30 de Abril de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Dirigir à noite: 8 Dicas de atenção e segurança

Por Equipe RC em 24/06/2022
Dirigir à noite: 8 Dicas de atenção e segurança

Você sabia que o sono é responsável por cerca de 40% dos acidentes de trânsito? E dirigir à noite tem uma parcela de culpa nisso, uma vez que os caminhoneiros têm que cumprir longas distâncias entre sua origem e o destino.

Nessa rotina exaustiva, muito preparo, atenção e cuidados complementares devem fazer companhia na cabine. Afinal de contas, estamos falando da sua segurança e de muita gente que cruza as melhores estradas do país com você.

Por isso, separamos este post com algumas dicas para você avaliar os perigos de dirigir à noite e saber como lidar com esse tipo de situação na rotina. Confira!

Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

8 principais cuidados ao dirigir à noite

 

Antes de aproveitar nossas dicas para pegar estrada à noite, vale entender quais riscos estão à espreita a cada curva e onde seus faróis ainda não iluminam.

 

E combater o sono é um dos principais. Sem planejamento, você corre sérios problemas para driblar as pálpebras pesadas, e isso não só interfere nas suas jornadas, mas na segurança coletiva nas estradas.

 

Além disso, o baixo grau de iluminação natural faz com que os espaços se tornem mais difíceis de serem dimensionados. Tudo parece perder a proporção exata, como velocidades e distâncias. Ainda mais, em trechos com iluminação prejudicada ou falta de sinalização.

 

Então, dá para apontar que é perigoso dirigir à noite, sim. Contudo, também dá para solucionar esses obstáculos e riscos com muita atenção e com a ajudinha das dicas que reunimos no próximo tópico. Vem ver!

 

1. Redobre a atenção no volante

 

A qualquer dia, você deve ter atenção completa ao que acontece no seu caminhão — como a necessidade de alinhamento e balanceamento do veículo — e ao redor do veículo.

 

Mas, à noite, o cuidado deve ser maior. Por isso, sempre tenha em mente que você deve estar com o corpo e a mente descansados antes de cair na estrada depois que o sol se pôr. 

perigos de dirigir a noite

2. Diminua a velocidade

 

Respeitar o limite de velocidade está no manual de boas práticas de qualquer condutor. Mas ao dirigir à noite, evite ultrapassagens (perigosas, especialmente) e ir além do que prega a sinalização de cada estrada.

 

Assim, o risco de acidentes é reduzido, a sua segurança é valorizada e seu trajeto vai ser cumprido sem grandes imprevistos ou problemas.

 

3. Planeje suas paradas

 

Você conhece as estradas do país como poucas pessoas. Por isso, analise bem as suas rotas para planejar paradas com mais estratégia.

 

Por exemplo: você pode programar uma janta leve antes de seguir viagem madrugada adentro. Assim, o corpo pode despertar naturalmente e você consegue descansar por alguns minutos e voltar para a rodovia mais alerta e com mais disposição.

 

Pense nisso, também, caso precise abastecer e até mesmo cochilar por algumas horas em um local apropriado para isso. 

 

4. Em caso de cansaço, pare

 

Não tente lutar contra o seu próprio organismo. Se o corpo e a mente apresentarem sinais de cansaço, respeite o processo e encontre um local adequado para repousar.

 

Mesmo que seja por poucas horas, esse descanso pode servir para você recarregar as energias e seguir adiante. Ainda mais, em horários que comumente nos encontramos mais cansados — no meio da madrugada, por exemplo.

 

Use isso em seu benefício e encontre um equilíbrio na rotina que ajude a favorecer a sua produtividade sem abrir mão da qualidade de vida.

 

5. Respeite a sinalização

 

Às vezes, o cansaço faz com que a gente acelere a pressa (e o caminhão) para chegar mais rápido ao destino.

 

Mas essa é, mesmo, uma boa ideia?

 

Respeitar a sinalização garante não apenas a segurança de todos na estrada como evita que você, ao infringir alguma lei de trânsito, arque com uma multa pesada para o bolso.

 

E vale lembrar o quanto isso pode afetar negativamente o seu trabalho. O mais recomendável é que você, ao dirigir à noite, tenha ainda mais cuidado (lembra-se da primeira dica deste texto?). O que vale inclusive para o respeito à sinalização. 

 

6. Desvie o olhar das luzes dos faróis

 

Em média, os olhos levam de três a quatro segundos para ajustar o foco após receber um feixe de luz. E isso acontece frequentemente na estrada — principalmente, com os veículos que vêm na direção contrária.

 

Uma dica simples para evitar problemas desse tipo é desviando o olhar das luzes que vêm diretamente até você. Para contornar a situação, tente olhar para o sentido do acostamento.

 

7. Mantenha distância segura entre os veículos ao seu redor

 

Não dê sopa para o azar. Manter-se distante de outros veículos permite um tempinho a mais para tomar decisões urgentes, diante de um imprevisto.

 

É outra dica simples que ajuda, ao dirigir à noite, mas é também algo que tendemos a esquecer no dia a dia. Especialmente, quando estamos com pressa ou com a cabeça cheia de problemas e a atenção à estrada deixa de ser prioridade.

dirigir a noite é perigoso

8. Utilize o farol corretamente

 

Deixe o farol aceso nas estradas. E, também, mantenha-os sempre regulados e lembre-se de usá-los corretamente, em seus trajetos.

 

Aqui vão algumas orientações sobre as principais funcionalidades de cada um dos faróis mais comuns em todo tipo de veículo:

 

- Farol baixo ajuda a melhorar a visibilidade em trechos escuros e sinalizar sua presença a outros veículos;

- Farol alto deve ser usado para favorecer a visão para distâncias maiores;

- Farol de neblina é aquele cujo nome indica o seu principal uso (acioná-lo quando a neblina cobre a estrada e limita seu raio de visão);

- Farol de milha é um recurso de emergência, em áreas sem sinalização alguma. Mas deve ser usado com cuidado para não ofuscar a visão de outros motoristas;

- Lanterna, que tem bastante utilidade ao entrar e sair do veículo, e também ao parar seu caminhão na via.


 

Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

Conclusão

 

Dirigir à noite exige mais cuidados. Afinal de contas, é uma atividade mais arriscada e que demanda mais atenção e planejamento dos profissionais a bordo de caminhões.

 

Use as dicas que vimos aqui para reduzir esse perigo e garantir trajetos mais seguros. Com o tempo, essas boas práticas vão se converter em hábitos naturais, no seu dia a dia. E todos no seu caminho só têm a agradecer por isso.

 

Boa viagem!

 

Leia também - Aprenda algumas gírias da estrada

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Vídeos

Aguarde..