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Meritor comemora 65 anos de Brasil

Por Equipe RC em 19/07/2021 às 16:00
Meritor comemora 65 anos de Brasil

Líder do mercado de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais, a Meritor Brasil celebrou, no último dia 16 de julho, 65 anos de atuação no País. Em trajetória de sucesso, inovação e muita contribuição com tecnologias de vanguarda para a evolução do segmento, a companhia, em clima de festa, contabiliza um total de 8.700.065 de eixos produzidos, sendo 3.500.065 unidades dedicadas exclusivamente a veículos comerciais até o momento em seus dois polos industriais, localizados em Osasco (SP) e Resende (RJ).
 
A representatividade da empresa no País, 50% de participação em veículos comerciais acima de 6 toneladas, é fôlego para a Meritor Brasil mirar um futuro promissor e sustentável, promovendo um ambiente de grandes transformações para o setor. O primeiro trem de força elétrico 14xe, desenvolvido pela marca Blue Horizon, unidade de negócio dedicada a novas tecnologias para a mobilidade, começou a ser fabricado este mês.
 
“Por sermos uma empresa global e trabalharmos com as engenharias integradas, o 14xe, desenhado para equipar caminhões médios e pesados entre 9t e 26t de PBT nas configurações 4x2 e 6x2 e entre 26t e 40t de PBTC na configuração 6x4, já está em fase de prospecção no Brasil”, diz Adalberto Momi, vice-presidente da Meritor para América do Sul.
 
A Meritor ainda anuncia nesta celebração o início do desenvolvimento dos próximos produtos da Blue Horizon, os eixos elétricos 12Xe e 17Xe, cujos testes estão previstos para começar no início de 2022. O trem de força 12Xe será oferecido para caminhões entre 6t e 19t de PBT, de até 200kW de potência contínua nas configurações 6x2 ou 4x2. Já o Powertrain 17Xe irá equipar caminhões entre 26-44t de PBTC e fornecendo até 430kW de potência contínua nas configurações 6x2 ou 4x2.
 
O crescimento sustentável para a Meritor também é pautado pelo mindset de diversidade e inclusão, temas que se fortalecem com as ações que vêm sendo praticadas com a conscientização de diferentes grupos de pessoas para promover a motivação e o acolhimento de todo o ecossistema da empresa. A companhia, desde o ano passado, é signatária do Programa da ONU, Princípios de Empoderamento das Mulheres.
 
Para Nathalia Molina, diretora de Recursos Humanos, Jurídica e de Aftermarket da Meritor para América do Sul, “em nossa estratégia organizacional, as iniciativas de diversidade e inclusão, que contemplam também oferecer condições de equidade, colocam a Meritor no trilho para o futuro, como parte integrante dos seus processos para o impulsionar o crescimento e trazer mais inovação”.
 
Em cenário de grandes transformações para a indústria, a Meritor Brasil completa 65 anos com parceiros como Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), Iveco, Mercedes-Benz, DAF, Volvo e Agrale e grande responsabilidade ao oferecer aos caminhões, ônibus e veículos especiais uma ampla gama de produtos que transmite a força do motor da caixa de transmissão até as rodas. Entre simples, duplos e tandem, os eixos fabricados na planta de Osasco (SP) variam entre 6 e 125 t de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).


 
Com metade do mercado de eixos acima de 6 t e 60% de participação em veículos pesados, a produção da Meritor Brasil segue alinhada com o comportamento do mercado brasileiro de veículos comerciais. A fabricante prevê em 2021 um crescimento de 90,48% em relação ao ano passado, ou seja, de 63 mil eixos produzidos em 2020 para 120 mil eixos em 2021.
 
“Apesar de estarmos otimistas com a alta demanda e a fila de espera, após ano de retração por conta da pandemia, teremos de ser cautelosos com a cadeia de suprimentos, tanto local quanto internacional, já que competimos com outras regiões do mundo e precisamos compartilhar os volumes e preços das commodities que estão em alta”, diz Kleber Assanti, diretor de Vendas e Marketing da Meritor para América do Sul.
 
O planejamento estratégico, no entanto, fortalece o atendimento da Meritor Brasil às necessidades do complexo em que atua. Para Rafael Souza, diretor de Compras da empresa, “há um trabalho em andamento para evitar o desabastecimento; estamos antecipando os movimentos para gerarmos alternativas que são inclusive divididas com os nossos parceiros, com a ampliação dos canais e adesão de múltiplas fontes em toda a nossa cadeia”.
 
As duas últimas décadas para a Meritor Brasil foram marcadas pelo desenvolvimento de pessoas e melhorias contínuas nos processos da empresa. “Investimos no parque industrial, na modernização para elevar a capacidade de nossas instalações com implantação de processos de manufatura mais eficientes e robotizados, além da expansão e atualização do LEM, nosso Laboratório de Ensaios Mecânicos, tornando-o referência global”, comenta Alexandre Marien, diretor de Operações da Meritor para América do Sul.
 
Entre os marcos, a Meritor, no início dos anos 2000, implementou a tecnologia de desenvolvimento de produtos, focada no conceito power dense, que significa desenvolver componentes com menor peso, entregando tecnicamente as capacidades das aplicações dos clientes.  
 
Com isso, uma nova família de produtos foi desenvolvida e a tecnologia incorporada nos eixos 17x e 18x, juntamente com a utilização de um novo processo de solda a laser que eliminou o uso de fixadores na concepção do diferencial.  Essas inovações contribuíram para uma melhor eficiência dos veículos comerciais e resultaram em uma redução de consumo de combustível entre 2% e 3%.
 
Os desafios para as operações da Meritor Brasil em reduzir custos e elevar o valor agregado de seus produtos para contribuir com o sucesso dos seus parceiros foram o combustível para continuar inovando, desenvolvendo tecnologias de ponta aos eixos, além de novas soluções. A líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain completou o portfólio de diferenciais posteriores, com o lançamento do eixo tandem premium de até 125 toneladas, o MT-610.
 
Com redução nas extremidades e o diferencial nacional, o MT-610 é montado na versão de carcaça fundida e teve seu conteúdo local elevado, oferecendo benefícios, flexibilidade e mais competitividade aos clientes. Um novo par de coroa e pinhão com novo design e corte a seco foi desenvolvido, por meio de tecnologia de manufatura de última geração. Com isso, traz avanços significativos, como mais performance, durabilidade, carga transportada e melhorias na geração de ruídos.

Outro grande destaque da corporação, o MS-160 EVO é uma evolução do seu antecessor. O eixo traseiro de simples redução para aplicações de até 45 toneladas na versão solo e de 74 toneladas na versão tandem recebeu melhorias e está mais leve, mais robusto e com novo design envolvendo a integração de componentes, atendendo às necessidades do segmento de pesados na América do Sul.
 
O início de produção do MS-160 EVO está previsto para o segundo semestre deste ano e foi desenvolvido para trazer mais confiabilidade e desempenho às aplicações mais severas nas quais são utilizadas atualmente, como caminhões rodoviários, construção, coleta de lixo e nas aplicações de ônibus urbanos e rodoviários.

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