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Algumas curiosidades sobre caminhões elétricos

Por Equipe RC em 05/08/2022 às 23:23
Algumas curiosidades sobre caminhões elétricos

Falar sobre caminhões e veículos elétricos é algo muito recorrente nos dias de hoje. Isso porque, além de ser algo relativamente novo, a entrada desses veículos no mercado está cada vez mais disseminada, e especulações sobre o “futuro” dos veículos automotores entram na mente de todos.

Muitas empresas já oferecem modelos elétricos sob demanda, considerando que essa transição depende de muitos fatores para que a produção massiva passe a ser feita. Em meio a essas novidades, algumas questões surgem, e esse é um bom momento para falar sobre algumas delas. Vamos lá?!

Embora para carros já seja uma realidade um pouco mais atingida em certos países, os caminhões elétricos caminham para uma realidade com mais modelos circulando pelas ruas.

Quando pensamos no rendimento de um veículo, no caso do combustível, o desempenho é avaliado de acordo com o rendimento por litro. Para os caminhões elétricos essa medição é feita por carga.

Para entender bem, assim como o seu celular, que você carrega e dependendo do uso pode durar um, dois ou mais dias, o veículo elétrico é carregado e, a partir da quilometragem percorrida é medida sua autonomia com uma única carga, sendo um número variável de uma empresa para outra.

Ao falar sobre potência de veículos elétricos pode haver um certo equívoco sobre os modelos elétricos. Até por conta do barulho do motor, que não está presente em veículos elétricos, a impressão de “pouca força” nos motores não passa de um mito.

Os caminhões, assim como carros elétricos, não estão atrás no quesito potência, e para ser franco precisam até de mais força e torque para que consigam percorrer o trajeto quando comparados ao diesel. 

Será que caminhões elétricos podem dar curto-circuito?

Essa dúvida é até simples, mas podemos desmistificar um pouco. Em qualquer sistema elétrico existe a possibilidade de haver um curto-circuito, até mesmo no sistema elétrico de um veículo com sistema de combustão interna. 

Essa segurança depende única e exclusivamente do próprio cuidado da empresa ao realizar a devida vedação em todos os componentes necessários, evitando que aconteça um curto até mesmo em uma situação de enchente (embora a perda de veículos por enchente seja algo difícil de contornar).

Os veículos a diesel vão continuar existindo, tanto no brasil quanto no resto do mundo, e por bons anos, até décadas, ainda podem ser a maioria esmagadora da frota. No entanto, a expectativa é que cada vez mais caminhões elétricos sejam vistos circulando.

Foto: divulgação

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