18 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Em março, produção de caminhões teve o melhor resultado do 1º trimestre

Por Equipe RC em 08/04/2022 às 14:23
Em março, produção de caminhões teve o melhor resultado do 1º trimestre

A produção de caminhões vem reagindo bem, neste mês de março, foram 13,5 mil unidades, melhor resultado do trimestre de 2022. No acumulado de janeiro/março deste ano foram 3,9% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Se compararmos março com fevereiro de 2022 ocorreu um aumento de 18,8%.

O setor de caminhões continua sendo muito puxado pelos segmentos de semipesados e pesados (só esse último representa 44%), apesar de março de 2022 contra março de 2021 ter dito uma pequena queda nos licenciamentos de 6,5% ainda continua sendo o segmento que vem alavancando os licenciamentos. “Se somarmos o semipesados com os pesados alcançamos quase 75% de todo o volume. No caso do comparativo do primeiro trimestre deste ano, em relação ao ano passado ocorreu um aumento de 3%, índice importante para o setor. Apesar de todas dificuldades como falta de semicondutores e insumo, por exemplo, continua em um bom ritmo”, diz Marco Saltini, vice-Presidente da Anfavea.

Renovação de frota para veículos pesados sai do papel

Durante a coletiva, a Anfavea também apresentou sua visão sobre a MP 1.112, publicada no início deste mês pelo governo federal, que instituiu o Programa Renovar, voltado inicialmente para caminhões, ônibus e implementos rodoviários.

Glenda Lustosa, Subsecretária de Facilitação de Comércio Exterior e Internacionalização do Ministério da Economia, participou da coletiva e explicou que o Renovar é um programa voluntário, em que o caminhoneiro que tem veículo com mais de 30 anos de uso tem vantagens ao participa. “O objetivo é ganhar produtividade e contribuir com a redução do Custo Brasil. Um caminhão de 30 anos, em comparação a um de 10 anos de uso, por exemplo, tem custo operacional 15% maior. E um benefício adicional é a retirada de circulação de veículos que poluem mais. Estes caminhões em desuso terão o tratamento adequado junto a parceiros que cuidarão do desmonte sustentável e correto.”

Por meio de um aplicativo que centralizará todo o Programa Renovar, o proprietário de um veículo pesado com mais de 30 anos poderá entregá-lo para reciclagem e receber o valor de mercado, mais o da sucata. E se quiser adquirir um veículo mais novo, poderá ter benefícios de outros atores integrados ao aplicativo, como governos estaduais e municipais, além de fabricantes, concessionários, bancos e frotistas.

“Esse decreto, mais que uma vitória para o setor automotivo, é uma conquista para os caminhoneiros e para toda a sociedade, já que temos uma frota de caminhões com idade média superior a 20 anos. Desde que o Proconve foi instituído em meados dos anos 80, esse tema da renovação de frota tem sido uma pauta histórica da Anfavea, no sentido de complementar os esforços dos fabricantes para redução das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa, sem falar da questão crucial da segurança no trânsito”, destacou. o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

“Ainda estamos aguardando o decreto que regulamentará os valores e toda a parte operacional e legal do Programa Renovar para avaliar os impactos, mas sem dúvida ele desempenhará um papel significativo no âmbito social, permitindo a caminhoneiros autônomos a oportunidade de trocar seu veículo com ganhos de produtividade. Será sem dúvida um passo importante para o transporte de carga no país”, complementou Marco Saltini, vice-Presidente da Anfavea.

Foto: divulgação

Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..