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Avaliação: rodamos no Volkswagen Constellation 26.320

Por Graziela Potenza em 11/02/2024 às 16:21
Avaliação: rodamos no Volkswagen Constellation 26.320

Rodamos no novo VW Constellation 26.320, um caminhão notável que combina robustez e confiabilidade. Agora, com um nível de eficiência aprimorado, conectividade avançada e recursos de segurança ativa de série, ele chega ao mercado com o pacote Prime.

No mercado altamente competitivo de caminhões, é crucial encontrar uma opção confiável e robusta para atender às demandas de transporte de cargas. O VW Constellation 26.320, fabricado pela renomada montadora Volkswagen Caminhões e Ônibus, destaca-se como uma escolha acertada. Nesta análise abrangente, exploraremos as características, potência, confiabilidade e desempenho desse caminhão, bem como sua adequação para diferentes aplicações no setor.

Antes de nos aprofundarmos nas características do VW Constellation 26.320, vamos entender a importância desse segmento no mercado. Para tal, Andria Cristina Giusti, engenheira de Marketing do Produto da VWCO, fez uma explanação sobre o mercado de caminhões de 14 a 33 toneladas. O modelo 26.320 (24 toneladas) no segmento de 6x2 representa uma média estimada de 35% do market share brasileiro. É um segmento bastante representativo, pois os caminhões nessa faixa, com tração 6x2, são amplamente utilizados no Brasil para o transporte de cargas médias a pesadas. Sua configuração de eixos permite uma distribuição de carga eficiente e excelente tração, proporcionando estabilidade durante o trajeto.
 

Ao analisar as aplicações desse caminhão, descobrimos, através da explicação de Andria Cristina Giusti, sua versatilidade impressionante. Desde transporte de cargas secas, distribuição urbana, contêineres, alimentos, carga viva, até baús, cargas gerais, frigoríficos, basculantes e tanques, o VW Constellation 26.320 se destaca como uma escolha acertada para diversos setores da indústria de transporte de cargas.

Em termos de eficiência, segurança e tecnologia, o VW Constellation 26.320 trouxe diversas inovações em relação ao seu antecessor. Com o Proconve P8 (Euro6), houve redução significativa de emissões, com uma diminuição de 98,36% de material particulado (MP) e 99,95% de óxidos de nitrogênio (Nox). Essas melhorias não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também reduzem o custo operacional em até 10%, proporcionando economia aos frotistas e motoristas.
 



Depois de apresentados os atributos do VW 23.320, chegou a hora de testá-lo na estrada. O dia estava chuvoso, o que proporcionou uma excelente oportunidade para verificar o desempenho de todas as tecnologias de segurança do modelo. Iniciamos nossa jornada na concessionária Dibracam, localizada em Santo André, com destino a Guararema, no interior de São Paulo. Durante o percurso, enfrentamos trechos urbanos e rodoviários. Vale ressaltar que o VW Constellation utilizado possuía um PBT de 16.305 kg.

Logo no primeiro contato, percebi que o VW Constellation 26.320 é um caminhão que se destaca pelo seu design imponente e aerodinâmico. Com linhas modernas e uma cabine espaçosa, projetada para oferecer conforto e ergonomia ao motorista, o veículo chama a atenção logo de cara. O acesso fácil à cabine, devido ao posicionamento dos degraus, facilita minha entrada, já que tenho uma altura de 1,62 m.

Dentro da cabine, observei que os comandos estão bem posicionados e a visibilidade panorâmica é uma característica que contribui para uma experiência agradável para os ocupantes.
 

Chegou o grande momento de conferir na prática todos esses modernos recursos. Sob a batuta do experiente mestre de condução João Alexandre Luciano, partimos rumo a Guararema. Durante o percurso, algo que chamou minha atenção foi a tranquilidade com a qual pude conversar com ele, já que não havia barulho dentro da cabine.

Ao observar o coração do caminhão, percebi que ele está equipado com um motor robusto, que é um dos grandes trunfos do Constellation 26.320. O novo motor MAN D08 de 6 cilindros em linha, com classificação Euro 6, proporciona uma potência impressionante de 320 cavalos e um torque máximo de 1.200 Nm. Para tornar o veículo ainda melhor, ele possui a tecnologia SCR com um tanque de Arla. Essa força motriz permite ao caminhão ser mais eficiente, proporcionando uma economia de até 8% e uma maior disponibilidade. Durante o projeto, lembrei-me de uma informação importante da engenheira Andria Cristina Giusti: "Com todas essas inovações, conseguimos reduzir o custo operacional em até 10%", o que, na minha opinião, é um resultado muito positivo tanto para o frotista quanto para o motorista.

Ao avaliar o desempenho desse caminhão, fica evidente que ele oferece uma experiência de condução suave e eficiente. A transmissão automatizada V-Tronic de 12 marchas, a mesma utilizada no VW Meteor, torna a pilotagem fácil e praticamente imperceptível. Além disso, recursos como o Kick-down (ao pisar fundo no acelerador, a transmissão reduzia a marcha aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagens seguras), sensor de inclinação (auxilia na escolha da marcha de partida e na estratégia de troca de acordo com a inclinação da via) e Eco roll (ou chamado de "banguela eletrônica" com acionamento manual, aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada) mostram o compromisso da VWCO em fornecer tecnologias avançadas que auxiliam o motorista, proporcionando maior segurança e desempenho durante as viagens.

Observei ainda o quão fácil é pilotar com a nova transmissão automatizada V-Tronic de 12 marchas. Durante minha experiência no retão da rodovia Carvalho Pinto, mal percebi quando ocorriam as trocas de marcha, as quais, aliás, são extremamente silenciosas e rápidas. Isso se traduz em um desempenho aprimorado. Vale ressaltar que a VWCO também disponibiliza a opção de transmissão manual de 9 marchas, caso prefira uma abordagem mais tradicional.

