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Segmento de caminhões fecha 2021 em alta de 43,5% frente a 2020

Por Graziela Potenza em 07/01/2022 às 14:09
Segmento de caminhões fecha 2021 em alta de 43,5% frente a 2020

No ano passado, o setor de caminhões e ônibus teve um ano mais favorável. Para se ter uma ideia, foram emplacadas 128,7 mil unidades no período acumulado de 2021, representando alta de 43,5% em comparação a 2020.

Somente no mês de dezembro, a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) registrou 11,9 mil unidades emplacadas. De acordo com Marco Saltini, vice-Presidente da Anfavea, “foi o melhor resultado desde agosto de 2021 e o melhor resultado em dezembro desde 2014.”

Marco Saltini destaca um ponto importante: “51% dos licenciamentos de 2021 foram de caminhões pesados e se a gente somar os pesados e os semipesados, por exemplo, vai para 76% desse mercado. Isto mostra a força do agronegócio, para o setor de caminhões. Também tiveram destaques o de mineração e o e-commerce.

Considerando as projeções de caminhões licenciados para 2022, a Anfavea estima a marca de 157 mil veículos pesados.

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, ressaltou que o crescimento poderia ser ainda melhor porque a nossa carga tributária é absurdamente alta. Nós entendemos que a tributação do IPI é absurda e, se a gente o eliminasse, isso seria uma alavanca para trabalharmos no setor".

No cenário econômico e desafios estão:

Premissas

  • PIB crescimento = 0,5%
  • Confiança retomada com arrefecimento da pandemia
  • Desempenho positivo do agronegócio
  • Inflação acima da meta
  • Taxa de juros SELIC = 11%
  • Câmbio flutuante na faixa de R$/US$ 5,50 com volatilidade

Desafios

  • Ano eleitoral
  • Equilíbrio fiscal
  • Aumento de custos, câmbio, juros e carga tributária
  • Fragilidade do mercado de trabalho
  • Questões logísticos e de oferta de insumos
  • Extensão da crise sanitária

Foto: divulgação

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