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Volvo segue otimista e contratando

Por Revista em 10/02/2021 às 10:05
Volvo segue otimista e contratando

A montadora continua fazendo investimentos de mais R$ 1 bilhão no País. O valor segue previsto para o período de 2020 a 2023 nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de melhoria de processos industriais e de gestão. Além disso, a Volvo iniciou o ano aumentando o ritmo da operação industrial da marca em Curitiba (PR).

A empresa contratou novos funcionários para atender um aumento consistente na demanda por seus caminhões. Com as novas admissões, o número de empregados neste início de ano (3.800) já é maior do que no período anterior a pandemia.

“A Volvo pretende continuar trazendo sempre o que há de melhor em termos de produtos e serviços no mundo, para o Brasil e para a América Latina. Nós não paramos esses investimentos. É claro que nós temos desafios com a pandemia, não menos dificuldades de trabalhar com as nossas equipes a distância, mas estamos avançando e logo teremos novidades para anunciar no mercado latino-americano”, diz Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Foto:Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina

“A América Latina é a maior região de negócios de caminhões da Volvo no mundo, mesmo diante do cenário econômico adverso criado pelo coronavírus”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. A empresa vê bons sinais de recuperação no Brasil, principal mercado do continente. Com a retomada de alguns segmentos da economia a partir do segundo semestre de 2020 e indicadores positivos para 2021, a Volvo estima que o mercado total de caminhões pesados e semipesados, segmentos em que atua, tenha um crescimento de até 40% este ano.

Em 2020, o modelo Volvo FH 540cv foi o caminhão mais vendido do Brasil em todos os segmentos, dos leves aos pesados, com 5.870 unidades emplacadas. Este mesmo feito já havia acontecido em 2019, mostrando a clara preferência dos transportadores pela tecnologia de ponta em segurança e conectividade, baixo custo operacional, baixo consumo de combustível e alta disponibilidade do modelo. Além disso, o Volvo FH 460cv foi o vice-lider da categoria de pesados, com 3.936 unidades emplacadas.

A marca encerrou o ano com a entrega de 14.976 caminhões no Brasil, resultado 11,1% inferior ao registrado em 2019, mas abaixo da queda do mercado. Já a linha VM teve crescimento de 24%, com 3.530 emplacamentos em 2020, na soma das versões semipesadas e pesadas do modelo.

Além do Brasil, os impactos da pandemia foram sentidos também nos diversos mercados Volvo na América Latina. Houve redução de entregas para a Argentina, que fechou com 816 caminhões (- 25%); Chile, 888 caminhões (- 14%) e Peru, 1.006 caminhões (-29%). A boa recuperação de volumes iniciada no Brasil no segundo semestre garantiu entregas totais de 17.812 unidades no continente, número 13% abaixo do período anterior. No balanço total, o Brasil representou 85% dos negócios de caminhões da marca, enquanto 15% foram distribuídos entre todos os demais países da América Latina.

Conectividade

Em 2020 a Volvo ultrapassou a marca de 100 mil veículos conectados na América Latina, entre caminhões, ônibus e equipamentos de construção. Destes, 79,3 mil são caminhões, o que garante a liderança absoluta da marca em serviços conectados. “A conectividade permite avanços na Manutenção Inteligente Volvo, serviço que usa dados de telemática para programar serviços na rede Volvo de forma totalmente individualizada, de acordo com a operação de cada veículo”, diz Alcides Cavalcanti, diretor Executivo de Caminhões Volvo no Brasil.

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