09 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Mercedes-Benz anuncia renovação na sua linha de caminhões para 2024; confira os modelos

Por Graziela Potenza em 31/01/2024 às 15:58
Mercedes-Benz anuncia renovação na sua linha de caminhões para 2024; confira os modelos

A Mercedes-Benz acaba de anunciar, durante um evento na sua fábrica de São Bernardo do Campo, importantes atualizações para sua linha de caminhões 2024. Um dos pontos altos é a modernização da Linha Atego 2024, que inclui caminhões médios e semipesados para transporte rodoviário e urbano, bem como extrapesados destinados a aplicações mais intensas, como construção civil, agropecuária e operações fora de estrada. A linha se destaca pela variedade em configurações de tração, abrangendo modelos 4x2, 6x2, 8x2, 6x4 e 8x4.

O grande destaque é o redesign da linha Atego, que agora exibe um visual contemporâneo, alinhado ao estilo dos extrapesados Actros para modelos rodoviários e urbanos, e seguindo a identidade visual do Arocs para as versões fora de estrada. Além disso, dois novos caminhões vocacionais foram introduzidos na linha 2024: o compactador de lixo Atego 1729 e o caminhão de bombeiros Atego 1733.

A empresa também revelou novidades em suas linhas de caminhões extrapesados, como o início das vendas do Actros 2553 6x2, equipado com um motor de 530 cavalos - o mais potente da marca no Brasil - e o Arocs 3353 S 6x4, uma versão cavalo mecânico também com motor de 530 cavalos.

Durante o evento, Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, enfatizou a importância dos novos Atego, Actros e Arocs, que já estão disponíveis nos concessionários. Ele também destacou que 2024 será um ano repleto de novidades, especialmente em eventos importantes como a Fenatran, IAA e LatBus. Puchert ressaltou o compromisso contínuo da empresa com o crescimento e desenvolvimento no Brasil, citando expectativas positivas para setores-chave da economia brasileira, como agronegócio, mineração, varejo e construção civil.

Além disso, 2024 será um ano marcante para a Mercedes-Benz do Brasil, com a celebração de dois recordes significativos: a produção de 2,5 milhões de caminhões e ônibus no país desde 1956 e a superação de mais de 530 mil unidades exportadas.

Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, acrescenta que 2024 marca também o 20º aniversário da linha Atego no Brasil, reforçando a longa trajetória de sucesso e inovação da marca no país.

Confira os modelos apresentados durante o evento:

Atego rodoviário e urbano

O Atego rodoviário e urbano chega ao mercado com uma frente mais moderna, identificada com a família Actros. Entre as novidades incluem-se novo defletor de ar com atualização aerodinâmica, novo spoiler frontal com farol de neblina opcional na versão rodoviária, grade frontal robusta com design do Actros e para-choque com acabamento termoplástico, que traz modernidade ao design e robustez da estrutura metálica tubular, mantendo a modularidade para simplificação de eventual manutenção. A otimização dos elementos, com design mais clean, também assegura maior robustez de fixação.

Os faróis modulares permitem substituição individual dos módulos trazendo menor custo de manutenção. Esses módulos são os mesmos aplicados aos caminhões da Linha Accelo, o que favorece a intercambiabilidade de peças e componentes, diminuindo o custo de manutenção.

Atego fora de estrada

O Atego para operações fora de estrada ganha um design mais robusto, seguindo a identidade dos extrapesados da Linha Arocs. Destaque para a nova grade, defletor de ar, para-choque com estrutura metálica tubular, faróis modulares com substituição individual dos módulos, elementos com design mais clean para maior robustez de fixação e protetores de faróis.

Vale destacar que o design robusto da versão off-road estará disponível como opcional para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais por meio do pacote robustez. A principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de entrada do veículo (até 5 graus), que facilicita a operação em ruas e estradas com buracos, lombadas e terra, oferecendo menos riscos de quebras e aumentando a disponibilidade do caminhão.

Atego 1729 compactador de lixo



Lançamento da Linha 2024, o novo caminhão semipesado Atego 1729, vocacional como compactador de lixo, tem capacidade para 17,1 ton de PBT (peso bruto total), podendo chegar a 24,1 ton de PBT com terceiro eixo instalado por empresas implementadoras do mercado.

O Atego 1729 oferece duas opções de distância entre eixos: 3.850 mm (para compactadores de até 15 m³) ou 4.800 mm (compactadores de até 19 m³).

