02 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Produção em série do eActros tem início na fábrica da MB em Wörth

Por Equipe RC em 13/10/2021 às 15:17
Produção em série do eActros tem início na fábrica da MB em Wörth

Após a estreia mundial no final de junho, no dia 7 de outubro, o primeiro Mercedes-Benz eActros de produção em série saiu da linha no novo Future Truck Center na fábrica de Wörth, na Alemanha.

No futuro, a eletrificação de mais caminhões Mercedes-Benz livres de emissões de CO2 também ocorrerá nesse local. A produção em série do eEconic, desenvolvido para uso municipal, está programada para começar no segundo semestre de 2022. Já o eActros LongHaul, para transporte em longas distâncias, está programado para ficar pronto para a produção em série em 2024.

"O início da produção em série do eActros é uma prova muito concreta de que levamos a sério o transporte livre de emissões", diz Karin Rådström, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG, responsável pela Mercedes-Benz Trucks. “O eActros, primeiro caminhão elétrico de série da Mercedes-Benz, e nossos serviços relacionados são um grande passo para nós e para nossos clientes em direção ao transporte rodoviário livre de emissões de CO2. E o veículo também tem um significado muito especial para a fábrica de Wörth: O futuro da Mercedes-Benz quanto à produção de caminhões está apenas começando. Queremos expandir a produção em série de nossos caminhões elétricos aqui, em Wörth".

De veículo-conceito à produção em série

Depois que a Mercedes-Benz Trucks apresentou o veículo-conceito de um caminhão de distribuição de carga pesada para áreas urbanas na IAA de Veículos Comerciais de 2016 em Hanover, dez protótipos do eActros entraram em testes práticos com clientes na Alemanha e outros países europeus a partir de 2018.

O objetivo da "frota de inovação do eActros" era aprender com os clientes e fazer com que o eActros ficasse pronto para a produção. Em comparação com os protótipos, o modelo de produção em série está significativamente aprimorado em alguns aspectos, como a autonomia, desempenho de trem de força e segurança.

O coração tecnológico do eActros é a unidade de propulsão com dois motores elétricos integrados, incluindo uma transmissão de duas velocidades. Os dois motores garantem um nível de conforto de condução impressionante e uma dinâmica de condução superior.

Ao mesmo tempo, a propulsão elétrica silenciosa e livre de emissões também permite entregas noturnas, bem como a entrada em cidades do interior onde há proibições de circulação de veículos a diesel. Dependendo da versão, o eActros obtém sua energia de três ou quatro baterias e pode atingir uma autonomia de até 400 quilômetros. O eActros pode ser recarregado com até 160 kW. As três baterias precisam de pouco mais de uma hora para serem recarregadas de 20% a 80% em uma estação comum de carga rápida de corrente DC para carregamento de 400A. No que diz respeito à disponibilidade e desempenho, o eActros é ideal para as operações diárias de distribuição.

A fim de apoiar os transportadores em todas as etapas da mudança para a e-mobilidade, a Mercedes-Benz Trucks integrou o eActros em um sistema global que também inclui ofertas de consultoria e serviços para os clientes e, assim, viabilizando a melhor utilização possível do veículo, otimização geral de custos e o estabelecimento de uma infraestrutura de recarga. Além disso, o caminhão elétrico é caracterizado por seu alto nível de digitalização e conectividade.

Isso também se aplica à segurança do veículo. Com a última geração do Actros com propulsão a diesel convencional, a Mercedes-Benz Trucks já demonstrou de forma clara o nível de segurança que hoje é possível na estrada e as medidas com que o fabricante persegue a sua visão de uma condução livre de acidentes.

No caso dos eActros, a Mercedes-Benz Trucks não se concentrou apenas na segurança ativa, por exemplo sob a forma de sistemas como o MirrorCam, (câmera que substitui os retrovisores), S1R Turning Assistant (o assistente para fazer curvas) ou o Active Brake Assist (ABA) (sistema ativo de freios) de quinta geração com detecção de pedestres, mas também nos desafios associados aos veículos elétricos e sistemas de alta tensão.

Em uma primeira etapa, o modelo de série do eActros estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia. E outros mercados virão.

 

Publicidade
Publicidade
Aguarde..