Top caminhões: veja 4 modelos incríveis ao redor do mundo

0
425
top-caminhoes

Existem milhares de modelos de veículos ao redor do mundo, com diferentes preços, características e finalidades. E alguns deles são realmente surpreendentes, seja por seu preço, tamanho ou força. Esses top caminhões atraem olhares em qualquer lugar e são o sonho de consumo de muitos motoristas.

Afinal, presenciar caminhões que são verdadeiros destaques mundiais é realmente uma oportunidade única. Confira alguns desses “quebradores de recordes” e veja um pouco sobre cada um deles.

1. O maior caminhão do mundo

A linha 797 da Caterpillar é uma referência quando os assuntos são os maiores caminhões extrapesados. Dentre eles, o 797F é considerado o mais monstruoso do mundo.

O modelo, que inclusive é utilizado nas jazidas de minério de ferro, na Serra dos Carajás, no Pará, possui medidas impressionantes e faz qualquer carro popular parecer um brinquedo de criança.

Com a caçamba levantada, a altura desse caminhão atinge 15 metros, quase o tamanho de um prédio com seis andares. Só os pneus, fabricados pela Michelin ou Bridgestone para esse monstro, possuem incríveis 4 metros.

Além disso, o caminhão possui 10 m de largura e 15 m de comprimento. Para você ter ideia, esse veículo carregado com carga máxima pode chegar até 623 toneladas. Todo esse porte é suficiente para transportar um avião modelo Boeing 747.

Potência e preço

A potência desse caminhão também não deixa a desejar. Com um motor C175-20, esse modelo consegue atingir 4 mil cavalos, ou seja, a força de 4 carros de Fórmula 1.

O preço, assim como os outros fatores, é de outro mundo. Para comprar esse “pesadão”, você vai precisar desembolsar 5 milhões de dólares, aproximadamente 20 milhões de reais na cotação atual.

2. O caminhão mais rápido do mundo

Lançado pela Volvo em 2016, com o intuito de ser o caminhão mais rápido do mundo, o “The Iron Knight“, em português “O Cavaleiro de Ferro”, cumpriu seus objetivos com maestria.

Isso porque, o caminhão da marca sueca é capaz de atingir uma velocidade máxima de 276 km/h. Com esse número, essa “máquina” quebrou dois recordes: menor tempo para percorrer 500 metros e também 1000 metros com arranque.

Tudo isso foi possível com uma potência de 2.400 cavalos e 600 mkgf de torque. Para alcançar esses objetivos, os especialistas da Volvo produziram o caminhão com diversas técnicas e tecnologias inovadoras, baseando-se em um design agradável e uma velocidade recorde.

Batendo o recorde

Para bater o recorde de caminhão pesado mais rápido do mundo, o The Iron Knight foi submetido a dois testes. No primeiro, ele percorreu mil metros, atingindo uma velocidade média de 169 km/h em um tempo de 21,29 segundos.

Já no segundo recorde, o caminhão percorreu 500 metros em 13,71 segundos, com uma velocidade média de 131,29 km/h. Assim, os dois recordes foram batidos e reconhecidos pela Federação Internacional dos Automóveis (FIA).

3. Caminhão mais longo do mundo

O recorde de caminhão mais longo do mundo pertence a John Atkinson, um australiano de 70 anos que montou um caminhão Mack, colocando 112 semi-reboques ao longo de sua traseira.

Os números desse caminhão, que na verdade é quase um trem, são impressionantes. Da cabine até o último reboque são 1.474 metros de comprimento, o suficiente para bater o recorde mundial.

O “evento” do recorde ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2006, em que o australiano percorreu 100 metros com toda a carga na estrada principal da cidade de Clifton, em Queensland, na Austrália. Impressionante, não é mesmo?

4. Caminhão mais luxuoso do mundo

Considerado por muitos o caminhão mais luxuoso do mundo, o Mack Super-Liner foi alterado especialmente para atender às exigências do Sultão da Malásia, o político Ibrahim Ismail.

O veículo possui uma potência de 686 cavalos em um motor MP-10 Mack, capaz de atingir uma velocidade de 100 km/h. Além disso, o caminhão conta com seis câmeras de segurança e diversos itens de luxo, como os sofás importados da África do Sul, o frigobar, o microondas, a tv por satélite, etc.

Para realizar todo o projeto, foram necessários 35 engenheiros da fabricante Mack, que calcularam os mínimos detalhes para produzir o caminhão mais luxuoso já comercializado.

O resultado de tudo isso foi esse veículo incrível, que custou nada menos do que 481 mil dólares, cerca de 2 milhões de reais, o que fez desse o caminhão mais caro do mundo comercializado para uma pessoa.

Todas essas opções são realmente incríveis, não é mesmo? Você gostaria de ter algum desses top caminhões em sua casa ou prefere um modelo mais “normal”? Comente em nossas redes sociais e sugira novos temas e matérias!

Leave a reply