Esse modelo Atego vem equipado com o consagrado motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros, compatível com a norma Proconve P8 (Euro 6), oferecendo potência de 286 cv e elevado torque de 1.100 Nm. Seu trem de força conta também com caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial. A tomada de força na traseira do motor é original Mercedes-Benz, com torque de 600 Nm, e sai de fábrica pronta para implementação, adequando-se à aplicação do veículo.

Este caminhão vocacional traz algumas novidades para atender as condições severas da aplicação de coleta de resíduos, como a nova suspensão dianteira de molas de três lâminas e suspensão traseira de molas curtas reforçadas, sem contra feixe no entre eixos de 3.850 mm para compactadores de até 15 m³ e com o contra feixe no entre eixos de 4.800 mm para compactadores de até 19 m³. O quadro sem emenda, atrás da cabina, assegura mais robustez e flexibilidade na implementação.

Entre as novidades do Atego 1729 compactador de lixo destacam-se ainda novo banco mais confortável para três acompanhantes e escape vertical mais longo. Essa versão vocacional apresenta para-choque dianteiro off-road que aumenta o ângulo de entrada do veículo, sendo mais resistente e menos suscetível a quebras.

Atego 1733 bombeiro



Com PBT de 17,1 ton e distância entre eixos de 4.800 mm, o novo Atego 1733 bombeiro vem equipado com o motor OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros. Este motor também atende ao Proconve P8 (Euro 6), oferecendo 321 cv de potência e 1.250 Nm de torque. Seu trem de força conta com caixa de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial.

A tomada de força para este caminhão vocacional é do modelo Mercedes-Benz NA 280 C/1,3 para bomba acoplada (opcional), com torque máximo de 600 Nm. Por meio do Centro de Customização da própria Empresa (CTC) é possível implementar tomada de força no cardan e na caixa de transferência.

A suspensão dianteira é composta por molas de três lâminas. A suspensão traseira conta com molas curtas reforçadas, sem contra feixe. O quadro sem emenda, atrás da cabina, assegura mais robustez e flexibilidade na implementação.

Entre os itens disponíveis para o Atego 1733 bombeiro incluem-se o novo banco para três acompanhantes, para-choque dianteiro off-road ou urbano, e caixa de baterias com tampa.

Atego 2024


Os caminhões Mercedes-Benz Atego são reconhecidos no transporte e logística pela força, robustez, resistência, tecnologia, reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto e segurança para o motorista. Já os modelos vocacionais, por sua vez, nascem com toda a evolução introduzida na linha Euro 6, como, por exemplo, os sistemas de freios ABS, ASR, ESP e ESS.

“Os caminhões médios, semipesados e extrapesados da Linha Atego se destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias, bem como nas operações fora de estrada”, ressalta Jefferson Ferrarez.



“Desta maneira, proporcionam um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas atividades de transporte, ganhando assim, cada vez mais, a aprovação de motoristas e frotistas”.

Consolidando um diferencial de mercado, a Linha Atego segue oferecendo quatro versões de cabinas para mais opções de escolha pelos clientes: Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo.

Também conforme a demanda do cliente, a Mercedes-Benz, por meio do CTC (Custom Tailored Center – Centro de Customização), oferece uma série de possibilidades para os veículos, com destaque para a suspensão pneumática que proporciona mais produtividade, conforto e robustez.

A Linha Atego 2024 tem mais novidade para o mercado. Com previsão de disponibilidade para os clientes neste primeiro trimestre, será oferecida uma preparação para tomadas de força no câmbio montadas por terceiros. Isso facilita a instalação, além de preservar e evitar retrabalhos no sistema eletroeletrônico do veículo.

Outros itens já disponíveis e conhecidos agregam mais conectividade para os caminhões Atego. Este é o caso da preparação para instalação de sistemas de rastreamento de outros fabricantes. A interface traduz os dados CAN internos do veículo no formato normalizado SAE J1939 e os transmite ao respectivo sistema.

Outra possibilidade é a interface da eletroeletrônica do implemento com o caminhão, o que evita retrabalhos nos chicotes originais do veículo, como, por exemplo, o sistema de iluminação da carroçaria.

Já o módulo PSM de 2ª geração, necessário para instalação de tomada de força com rotação variável, permite realizar funções mais complexas, como controle remoto da embreagem, bloqueio de arranque do motor, bloqueio de marcha ré, entre outros.

