20 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Entenda a diferença entre caminhão guincho e reboque

Por Equipe RC em 23/09/2022 às 16:41
Entenda a diferença entre caminhão guincho e reboque

Usado em situações de emergência, os caminhões guincho e reboque, com todas as variações de cada, possuem diferenças que variam de acordo com o serviço a ser realizado. Isso porque, o reboque é um tipo de caminhão que transporta cargas, mas que não possui motor e nem tração própria.

Por outro lado, o caminhão guincho é um veículo criado para puxar cargas por meio de sua tração. Os mais tradicionais, antigamente, eram construídos com um rolo na parte de trás que era suspenso por um braço metálico que sustentava o cabo de aço usado para puxar o veículo.

Uma definição básica para entender a diferença é que na prática o guincho não suspende o veículo todo, apenas as rodas dianteiras para carregar o veículo apoiado no chão. Já no reboque o sistema suspende o veículo, elevando todo para a parte de cima da carroceria e deixando todo o veículo apoiado.

Embora seja uma definição bem simples, existem diferenças entre os modelos de tipo. O caminhão reboque, por exemplo, pode ser integrado a um semirreboque. Ambos possuem traços similares, no entanto, a diferença é que ele é uma unidade de carga independente, como o reboque, mas que só pode ser engatada a um caminhão trator para a tração.

Em outras palavras, o reboque é puxado pelo veículo, enquanto o semirreboque, que também é engatado, depende do veículo e de sua própria força para ser usado. Por isso costuma transportar quantidades enormes de peso.

Já o guincho, que é usado para transportar cargas usando a própria tração, possui diferentes tipos de plataforma para atender as necessidades de cada serviço. Basicamente os guinchos se diferenciam como:

Caminhão guincho com plataforma

Utilizados em assistências 24 horas, esse é o modelo de guincho mais comum. O guincho com plataforma caracteriza-se com a parte superior plana e vazia, que é movida por meio da hidráulica.

Caminhão de gancho

Embora tenha caído em desuso, os caminhões com gancho são o símbolo dos guinchos por serem muito populares e únicos. Porém, com a grande pressão que é aplicada nos veículos, esse tipo de caminhão guincho não é mais tão comum, dando espaço para o popular com a plataforma. O caminhão com gancho é adequado para transportar veículos destruídos, por exemplo, pois não faz diferença se sofrerem danos.

Caminhão com elevador de rodas

Esse tipo de caminhão é parecido com o caminhão de gancho, mas a diferença é que um garfo de metal é usado no lugar das correntes. Esse acessório serve para causar menos danos ao veículo guinchado, pois o garfo metálico fica preso às rodas do veículo e suspende toda a parte dianteira, apoiando melhor o veículo.

Foto: divulgação

Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..