20 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Dia do trabalho, uma homenagem aos caminhoneiros

Por Equipe RC em 28/04/2023 às 18:26
Dia do trabalho, uma homenagem aos caminhoneiros

Celebrado mundialmente no 1° de maio, o Dia do Trabalho é uma forma de homenagem à luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas. No Brasil, essa data é marcada por uma série de conquistas históricas na área trabalhista, que transformaram a relação entre empregadores e empregados.

Uma das principais conquistas do movimento trabalhista no Brasil foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943. A CLT foi criada durante o governo de Getúlio Vargas e representou um grande avanço na proteção dos direitos dos trabalhadores, garantindo o pagamento de salários justos, jornadas de trabalho limitadas, descanso semanal remunerado, férias, décimo terceiro salário, entre outros direitos.

Outro marco importante na história das leis trabalhistas no Brasil foi a Constituição de 1988, que garantiu uma série de direitos aos trabalhadores, como a licença-maternidade, a estabilidade no emprego, a jornada de trabalho de no máximo 8 horas diárias e 44 horas semanais, além de outros direitos fundamentais para a dignidade do trabalhador.

A profissão de caminhoneiro, que é extremamente fundamental para a economia do país, sendo responsável pelo transporte de mercadorias que abastecem as empresas e a população. Contudo, a vida na estrada é marcada por diversas dificuldades, como a solidão, a falta de convívio com a família, o cansaço e o risco constante de acidentes.

Além disso, os caminhoneiros enfrentam ainda as dificuldades das estradas brasileiras, com trechos difíceis de se locomover, falta de segurança e alta incidência de assaltos.

Assim como a revista Caminhoneiro sempre gosta de reforçar, é importante reconhecer e agradecer o empenho e a dedicação dos profissionais da área, que muitas vezes precisam lidar com todas essas dificuldades para cumprir seu trabalho e garantir o abastecimento do país. Com isso, nada mais justo que deixar os próprios heróis da estrada mostrarem um pouco da sua visão sobre o feriado e desejando felicitações a todos os trabalhadores do Brasil:

Caminhoneira Sandra Maria Dias Gomes

 

“Meu nome é Sandra, sou carreteira e tenho 22 anos de profissão. Trabalho com o maior orgulho como caminhoneira. Hoje, trabalho com o transporte de cargas perigosas e só tenho a parabenizar a cada cidadão brasileiro pelo dia do trabalho. A gente faz nossa parte, precisamos trabalhar porque não nascemos em berço de ouro. O dia do Trabalho é importante, mas nem todo mundo descansa nessa data. Às vezes no dia do trabalho a gente ‘carrega pedra’, mas eu parabenizo a todas as pessoas que trabalham e deixam seu lar para buscar o pão de cada dia! Parabenizo todos os parceiros de rodagem e desejo um 1° de maio abençoado para todos. Deixo aqui meu abraço e gratidão a Deus pela minha profissão, porque faço o que amo.”

Caminhoneiro Alberto Diogo Giusti

“Estamos na segunda-feira, quando comemoramos o Dia do Trabalho, dia 1° de maio. Fico muito contente por mais uma vez poder comemorar esta data, ao passo que muitos amigos que estão impossibilitados de trabalhar não podem comemorar a data. O dia é muito importante na nossa vida, pois quem trabalha é digno de receber essa homenagem. Agradeço muito a Deus por ter me dado mais um ano para comemorar o dia do trabalho, e desejo que Ele abençoe meus amigos, colegas e todo aquele trabalhador que luta e sua para levar o pão nosso de cada dia para casa. Muito obrigado e felicidade a todos os trabalhadores.”

Fotos: divulgação

Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..