Actros 2553 6x2



A partir do próximo mês, a Mercedes-Benz dá início às vendas do caminhão extrapesado Actros 2553 6x2. Este cavalo mecânico para aplicações rodoviárias se destaca pelo motor OM 471 LA de 530 cv de potência a 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm a 1.100 rpm. Trata-se do mais potente da Mercedes-Benz no Brasil. Outro importante diferencial do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem e menores índices de ruído e vibração.

O novo modelo visa atender à legislação que autoriza semirreboques de 4 eixos com PBTC de até 58,5 toneladas, proporcionando mais produtividade e baixo custo para a operação.

Entre as novidades da Linha Actros 2024 estão também itens como para-lama tripartido, agora disponível para toda a série, tacógrafo 2.0 com dados básicos abertos, geladeira de série para todas as configurações com cabina TopSpace, 5ª roda reforçada trazendo mais robustez e pneus Michelin de série para os modelos Actros 2653 6x4 e 2553 6x2.

“Top de linha da marca, o Actros é um caminhão inteligente, eficiente, conectado e um dos mais seguros do Brasil”, diz Jefferson Ferrarez.

“A Linha 2024 se destaca por motores potentes e econômicos, com avançada tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz. Além disso, oferecem máxima performance, segurança incontestável, confiabilidade e disponibilidade, além de conforto, robustez e versatilidade. É por isso que sempre temos novos e muitos motivos para conquistar a confiança e a preferência dos clientes”.

O Actros é oferecido ao mercado em vários modelos e versões para o transporte rodoviário e também mix road, que circula com a mesma eficiência e ótimo desempenho tanto nas estradas como em vias não pavimentadas. Este caminhão é indicado para transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e várias outras aplicações.

Entre os recursos de segurança do Actros também estão disponíveis, como itens opcionais, freio auxiliar retarder e airbag para o motorista. O Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com a MirrorCam, disponível como opcional. Esse sistema de câmeras digitais traz mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística.

Na Agrishow de 2023, a Mercedes-Benz apresentou o Actros com Pacote Robustez, customizado pelo CTC, em que itens como o para-choque do Arocs no veículo aumenta o ângulo de entrada em até 4 graus, minizando eventuais quebras e paradas para manutenção, o que se traduz em aumento de produtividade do caminhão.

Cavalo mecânico Arocs 3353 S 6x4



A Linha Arocs de caminhões extrapesados para operações off-road ganha um novo membro. Chega ao mercado o Arocs 3353 S 6x4 com motor OM 471 LA de 530 cavalos. Este novo cavalo mecânico atende à Lei que autorizou a circulação de composições de até 91 ton de PBTC para o segmento canavieiro. O modelo apresenta um CMT de até 150 ton. Além da elevada potência, este Arocs se destaca pelo freio-motor de alta performance de 580 cv.

Outras novidades da Linha 2024: cabina leito para o cavalo mecânico Arocs 3351 S 6x4, elevando ainda mais o conforto do motorista e airbag opcional para mais segurança ao condutor. Com este modelo, a Mercedes-Benz fortelece o seu portfólio para os segmentos de cana-de-açucar e madeira.

A linha de caminhões extrapesados Arocs da Mercedes-Benz conquistou sucesso no Brasil como basculante 8x4 nas severas atividades fora de estrada da mineração. No ano passado, o elevado patamar de força, robustez e produtividade se estendeu a uma família de veículos off-road 6x4 nas versões plataforma, basculante e cavalo mecânico.

O Arocs oferece um amplo pacote de segurança: freio a tambor com acionamento pneumático, Top-Brake, ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas), EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem), ASR (Controle de Aderência em Aceleração), Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa), ESS (Luzes Traseiras de Frenagem de Emergência) e ESC® (Controle Eletrônico de Estabilidade). O Retarder também é oferecido como opcional para o Arocs 3351.

“O Arocs oferece soluções eficientes e rentáveis para diversas operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e também do agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira”, afirma Jefferson Ferrarez. “Além de atender à legislação Proconve P8 (Euro 6) quanto às emissões de poluentes, assegura economia no consumo de combustível e melhor TCO (Custo Operacional Total), contribuindo para que o cliente obtenha a rentabilidade desejada”.

LEIA TAMBÉM:

 

Fotos: divulgação

Publicidade
Publicidade
Aguarde..