17 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

MBB completa 65 anos, anuncia novos empregos e continua apostando no Brasil

Por Revista em 24/02/2021 às 12:24
MBB completa 65 anos, anuncia novos empregos e continua apostando no Brasil

 “Em função de uma melhor perspectiva em 2021, a Mercedes-Benz reafirma sua confiança no País, onde atua há quase 65 anos. Nesse sentido, a fim de atender às demandas dos clientes, estamos criando mais de 1.000 novos empregos para nossas fábricas de veículos comerciais, entre contratações temporárias e efetivações de aprendizes do SENAI”, informa Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Além disso, estamos mantendo o investimento de R$ 2,4 bilhões no Brasil até 2022. Mesmo com todos os desafios, vamos seguir com nossos planos”.

Do investimento programado de R$ 2,4 bilhões para o período 2018-2022, R$ 100 milhões foram entregues na 2ª fase da Indústria 4.0, com a inauguração da Nova Linha de Cabinas de Caminhões, em fevereiro de 2019. Mais R$ 100 milhões foram destinados à construção da Nova Linha 4.0 de Ônibus, inaugurada em setembro de 2020. E um total de R$ 1,4 bilhão foi aportado no desenvolvimento e produção dos extrapesados da família Novo Actros.

A partir de 2021, a empresa dará continuidade à modernização das linhas de agregados (câmbio, motor e eixos) em São Bernardo do Campo (SP), também seguindo os conceitos da Indústria 4.0, além do desenvolvimento de novos produtos e serviços de conectividade até 2022.

Além do valor mencionado, a Mercedes-Benz do Brasil e a Bosch estão investindo R$ 70 milhões em conjunto (50% cada empresa) na construção do Centro de Testes Veiculares em Iracemápolis (SP), que irá atender diferentes empresas do setor automotivo.

Na liderança pelo quinto ano

Pelo 5º ano consecutivo, a Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões no Brasil. Em 2020, foram licenciadas 26.769 unidades da marca, 4% a menos em relação às 27.994 unidades de 2019. Esse resultado garantiu à Empresa 31,6% de participação.

De acordo com dados da Anfavea, em 2020, foram emplacados 84.650 caminhões no mercado brasileiro, o que significa uma queda de 12% na comparação com as 96.254 unidades licenciadas no mesmo período do ano anterior.

No mês de janeiro de 2021, a Mercedes-Benz ampliou sua liderança nas vendas de caminhões para 36,7%, com 2.527 unidades emplacadas, 15% a mais em relação às 2.194 unidades do mesmo mês do ano passado. 

“É importante destacar que também lideramos as vendas de caminhões no concorrido segmento de extrapesados em 2020, já repetindo esse feito agora em janeiro”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “No ano passado, foram emplacados 13.195 extrapesados da marca, o que resultou em 28,5% de market share. Em janeiro, o volume foi de 1.127 caminhões, com 30,9% de participação”.

Segundo Leoncini, mesmo na pandemia, o setor de transporte de carga não parou. “Temos que reconhecer o comprometimento dos motoristas, autônomos e transportadores. Eles seguem assegurando o abastecimento de alimentos, medicamentos e insumos, assim como a entrega dos mais variados produtos da economia brasileira. É o que acontece, por exemplo, com as demandas crescentes do agronegócio, como o transporte de grãos e de cana-de-açúcar, e também de setores como a mineração, celulose, químicos e gás, alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos, locação e o crescente mercado de e-commerce, que, aliás, ganhou grande impulso na quarentena”.

“As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”

Roberto Leoncini ressalta ainda que a Empresa acredita no poder de escutar as dores e soluções dos próprios clientes e é por isso que, desde 2015, adotou o slogan ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’. “Queríamos nos aproximar de quem realmente importa para nós, que são nossos clientes, os caminhoneiros autônomos, frotistas e motoristas de transportadoras de todo o Brasil.

Precisávamos mudar a nossa postura e, de forma mais humanizada, estar mais próximo deles e da sua realidade. E conseguimos. Tanto que ao longo dos anos, vimos o nosso slogan ganhar a boca do caminhoneiro. Em 2019, decidimos dar mais um passo nessa aproximação. Percebemos que precisávamos escutar ainda mais e melhor as necessidades específicas de cada região. E foi assim que o nosso slogan evoluiu para: “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve e entende os sotaques”.

Num novo passo de evolução dessa postura da Empresa no mercado, em 2021, o objetivo é transformar essa proximidade em cumplicidade “Somos mais que parceiros de negócios, somos amigos de estrada. E assim, queremos garantir que: ‘As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz’. Porque para nós cada cliente é único e a nossa relação com eles também. Esse será o nosso novo mantra”, conclui Leoncini.  

Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..