17 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Curiosidades sobre caminhões elétricos

Por Equipe RC em 29/10/2021 às 22:55
Curiosidades sobre caminhões elétricos

Com o passar do tempo o assunto sobre caminhões elétricos vai ganhando cada vez mais espaço. Para os entusiastas, se trata de um futuro inevitável ver caminhões de elétricos como a maioria - senão todos - dos veículos nas ruas.

A indústria segue essa tendência e também vem abordando bastante o assunto, não apenas falando sobre como apresentando modelos que cumpram essa expectativa.

Muitas empresas já contam com modelos elétricos, como o e-Delivery da VW que já está disponível no Brasil e é utilizado por muitas empresas para entregas urbanas.

Pensando na chegada desses modelos ao país, que nos próximos anos pode aumentar bastante a demanda, vamos falar algumas curiosidades sobre os caminhões elétricos.

Como é a autonomia de um caminhão elétrico?

Quando pensamos em veículos de qualquer tipo, a autonomia é um dos primeiros assuntos a serem abordados. O rendimento por litro muitas vezes determina se um veículo é bom ou não para determinada função.

No caso dos caminhões elétricos é igual. A diferença é que essa autonomia não é medida considerando o consumo de combustíveis, mas sim a autonomia de uma carga.

Essa questão é determinada de acordo com a utilidade do veículo. Logo, um caminhão que percorre longas distâncias, por exemplo, precisa de uma autonomia maior que um modelo feito para entregas dentro da cidade, por exemplo.

Mesmo assim, esses detalhes são sempre pensados e devem ser considerados para a realização da compra de um caminhão.

Os caminhões com motores a diesel são mais potentes?

Os modelos elétricos não perdem quando o assunto é potência. Um bom exemplo é o Volkswagen e-Delivery que está sendo produzido na fábrica da montadora em Resende (RJ) em duas versões: 11 e 14 toneladas.

Os dois modelos vêm equipados com motores que entregam 300 kW com torque máximo de 2.150Nm desde a rotação zero, ou seja, começou a pisar no acelerador, já é possível ter máxima potência.

Mas o que quer dizer 300kW? Segundo Bruno Schonhorst, responsável pelo Marketing de Produtos da VWCO, 300kW equivalem a 408cv. Ou seja, uma potência equivalente a veículos extrapesados, mas sem o peso ou gasto de combustível que isso traria em um motor a diesel.

Caminhões elétricos, em geral, além de não emitir gases poluentes, apresentam baixo nível de ruído e possibilitam que o motorista tenha um maior conforto na cabine, já que motores elétricos não vibram e nem emitem calor ao funcionar, como acontece com o motor a diesel.

 

Ouça a matéria em áudio

Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..