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Por que o Diesel é o combustível para veículos pesados?

Por Equipe RC em 07/01/2022 às 18:10
Por que o Diesel é o combustível para veículos pesados?

Embora sejam derivados da mesma matéria-prima, gasolina e diesel são utilizados de formas diferentes para dar combustão aos veículos, alterando a forma como o motor funciona de acordo com cada combustível

Entendendo que existem diferenças entre os motores a gasolina e diesel, devemos entender que no Brasil algumas diferenças são causadas tanto pela própria viabilidade do combustível em cada situação quanto a própria legislação.

Por exemplo, você sabia que no Brasil há uma lei que proíbe carros de passeio com motor a diesel? Ela existe desde a década de 70, e é um dos motivos para que no País, veículos de passeio de pequeno porte sejam apenas a gasolina ou etanol.

Caminhões, ônibus, alguns modelos de picapes, ou as famosas SUV’s, podem circular com motor a diesel desde que atendam as normas estabelecidas. Isso porque de acordo com a lei, para que o veículo possa utilizar motor à diesel é necessário que transporte uma carga superior a mil quilos.

Mas você como funciona um motor a diesel? Por que esse tipo de motor é usado para veículos mais pesados, como caminhões?

Bom, primeiro de tudo, o óleo diesel, derivado do petróleo assim como a gasolina, realiza um processo de combustão interna que é bem similar aos motores que utilizam gasolina, porém, muda principalmente na hora de dar partida no motor.

Essa diferença se dá porque o motor a gasolina precisa, de maneira resumida, de uma faísca para dar ignição. É por isso que os automóveis com motor a base de gasolina possuem velas.

Ao ligar, o sistema elétrico do veículo aciona as velas, dando ignição e gerando a faísca utilizada para queimar o combustível e formar o gás que dará partida ao motor.

Por outro lado, o motor a diesel não precisa de velas para dar ignição, gerando o calor necessário apenas com a compressão do ar. A câmara de compressão do veículo a diesel injeta o combustível, que ao entrar em contato com o ar aquecido gera a ignição do motor.

Esse fator torna a taxa de compressão de um motor a diesel muito maior que um motor a gasolina. Porém, essa não é a única diferença, e talvez nem seja a mais importante.

Em relação a autonomia, o motor a diesel é sabidamente mais econômico. Alguns modelos de SUV’s, por exemplo, que possuem versões tanto com motores a diesel quanto gasolina, costumam apresentar uma autonomia de pelo menos 4 km a mais quando utilizam o diesel.

Este detalhe traz à tona um outro fator que, embora seja relativo, também deve ser considerado: o preço dos combustíveis. Atualmente, no Brasil, o Estado de São Paulo registra a gasolina comum a cerca de R$ 6,70 o litro, enquanto o diesel se encontra, em média, RS 5,60.

Mas é apenas um exemplo, pois esse fator é bastante volátil, e muda de acordo com o Estado ou cidade brasileira. No entanto, até o presente momento a questão do consumo aliado ao preço de cada combustível torna o diesel uma opção ligeiramente mais rentável se comparar os dois no mesmo veículo ou similares.

Porém, um fator negativo em relação ao preço do motor diesel é seu custo, tanto na fabricação quanto à manutenção. Por precisar de mais tecnologia, o motor a diesel apresenta um valor um pouco mais alto.

Tecnologia essa revertida em robustez, o que traz mais durabilidade e longevidade para os motores a base de diesel. Independentemente de qualquer questão levantada, o diesel está entre os combustíveis mais populares do mundo, utilizados para abastecer caminhões e outros veículos pesados.

Foto: divulgação

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