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Conheça os caminhões feras do agronegócio

Por Revista em 05/04/2021 às 15:32
Conheça os caminhões feras do agronegócio

Conheça os pesados que mais estão movimentando a safra recorde de grãos brasileira.

Novo DAF XF FTT 6x4

Por seus atributos de robustez, baixo custo operacional, fácil manutenção, maior capacidade de carga que atende legal e tecnicamente as composições de 74T, é demandado no escoamento de produção como o principal modelo da marca para o segmento de agronegócio.

Equipado com o motor PACCAR MX-13, de 12,9 litros, oferece duas opções de motorização, de 480cv (até 2.500Nm a partir de 900rpm) e 530cv (até 2.600Nm a partir de 1.000rpm). O freio motor PACCAR MX ficou ainda mais potente, com 490 cv, trabalhando altas potências em baixa rotação.

O sistema também conta com três estágios, o que permite um planejamento melhor do seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.

A transmissão do novo XF é a ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista. A cabine é outro diferencial para os motoristas, principalmente no agronegócio, pois percorrem longas distâncias.

O Novo XF tem duas opções de cabine, a Space e a Super Space, sendo a última a mais espaçosa e confortável do mercado, com 2,10 metros de altura interna. O caminhão também possui o maior e mais confortável colchão do segmento (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas, opção de beliche, cortinas black out, geladeira, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock.


Iveco Hi-Way 480 6x4

O mais adequado para a Safra é o Iveco Hi-Way 480 6x4. A linha Hi-Way, lançada em 2013, evoluiu a partir de pesquisas realizadas com os clientes da marca. A Iveco desenvolveu um pacote de melhorias técnicas que aumentou significativamente o torque e a economia de combustível dos modelos.

Essas mudanças contemplaram a turbina, o coletor de escape, o volante do motor e o aumento da eficiência do sistema de arrefecimento, além da calibração geral de motor e caixa. Com o maior torque dos motores, o desempenho dos caminhões melhorou, permitindo, por exemplo, retomadas mais eficientes e resultando em menor tempo médio de viagem e maior produtividade.

Além disso, para otimizar os custos operacionais em todas as condições de uso, o cliente tem a opção do "modo econômico", acionado por meio da tecla ECO no painel, contribuindo para um consumo de combustível mais otimizado.

MB Novo Actros e Axor

Dentro do amplo portfólio de caminhões da marca, a Mercedes-Benz oferece aos clientes que trabalham com transporte de grãos diversos modelos extrapesados das famílias Novo Actros e Axor.

Os caminhões são reconhecidos no mercado por sua força, desempenho, robustez, resistência e produtividade. Novidade recente no País, o Novo Actros faz da tecnologia um excelente parceiro do motorista e do transportador.

Este inovador caminhão utiliza diversos sistemas inteligentes e conectividade para potencializar a condução do veículo e a operação de transporte, visando economia, produtividade e segurança.

O Novo Actros e o Axor trazem diversas inovações e novidades que foram desenvolvidas dentro da realidade do transportador no Brasil, atendendo a pedidos e sugestões dos próprios clientes. Esse compromisso está consolidado no slogan “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”.

Scania R 540 6x4

Está equipado com o motor de 540cv lançado pela Scania, e teve sua estreia justamente no mercado brasileiro com a chegada da Nova Geração, no final de 2018, com o início das entregas a partir de fevereiro de 2019. Desde então, o caminhão tem sido um sucesso. De acordo com o ranking da Fenabrave, ele já teve em 2021 o volume de 312 unidades emplacadas. É um modelo em ascensão no mercado e cada vez mais caindo no gosto do cliente, que retira dele o máximo de rentabilidade (com o torque em baixas rotações e o motor de injeção múltipla que funciona em perfeita sintonia com os 540 cavalos), além da disponibilidade garantida pelos programas de manutenção Scania.  Especialmente sobre o mercado de caminhões pesados para o Agronegócio, sem dúvida, o maior destaque é o segmento de grãos. Tradicionalmente, é um dos maiores compradores de caminhão Scania.

 

 VW Meteor 29.520 6x4

O caminhão mais potente da VW Caminhões e Ônibus estreia no mercado nacional já fazendo história e com coração brasileiro: ele é equipado com a nova geração do consagrado motor MAN D26 de 13 litros, agora produzido no Brasil, em São Paulo (SP), na primeira linha fora da Europa.

Com 520cv de potência e 2.500Nm de torque, o propulsor tem mais de 130 componentes modificados para alcançar a combinação de potência, torque, redução de consumo de combustível e durabilidade.

É equipado com a nova transmissão V-Tronic na caixa Traxon de 12 e 16 velocidades. Como os demais estreantes, tem chassi projetado por engenheiros da Volkswagen Caminhões e Ônibus a partir de todo o know-how acumulado, com rigoroso desenvolvimento para deixar os veículos mais leves, culminando na máxima capacidade de carga útil.

O cavalo mecânico 6x4 foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com Combinações Veiculares de Carga de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas, com versatilidade a toda prova.

Volvo 540cv 6x4

 

No caso específico do transporte rodoviário de grãos em longas distâncias o modelo mais indicado, pela empresa, é o Volvo FH, especialmente a versão FH 540cv 6x4.

A Volvo tem uma gama completa para atender todas as operações de transporte do agronegócio. O Brasil é uma superpotência do agribusiness. É o setor que tradicionalmente demanda por caminhões com alta capacidade de carga e grande disponibilidade.

Coincidentemente, o pesado FH 540cv é o caminhão mais vendido do Brasil, até mais que caminhões leves. Este modelo Volvo lidera o ranking de emplacamentos há anos e se mantém à frente em 2021. Boa parte das entregas desta versão foi para o agribusiness, em especial o transporte de grãos.

O agronegócio nacional vem mostrando sua força global e sucessivamente produzindo safras recordes. Em 2021, espera-se, mais uma vez, um novo recorde. Assim, os transportadores ligados ao setor deverão continuar promovendo renovações nas frotas, escolhendo o Volvo FH.

 

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