09 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Scania amplia fábrica de motores e começa testes com seu caminhão elétrico no Brasil

Por Equipe RC em 04/07/2022 às 10:30
Scania amplia fábrica de motores e começa testes com seu caminhão elétrico no Brasil

Não é à toa que a Scania escreve sua história de um modo sólido no Brasil. Ao comemorar seus 65 anos, a montadora anuncia mais novidades para o mercado nacional. Dessa vez é a ampliação das atividades da unidade fabril, localizada em São Bernardo do Campo (SP) e o começo de testes com veículos comerciais 100% elétricos no país.

O processo de expansão da fábrica de motores da Scania, iniciado há cerca de três anos em São Bernardo do Campo (SP), tem previsão de terminar no mês de outubro. Nesta unidade serão fabricados motores Euro 6 para atender as demandas no Brasil e, também, as das exportações.

Assim, esse parque industrial de motores ampliado se tornará estratégico para a Scania no que tange às exigências da norma de emissões Proconve P8 e, sobretudo, no que diz respeito ao Grupo Traton, na qual é subsidiária. Será a montadora o braço de desenvolvimento de powertrain do grupo, sendo responsável pelo fornecimento de motores às demais marcas, como MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Navistar. "Vamos fornecer motores às demais marcas no momento certo. A sinergia do grupo está no hardware, com a Scania desempenhando papel de fabricante e desenvolvedora de soluções. O software será adaptado de acordo com a demanda de cada marca", explica Christopher Podgorski, presidente da Scania na América Latina.

Ainda segundo a montadora sueca, inicialmente os novos motores Euro 6 atenderão inicialmente os mercados de exportação. Já o mercado brasileiro passará a contar com os novos propulsores no próximo ano, enquanto as demais regiões da América Latina serão contempladas de maneira gradativa, conforme a estratégia de implementação da solução de cada mercado. Outro destaque é o novo centro de pesquisa e desenvolvimento.

Outra grande novidade que marca os 65 anos da Scania no Brasil é a presença de dois veículos elétricos na planta de São Bernardo do Campo, para testes. Um ônibus movido a bateria elétrica (BEV), que está sendo usado unicamente pela equipe de engenharia nacional e funciona como uma espécie de ônibus-escola. “O Brasil sempre foi um importante laboratório para nossos produtos. E o elétrico será uma grande oportunidade de aprendizagem para ajudar a adaptar esta tecnologia às condições da América Latina e ainda desenvolver competência dentro e fora da Scania”, conta Christopher. O ônibus protótipo passa por testes, ajustes e adaptações às condições climáticas severas e topografia brasileiras.

Um caminhão elétrico também será usado por equipes brasileiras para testes semelhantes. “Nossa jornada pela descarbonização passa por várias fases e enquanto algumas tecnologias já estão em circulação no Brasil, como o biometano, outras que já são realidade na Europa estão em fase de estudos e passam por testes por aqui. Completar 65 anos com uma performance tão arrojada em inovação e tecnologia é um orgulho para nós e queremos que seja um incentivo para os nossos colaboradores”, afirma Podgorski.  “Temos um objetivo claro que é o de ampliar o conhecimento sobre a eletrificação dos veículos pesados”, finaliza.

Foto: divulgação

 

Publicidade
Publicidade
Aguarde..