devemos ter mais caminhões verdes em estradas dinamarquesas que emitem menos CO2 em benefício do nosso clima e meio ambiente. Portanto, é absolutamente necessário que reorganizemos nossos impostos para que o poluidor pague mais. Portanto, estou bem satisfeito com o acordo de hoje sobre um pedágio de quilômetros para caminhões, o que garante que, no futuro, os pedágios devem ser pagos dependendo da quantidade de CO2 que o caminhão emite e até onde você dirige."

O Ministério dos Transportes dinamarquês acrescentou que seu imposto baseado em quilômetros significa que os custos que o tráfego de caminhões implica na maneira de acidentes, ruídos, poluição do ar e contribuições para o congestionamento, serão cobertos em maior grau do que hoje.

O imposto acima mencionado será aplicado a partir de 1º de janeiro de 2025, quando a Dinamarca também se retirará de seu imposto rodoviário baseado em períodos existente para caminhões (Eurovignette). Além disso, o acordo inclui uma emenda às regras sobre o peso e as dimensões dos caminhões, bem como iniciativas para impulsionar o frete ferroviário no país.

Fonte e foto: TransInfo

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