O motorista que dirige o VW 26.320 conta agora com a alavanca de troca de marchas na coluna de direção, presente na versão V-Tronic. Com todas essas melhorias, notei que o motorista é poupado e se torna o protagonista do VW 26.320 para realizar seu trabalho e, consequentemente, aumentar a produtividade do negócio.
 

Foi mudado o sistema de direção para o do Meteor: Caixa 8098, reduzindo o esforço físico do motorista em 31%. Pensei: "Nossa, essa redução faz toda a diferença, principalmente para quem passa o dia a dia na estrada, não é verdade?"

Todos os amantes de caminhões sabem que uma boa suspensão é fundamental. Por isso, fiquei atenta a esse aspecto. A suspensão dianteira parabólica do VW 26.320 entrega realmente o que promete, apresentando maior durabilidade, robustez e capacidade de carga superior em comparação com o Euro 5. "No Euro 6, o caminhão teve sua capacidade técnica de carga aumentada em 1.500 kg", afirma João Alexandro Luciano.

Roda macio

O conforto do motorista também é uma prioridade no VW Constellation 26.320. Com uma cabine espaçosa, design moderno, redução de ruído, novos bancos com cintos integrados premium, sistema de direção aprimorado e uma variedade de recursos adicionais, como volante multifuncional, ar-condicionado e sistema RIO BOX, o caminhão oferece um ambiente agradável e ergonomicamente projetado para o motorista passar longas horas na estrada com conforto. O Constellation VW 26.320 está disponível em três versões de cabines: estendida, cabine leito teto baixo e cabine leito teto alto.

Durante nosso bate-papo, João Alexandre compartilhou comigo como o banco do carro está incrivelmente confortável. Suas pernas se encaixam perfeitamente, proporcionando um ângulo agradável para interagir com os pedais de forma suave. Além disso, o volante oferece ajuste de profundidade e altura, o que é crucial para uma visão clara de todos os instrumentos, posicionados estrategicamente ao alcance das mãos do motorista.

Uma novidade incrível é que o suporte do celular agora é incluso de fábrica e ainda conta com a opção de carregamento integrado. Não é mais necessário utilizar um acessório adicional para essa função.

Segurança é outra característica destacada no VW Constellation 26.320. Com recursos como ABS + EBD, assistente de partida em rampa (HSA), controle de estabilidade (ESC) e controle de tração (ATC), o caminhão oferece maior segurança durante curvas, mudanças de direção e situações de baixa aderência. O novo cluster analógico com mais de 70 funções também proporciona uma experiência personalizada ao motorista, fornecendo informações essenciais de forma clara e acessível.

No entanto, um motorista bem treinado é imprescindível. Durante toda a viagem, João Alexandre soube explorar a aerodinâmica do veículo e utilizou o freio motor com habilidade, evitando o desgaste desnecessário do freio convencional.

O Master Drive João Alexandre faz um balanço do nosso percurso: Na primeira fase, da ida até o posto Graal da Rodovia Carvalho Pinto, percorremos 85 km, utilizando 18 litros de combustível, o que resultou em uma média de 4,5 km por litro. Em relação ao tempo, gastamos 1 hora e 13 minutos desde o momento em que ligamos o caminhão na Dibracam. Durante esse período, tivemos 6 minutos de marcha lenta enquanto esperávamos na concessionária, totalizando 1 hora e 20 minutos. O ranqueamento de frio e marcha foi de 100%, enquanto o de aceleração atingiu 95%.

No retorno, o balanço final de João Alexandre foi surpreendente. Ele obteve uma excelente nota de 96 no quesito frenagem, levando em conta os trechos urbanos. Além disso, recebeu uma nota de 95 em aceleração e câmbio perfeitos, obtendo um total de 100%. Durante a viagem, percorremos aproximadamente 176 km, levando duas horas e trinta e cinco minutos (faixa verde), mantendo uma média de consumo de 4,3 km por litro. Vale destacar que, mesmo com o veículo carregado, utilizamos apenas 42 litros de combustível.

No geral, o VW Constellation 26.320 demonstrou ser uma escolha acertada para aqueles que buscam um caminhão confiável, eficiente e versátil. Com sua combinação de robustez, tecnologia e segurança, ele atende às necessidades do mercado de transporte de cargas, oferecendo uma experiência de condução agradável tanto para o motorista quanto para os ocupantes. É um caminhão que certamente se destaca entre os concorrentes, consolidando a reputação da Volkswagen Caminhões e Ônibus como uma fabricante de excelência no setor.

Especificações Técnicas Comparativo

Soluções completas

Anderson Pires de Sousa, consultor Comercial da Área de Serviços da VWCO, destaca a importância de oferecer soluções completas e contar com equipes competentes de pós-venda para garantir a fidelização dos clientes. Segundo ele, o pós-venda da VWCO, conhecido como Volks Care, é uma solução completa que proporciona uma experiência diferenciada aos clientes. A empresa possui a maior rede de concessionárias do país, com 142 unidades espalhadas por todo o território nacional.

Uma das vantagens oferecidas pela VWCO é um plano abrangente de manutenção, que oferece opções desde a manutenção preventiva até os planos mais completos. Dessa forma, os clientes têm acesso a serviços de acordo com às suas necessidades.

Além disso, a VWCO está comprometida com a digitalização de sua rede de concessionárias, não apenas para facilitar a interação com os clientes, mas também para tornar sua vida mais prática. A empresa oferece diversos canais de atendimento, como o Chame Volks Omnichannel e o aplicativo VWCO Field Service, que visam garantir a satisfação dos clientes.

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Fotos: Divulgação

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