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Programa de manutenção Scania aumentou 30% em relação a 2020

Por Equipe RC em 10/11/2021 às 17:02
Programa de manutenção Scania aumentou 30% em relação a 2020

No acumulado deste ano, o portfólio (carteira de planos ativos) de Programas de Manutenção Scania (PMS) aumentou em 30% em comparação ao mesmo período de 2020 (de 17 mil para 22.100).

O revolucionário programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 68% do portfólio (15 mil dentro dos 22.100).

“O que comprova a maturidade do mercado com essa solução que vem aumentando a rentabilidade do cliente, e se mostrou tão importante no momento da pandemia, quando, de fato, o cliente só pagou pelo que rodou e fazendo a manutenção na hora certa”, salienta Montanha.

Os Programas de Manutenção Scania Premium Flexível que se tornaram Premium Flexível Uptime, a partir de julho, cresceram 28% (de 3.600 para 4.600) e representaram 21% do portfólio total. Atualmente, 55% dos caminhões novos comercializados saíram com alguma modalidade de PMS inclusa.

“Com estes resultados comprovamos que a venda de soluções está tendo seu valor reconhecido pelo cliente”, conta Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Marcelo Montanha

Em relação à rede de concessionárias, a Scania anuncia a abertura de 15 novos pontos de atendimento para 2022. Em 2021, foram seis novos inaugurados. Hoje, são 161 pontos entre filiais, matrizes, estruturas dentro dos clientes e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional. A rede está 100% digitalizada e conectada, e a certificação de padrões da marca atingiu 92%, o maior índice já obtido pela Scania no Brasil.

Premium Flexível Uptime

A união de conectividade e inteligência de gestão traz anovidades da Control Tower, que promete reduzir em até 30% o tempo de parada nas concessionárias, e a modalidade Pay per Use com cobertura customizável (pague o que usar), criações inéditas da Scania Brasil em relação à atuação global da marca.

 “A equipe brasileira prova de novo sua competência e visão de futuro dentro da Scania, após a inovação com a manutenção flexível cobrada pela faixa de economia de diesel. Queremos sempre antecipar tendências e trazer o que o cliente vai precisar para manter sua logística rentável.

Desta vez, o divisor de águas foi aumentar como nunca a disponibilidade da frota”, revela Montanha. “Há muitas promessas no mercado, mas é a Scania quem avança perante a concorrência comprovando o quanto de real disponibilidade passará a proporcionar à gestão do cliente. 

A conectividade e a evolução das soluções de serviços, continuam sendo a base de tudo.”

O Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime mantém todas as vantagens do pioneiro PMS Premium Flexível e da conectividade pelo pacote Desempenho (o mais completo) com a exclusiva Avaliação do Motorista, que entrega a pontuação individual de cada condutor e recomendações de ações de aperfeiçoamento da direção, para economizar combustível e reduzir o desgaste de componentes e pneusApós o sucesso dos inéditos planos flexíveis (2017), a Scania lançou na Fenatran 2019 o PMS Premium Flexível, que reduz em até 25% o custo total da manutenção. Ele contempla as manutenções preventivas e as corretivas de forma individualizada e personalizada e que influencia também diretamente na disponibilidade pois há menos paradas para manutenções.

O cliente paga apenas pela quilometragem rodada (se não rodou, não paga) e pode diminuir ainda mais o custo por quilômetro se  reduzir o consumo de combustível. Gastou menos, desembolsa menos.

A análise é feita por meio de uma tabela estimada de preço por km por faixa de consumo. “Fomos os primeiros a criar este modelo de sucesso, e, agora, melhoramos o que já era bom”, relembra Montanha.

A Control Tower atua na gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede Scania para que o veículo retorne à operação o mais rápido possível garantindo até 30% de redução no tempo de parada. Em razão disso, além do veículo com PMS Flexível já parar menos para manutenções, as paradas também serão ainda mais ágeis.

O primeiro passo foi criar um mapeamento e definir cercas virtuais nas áreas de cobertura das Casas Scania em todo o país. Essas geocercas identificam que o caminhão conectado do cliente PMS Premium Flexível Uptime entrou nesta região para realizar uma manutenção preventiva ou corretiva e a equipe técnica da Control Tower Scania é notificada para iniciar o monitoramento e acompanhar indicadores de tempo desde o processo de recebimento do veículo, abertura e fechamento da ordem de serviço até a liberação da oficina e saída da concessionária.

O controle atua proativamente com a Casa Scania quando há qualquer risco de atraso na manutenção, com suporte técnico, diagnósticos rápidos e precisos para entregar o caminhão dentro do menor tempo possível. Por isso, o cliente não precisa ter contato com a Control Tower que atua na fábrica e suporta as Casas Scania. Após a conclusão do atendimento, indicadores de disponibilidade são gerados para o acompanhamento da performance da manutenção. Essa gestão compartilhada mostrará frequentemente ao cliente, via relatórios, como está a frota monitorada em termos de disponibilidade mecânica ou física em relação à manutenção Scania.

Por isso, a Control Tower se tornará essencial para o transportador manter sua logística rentável. São redução de custo e aumento de receita garantidos, e de forma gratuita para quem já é premium flexível e aos futuros novos interessados.     

Já a modalidade Pay per Use (pague o que usar) permite personalizar ainda mais a cobertura e o modelo de gestão financeira de acordo com as necessidades de cada operação, e também avança na oferta de disponibilidade comprovada. É uma opção mais voltada a médias e grandes frotas. Ao optar por ela, o cliente passa a ter uma modalidade financeira com 100% de controle sobre o seu programa de manutenção.

Outra vantagem será a opção de aumento da cobertura de itens que não estão inclusos no PMS Premium Flexível. O cliente poderá customizar a cobertura do plano, adicionando por exemplo as manutenções preditivas, baterias ou peças de acabamento do veículo. Dessa forma, o cliente ganha tempo no atendimento e sem necessidade de aprovações destes orçamentos, laudos técnicos e serviços na oficina, usufruindo das vantagens dos preços acordados no PMS. Graças a isso, o veículo ficará menos tempo parado nas oficinas e os proprietários menos ocupados em tratar de processos administrativos.

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