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Conheça a história do primeiro caminhão do mundo

Por Equipe RC em 08/02/2024 às 20:40
Conheça a história do primeiro caminhão do mundo

Esta matéria foi escrita baseada em um arquivo histórico.

Na edição nº 122 da revista Caminhoneiro, de setembro de 1996, comemorava-se um século do nascimento do primeiro caminhão com motor que se tem registros. Agora, aproximadamente 27 anos depois da publicação da edição e 128 anos de quando os alemães Daimler e Maybach puseram motor e direção velhos carroções, convidamos você a uma viagem no tempo. Confira a matéria na íntegra:

Não é fácil definir como, quando, onde algumas invenções e descobertas aconteceram. O caminhão, de certa forma, se encaixa nessa relação. Enciclopédias francesas, italianas, americanas, alemãs e livros sobre a história dos veículos não se atrevem a pôr em suas páginas nomes, datas e fatos que apontem com precisão o surgimento do primeiro veículo de carga. Mas há autores e citações, aqui e ali, apontando para a Alemanha como o berço; Daimler e Maybach como os pais; 1896 como o ano do nascimento.
 

Naquele final do século XIX, a sociedade necessitava cada vez mais de meios de transporte eficientes. Com o desenvolvimento industrial, acelerou-se o desenvolvimento urbano, apesar de as regiões rurais ainda serem densamente habitadas. Como alternativa de energia, havia a caldeira, conhecida e difundida por toda a parte, mas o aparecimento da eletricidade impulsionou o crescimento industrial. Nos jornais, já se lia sobre o progresso do novo motor de combustão.

Nessa época, os meios de transporte eram as embarcações de todos os tipos; o trem, cada vez mais rápido; e os cavalos e suas carroças, responsáveis pela distribuição local. As cidades cresciam, investia-se na alfabetização, e a expansão da classe média criava condições para atividades como o ramo dos transportes. Com a democratização da sociedade, os sindicatos tornaram-se poderosos. Os carroceiros pertenciam à categoria que logo se organizou. Igualmente organizados eram os que cuidavam dos cavalos.

Uns e outros duvidavam da modernização, apostavam na eterna predominância do cavalo e da carroça como meio de transporte. Aquelas notícias sobre experiências com motores certamente não os comoviam nem um pouco. Mas muitos engenheiros e mecânicos continuavam trabalhando pesado. Na fábrica de máquinas Augsburg-Nürnberg, mais conhecida pela sigla MAN, em Bayern, Alemanha, pesquisava, por exemplo, o engenheiro de nome Rudolf Diesel. Ele acreditava que iria criar um motor mais simples e eficiente, com combustão interna.

Muitos técnicos e pesquisadores inventaram "em parte" o caminhão ou colaboraram para sua invenção. Nessa época, por sinal, uma literatura técnica considerável se divulgava rapidamente. Os institutos de patentes cumpriam papel duplo: ao mesmo tempo que protegiam as invenções e faziam com que as mesmas fossem reconhecidas e aprovadas, propiciavam aos concorrentes a oportunidade de partir para uma solução melhor ainda.

De todos os nomes importantes no surgimento do caminhão, é preciso citar os que, ao que tudo indica, foram os pioneiros de verdade. Caso dos alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, dois gênios que se completavam. Trabalhavam juntos. Um criava na prancheta; o outro desenvolvia o projeto.

O primeiro caminhão tinha motor a gasolina de dois cilindros, potência que ia até 10 cavalos, chegando a desenvolver 12 quilômetros por hora. Carregava 1.500 kg e cus-tava algo como 5.200 marcos. Não passava de uma carroça grande, motorizada, com um banco na frente, direção horizontal. O motorista, aquele primeiro caminhoneiro, ficava totalmente exposto aos ventos, chuvas, frio. Na lateral do veículo, estava escrito Daimler Motoren Gesellschaft Cannstatt, o no-me da companhia (Gesellschaft) de motores (Motoren) e veículos de Daimler, sediada em Cannstatt, perto de Stuttgart.

