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Desenvolvido no Brasil, e-Delivery chega no primeiro semestre

Por Graziela Potenza em 04/05/2021 às 12:21
Desenvolvido no Brasil, e-Delivery chega no primeiro semestre

O veículo elétrico da VWCO vem passando por uma bateria de testes e já está pronto para o mercado.

Como os demais caminhões antes de serem lançados no mercado são submetidos a uma verdadeira bateria de testes, com o e-Delivery não foi diferente.

O primeiro caminhão elétrico, 100% desenvolvido e testado no Brasil, encara mais de 100 testes rumo ao lançamento comercial que deve acontecer ainda nesse primeiro semestre. 

Segundo o gerente de e-Mobility da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), Argel Franceschini, ele é testado sempre nos seus limites, desde temperaturas extremas a análises de interferências eletromagnéticas, são mais de 100 diferentes avaliações que vão corresponder ao equivalente a cerca de 400 mil quilômetros para comprovar a eficiência e a confiabilidade do veículo em todo tipo de condição.

Neste projeto a Ambev, que valoriza a sustentabilidade, se tornou parceira da fabricante no desenvolvimento do modelo. Há dois anos e meio está realizando testes práticos com o caminhão elétrico. Para enriquecer o resultado, os caminhões e-Delivery percorrem rotas na cidade de São Paulo, mas também na região da fábrica no Sul Fluminense, com condições reais de tráfego. Além disso, todo o trabalho é acelerado com simulações no campo de provas do centro mundial de desenvolvimento da VWCO, localizado na fábrica, em Resende (RJ).

Uma infraestrutura de carregadores de alta potência, com diferentes modelos, foi montada para dar suporte à validação e aos testes num ritmo acelerado. “Os veículos rodam 24 horas por dia em três turnos, sete dias por semana, com o objetivo de acumular a máxima quilometragem antes de chegarem definitivamente nas mãos dos clientes e às ruas”.

Quando questionado qual foi o maior desafio, Argel Franceschini ressaltou que “entre eles o desenvolvimento de um caminhão em paralelo com o que a indústria desenvolve em outros mercados. Por essa razão, o e-Delivery não nasce de algo derivado ao que existe na Europa. Ele saiu de acordo com as características do transporte brasileiro.”

O executivo continua: Por trás de toda pesquisa e desenvolvimento, está a maior frota de protótipos elétricos para testes em andamento no país e uma equipe de mais de 50 profissionais envolvidos diretamente na execução, aquisição de dados e avaliação dos resultados. Ao longo desses dois anos e meio, veículos elétricos VW rodam com mais de 250 pontos de instrumentação para monitorar o desempenho específico de cada novo componente.

Para os motoristas do caminhão elétrico, o veículo é muito confortável e não faz barulho. Além dos resultados para o meio ambiente o veículo também apresenta baixo índice de manutenção e, consequentemente, alta disponibilidade, algo que sem dúvida conta pontos em tempos tão desafiadores.

 

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