29 de Abril de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Ministro orienta caminhoneiro a subir preço do frete

Por Equipe RC em 28/10/2021 às 15:41
Ministro orienta caminhoneiro a subir preço do frete

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou no dia 27, que os caminhoneiros precisam repassar os custos, incluindo os reajustes do diesel, para o frete. Conforme Tarcísio, a categoria precisa se organizar para “sobreviver no mercado”.

Ele declarou: “vocês têm que aprender a se reinventar e a gerir seu negócio, e pegar como exemplo aqueles setores que são mais organizados, como por exemplo, o setor do cegonheiro é extremamente organizado, essa categoria nunca foi ao ministério reclamar de frete”.

Tarcísio disse ainda que não adianta apenas regular o frete mínimo. O mercado precisa se ajustar para que todos fiquem satisfeitos. “Não é isso que vai resolver, quer ver a contradição: no passado não existia frete mínimo, tinha-se uma tabela da NTC, que era uma tabela de referência, eram valores altos, essa tabela não era obrigatória. Então, quando o caminhoneiro mirava aquele valor da NTC que era mais alto, eles [as transportadoras] não seguiam, mas cooperavam em um valor tranquilo, criaram o peso mínimo, que era o mínimo, o que fez eles ficarem presos naquele valor”.

O ministro explicou que “às vezes quem destrói o frete é o próprio caminhoneiro. Alguns integrantes da categoria aceitam transportar por preço muito baixo, o que prejudica os demais. “Quando tem um grupo de caminhoneiros negociando com uma transportadora um valor de frete, sempre tem aquele que oferece um frete muito mais baixo, inexequível, que acaba pegando o transporte e passando por dificuldades.”
 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aguarde..