Embora obras como a Encyclopaedia Britannica, a Grand Larousse, a Enciclopedia Italiana de Scienze, Lettere ed Arti, a The American Peoples Encyclopedia e tantas outras nem citem o fato, o trabalho de pesquisadores e escritores dedicados à história dos veículos dão peso a essa invenção de 1896. Um deles é o autor sueco Christer Olsson, que escreveu Os Primeiros 100 Anos do Caminhão - 1896-1996, livro de 83 páginas recentemente publicado na Suécia.

Outro autor que chancela a informação é Niels Jansen, ex-caminhoneiro que começou a fotografar caminhões nos anos 60, pesquisou nos Estados Unidos o passado dos brutos americanos e lançou Pictorial History of American Trucks (História Ilustrada dos Caminhões Americanos). Na obra, ele escreve: "Na Europa, Daimler lançou seu Lastwagen (Nota da Redação: caminhão na língua alemã) em 1896 (...) e isso parecia mais com um caminhão de verdade"

Surgido no fim do século XIX, o caminhão evoluiria muito no século XX. A Mercedes-Benz comemora mais efusivamente esse centenário do caminhão no mundo porque a associação das empresas de Daimler e de Karl Benz (o alemão que já havia inventado o triciclo motorizado, considerado por alguns "o primeiro automóvel do mundo") originaria a Mercedes-Benz e impulsionaria de fato a indústria dos veículos de carga. No Brasil, no início deste século, começaram a chegar caminhões.

Em 1909, por exemplo, registra-se que um agricultor gaúcho importara um modelo Daimler a gasolina, motor de 4 cilindros, potência de 35 cv, três sistemas de freios e rodas revestidas de borracha. A indústria, na Europa e nos Estados Unidos, não parava de crescer desde a virada do século. Entre os america-nos, surgiram veículos de carga das marcas Winton (1898), Autocar (1899), Mack and White

(1900), Rapid, depois GMC, e Studebaker (1902), Reo (1904), Ford, Dart, Packard e Oldsmobi-le (1905)... Mas, após essa conquista de mercado pelos veículos com motor a gás e a gasolina, a novidade do caminhão a diesel viria novamente da Europa. Karl Benz o lançou em 1923. Ele tinha quatro cilindros, potência de 50 cv e podia levar 5,5 toneladas. Estava consolidado o caminho para a vida dura desses veículos destinados a transportar cargas.

Personagens

Entre os nomes que se destacaram na criação e desenvolvimento de motores e veículos estão Gottlieb Daimler, Wilhelm Maybach, Karl Benz e Rudolf Diesel. Os três primeiros, alemães 100%; o último, nascido em Paris, mas filho de alemães. Daimler e Maybach trabalharam juntos. Queriam aperfeiçoar o motor desenvolvido por outro alemão, Nikolaus August Otto; pretendiam criar um motor de explosão mais leve, mais potente, mais econômico, de construção simplificada. Em 1883, Daimler patenteia o primeiro motor a gasolina leve, de alta rotação. Adaptou-o a uma bicicleta, depois a uma carruagem e a um barco, e vendeu a patente aos franceses, contribuindo muito para o progresso da indústria automobilística na França. A companhia Motores Daimler (Daimler Motoren), que fundou em 1890, lançou em 1896 o primeiro veículo motorizado para levar cargas.

Filho de um maquinista, Benz criou um motor monocilindrico, montou um triciclo com motor a gás e obteve a patente em 1886. Fez três desses "carros", não conseguiu vender nenhum. Em 1895, criou o primeiro ônibus do mundo, com oito lugares, motor de 5 cv.

Em 1923, apresentou o primeiro caminhão com motor diesel. Para isso ser possível, havia entrado em ação o gênio de Rudolf Diesel, que em 1893 fez funcionar um motor tendo óleo como combustível.

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Fotos: Arquivo revista Caminhoneiro e divulgação

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