30 de Abril de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Transporte de Cargas Frágeis: Veja 5 dicas de como fazer

Por Equipe RC em 11/07/2022
Transporte de Cargas Frágeis: Veja 5 dicas de como fazer

Carga frágil é tudo aquilo que, por natureza, pode sofrer avarias ou necessitar de cuidados específicos para não ser danificado durante o seu manuseio ou transporte.

Veja, abaixo, alguns exemplos de cargas frágeis:

  • garrafas de vidro (como vinho, destilados ou mesmo refrigerantes);
  • peças decorativas, como antiguidades ou obras de arte;
  • equipamento audiovisual;
  • aparelhos eletrônicos;
  • produtos em cerâmica;
  • mobília em geral;
  • espelhos.

Resumindo: o que necessita de classificação especial e cuidado para não sofrer avarias ao longo do trajeto. 

A importância do cuidado no transporte de cargas frágeis

 

Ter cuidado no transporte de cargas frágeis permite que a entrega ocorra sem imprevistos.

 

E, em muitos casos, essa atenção evita problemas com os clientes, manchas na reputação do caminhoneiro ou mesmo a perda de contratos produtiVocê sabe dizer o que são cargas frágeis e quais cuidados você deve tomar ao realizar o transporte de cargas frágeis?

 

Acredite: nem todo mundo tem plena noção do planejamento e da atenção redobrada que esse tipo de trabalho.

 

E é por isso que este post pode ajudar a tornar o seu trabalho mais fácil e eficiente!

 

Nos tópicos abaixo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre como transportar cargas frágeis. Confira!

 

E veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

 

O que são cargas frágeis?

vos, fazendo com que o caminhão fique parado por mais tempo.

 

Afinal de contas, ninguém gosta de receber uma encomenda danificada ou mesmo fora das condições originais, certo? Daí, o cuidado maior que se deve ter ao transportar cargas frágeis.

 

E, a seguir, reunimos também algumas considerações importantes para que você sempre esteja com a situação sob controle — no volante e no bagageiro do caminhão. 

 

5 Cuidados com o transporte de cargas frágeis

 

Vamos ver então, como realizar esse trabalho de carga e descarga do caminhão sem grandes imprevistos? É só conferir as dicas a seguir!

 

1. Condições de armazenamento

 

Existem particularidades para quem vai fazer o transporte de cargas frágeis. Por exemplo: alguns materiais ou produtos não podem ter exposição direta ao sol ou ficarem em altas temperaturas.

 

A umidade é também outro grande inimigo dos caminhoneiros em trânsito com produtos delicados na caçamba. Isso tudo apenas reforça o cuidado e o conhecimento especializado para identificar as melhores práticas de transporte.

 

o que são cargas frágeis

 

É importante conhecer, inclusive, toda a rota planejada. Digamos, por exemplo, que o caminhoneiro viaje de norte a sul em pleno inverno rigoroso no país? A mudança de temperatura (e umidade) pode ser um fator preocupante para a carga frágil. E, com isso, os meios de transporte adequados devem ser providenciados.

 

2. Embalagem correta

 

Você sabe como embalar produtos frágeis? Essa é uma questão importante ao manusear esse tipo de produto. Afinal, cada tipo de material e substância necessita de atenções particulares para evitar acidentes e prejuízos.

 

Portanto, nem toda embalagem de papelão do mundo pode ser suficiente para o transporte de uma coleção de garrafas de vinho raras. Imagine só o risco?

 

Até por isso, existem embalagens rígidas e firmes, paletes, acondicionamento sem folga e plástico bolha, até, entre outras soluções que favorecem o transporte de cargas frágeis.

 

Esse último produto, inclusive, é um bom recurso para proteger os produtos com uma camada extra de proteção e ainda funciona como instrumento de preenchimento de folgas entre os produtos e as embalagens.

 

E por falar nas embalagens, muita coisa pode ser embalada individualmente, permitindo mais segurança no manuseio e no transporte. Algo que oferece mais possibilidades de preencher o caminhão, inclusive, e evitar folgas que deixem as cargas com riscos de contato, colisão e acidentes.

 

3. Sinalização adequada

 

Ao manusear cargas frágeis, o jeito mais fácil de identificar o cuidado necessário de transporte é por meio de uma boa sinalização. Etiquetas fazem esse trabalho com eficiência e agilidade. 

 

É claro que isso serve bastante para itens em geral que demandam cuidado — como vidro. 

 

Outros itens que necessitam de cuidados especiais devem ser sinalizados e informados previamente para garantir o melhor manuseio e o eficiente transporte de cargas frágeis, independentemente de quais sejam.

 

Lembre-se, então, de sempre verificar as embalagens em todas as direções — em cima e nas laterais. Isso vai conferir total facilidade e eficiência no controle de produtos frágeis e no consequente meio de transporte adequado.

 

4. Manuseio com cuidado

 

O transporte de cargas frágeis não deve ser feito de qualquer jeito. Pelo contrário: cada caso demanda um planejamento e o conhecimento específico dos materiais para garantir a segurança e integridade dos produtos.

 

Daí, a importância em contar com profissionais especializados — tanto para a carga e descarga quanto para embalar e manusear esses itens.

 

Como resultado, evita-se o prejuízo com eventuais avarias e perdas. E, como já destacamos também, uma experiência negativa pode causar um atrito enorme com o seu cliente.

 

Lembre-se, sempre, que as relações com o consumidor tendem a ser tão frágeis quanto taças e cristal. E assim como você cuida de maneira exemplar dessa relação, dê o devido crédito também ao transporte de cargas frágeis.

 

transporte de cargas frágeis

 

5. Acomodação no caminhão

 

Por fim, tenha em mente que a acomodação da carga frágil no caminhão é fundamental para preservar a integridade do que estiver sendo transportado.

 

Um fundamento elementar, mas importante, é a lembrança de que quanto mais frágil for a carga, mais alto ela deve estar no caminhão.

 

E, claro, o empilhamento estratégico deve ser considerado para que o manuseio seja feito tranquilamente. Lembrando, inclusive, de respeitar o limite de peso que cada material suporta.

 

Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

 

Conclusão

 

Seja dirigindo à noite ou de dia, você tem que ficar de olho no que está sendo transportado. Todo detalhe importa para que você leve esses produtos em segurança.

 

Por isso, releia as dicas acima e lembre que o bom transporte de cargas frágeis passa por cinco pontos principais — mas que não devem ser limitados a eles, que são as condições de armazenamento, o uso de embalagens corretas, a sinalização adequada da carga, o manuseio com cautela e a acomodação dos itens no caminhão.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Vídeos

Aguarde..