05 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Caminhão é usado em ação de conscientização em Rio Preto

Por Equipe RC em 19/07/2022 às 11:21
Caminhão é usado em ação de conscientização em Rio Preto

A iniciativa visa divulgar informações sobre a distribuição de canetas de insulinas para pacientes com diabetes. O veículo está na Praça Dom José Marcondes, no centro da cidade, onde permanecerá entre 9h e 17h.

Para promover a distribuição de canetas de insulina para pacientes com diabetes a partir dos 45 anos e os benefícios desse dispositivo, Rio Preto recebe o Caminhão da Saúde. A iniciativa começou nesta segunda-feira, 18, e continua nesta terça, 19, na Praça Dom José Marcondes, no Centro da cidade, das 9h às 17h. A ação é informativa, não haverá distribuição das canetas de insulina às pessoas.

Além do caminhão, a campanha conta com uma série de iniciativas, levando não apenas a informação sobre a disponibilidade da caneta, mas atividades interativas, como aulas de dança, game sobre alimentação saudável e um mini estúdio para criação de conteúdo e compartilhamento nas redes sociais.

O Ministério da Saúde estabeleceu a ampliação da faixa etária de pacientes com diabetes tipo 1 e 2 que poderão ter acesso gratuito à caneta de insulina disponibilizada pelo SUS. Agora, além de pessoas com até 19 anos de idade, adultos a partir de 45 anos também podem receber o dispositivo nos postos ou nas unidades básicas de saúde (UBS), desde que tenham indicação e receita médica.

A partir dessa Nota, 70% dos pacientes com indicação de insulina humana terão acesso à caneta e, em 2023, a previsão é atender 100% das pessoas que precisam do medicamento. Com a mudança da faixa etária, estima-se que 2 milhões de pacientes receberão o dispositivo (aproximadamente, 200 mil pessoas a mais do que em 2021).

A iniciativa é fruto da parceria entre a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e a Novo Nordisk, empresa líder global de saúde dedicada a promover mudanças para vencer o diabetes, obesidade e outras doenças crônicas graves.

Fonte: Diário da Região

Publicidade
Publicidade
Aguarde..