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CCR vence leilão e renova concessão da Via Dutra; pedágios diminuem

Por Equipe RC em 29/10/2021 às 17:38
CCR vence leilão e renova concessão da Via Dutra; pedágios diminuem

A CCR venceu o leilão da Via Dutra, que já era administrada pela empresa, e do trecho da Rio-Santos, na BR-101 entre Rio de Janeiro e Ubatuba (SP), que estava com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A expectativa de investimento é de R$ 14,8 bilhões ao longo de 30 anos de contrato. A empresa ofereceu 15,3% de desconto na tarifa de pedágio e outorga de R$ 1,7 bilhão (valor pago ao governo).

Ela venceu a Ecorodovias, única concorrente. Este foi o maior leilão da história das concessões rodoviárias. Entre as benfeitorias que a concessionária deverá realizar estão implementar wifi e luz de led em toda rodovia, construção de mais de 600 km de faixas adicionais para ampliação de capacidade e 80 km de duplicação no Estado fluminense.

Além desses aprimoramentos, a concessionária também terá de implantar o novo sistema de cobrança de tarifa: o free flow, que cobra do usuário um valor proporcional ao percorrido na rodovia. Isso elimina a necessidade de instalação de praças de pedágio.

Leilão

A licitação foi realizada na modalidade leilão, com critério de julgamento híbrido: pela maior oferta de outorga (maior valor de outorga fixa), combinado com o critério da menor tarifa de pedágio (limitado a um desconto máximo de 15,31% permitido).

Novas formas de cobrança

  • O Desconto de Usuário Frequente (DUF) tem como objetivo principal minimizar o impacto da introdução de tarifas de pedágio nos custos totais de transporte de usuários de automóveis que precisam utilizar a rodovia para a realização de deslocamentos frequentes, que usualmente ocorrem entre municípios próximos.
  • O Desconto Básico de TAG (DBT) é um desconto de 5% sobre a tarifa de pedágio direcionado a quaisquer usuários do sistema de pagamento automático identificado pelo TAG eletrônico acoplado ao veículo.
  • A implantação de sistema de pedagiamento Free Flow, na região metropolitana de São Paulo, para a gestão dinâmica da demanda, associado à utilização de faixas reversíveis para melhoria da mobilidade urbana e priorização do nível de serviço na via expressa. O sistema objetiva otimizar o tráfego entre as pistas expressas e as pistas marginais, de forma a equilibrar o nível de serviço em ambas as pistas, com a implantação de mecanismo flexível para a fixação de tarifas, que variará com o horário de pico e intensidade de veículos, para viabilizar a fluidez do tráfego. Foi previsto, para o estudo em questão, o compartilhamento das receitas oriundas do sistema de pedagiamento Free Flow, sendo 50% devido à concessionária e 50% ao Poder Concedente. Os recursos destinados ao governo federal serão revertidos para a modicidade tarifária e conforme o regramento previsto em contrato.
  • A inclusão de tarifa diferenciada entre pista simples e pista dupla, a fim de manter exequibilidade dos projetos da futura concessão e estar adequado às políticas públicas estabelecidas. Assim, foi definida para a BR-101, em pista dupla, um valor tarifário 30% maior do que a pista simples. Para as três praças da BR-101, tendo em vista seu caráter turístico, foi adotada, a exemplo de outras concessões no país, uma tarifa intitulada de sazonal, a qual varia ente os dias da semana e os fins de semana e feriados. Desse modo, as tarifas sazonais adotadas na BR-101 consistem em um aumento de 66% aos finais de semana e feriados sobre o valor da tarifa praticada durante a semana.

Inovações

  • Inovações referentes à gestão de concessões rodoviárias, baseadas em segurança viária, gestão de ativos, gestão dinâmica (de demanda) e sustentabilidade, ligadas a Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS), big data e certificações/processos.
  • Proposição de novo modelo operacional com implantação de um sistema de gestão e operação, com utilização de melhores práticas em gestão de ativos e monitoramento: Sistema de Apoio e Gerenciamento de Tráfego (SGAT); Sistema de Gestão de Ativos (SGP, OAEs, entre outros), Sistema de controle dinâmico de velocidade; gestão de acostamento (utilização do acostamento com permissão para circulação em caso de restrições de capacidade decorrentes de acidentes e outros eventos); mais PMVs em toda a rodovia e integrados ao SAGT (reforçado em trechos críticos); aquisição de um banco de dados meteorológicos; aquisição de dados dos usuários (aplicativos); sistema de detecção automática de incidentes (DAI); App/E-Call (função de chamada de emergência); e, por fim, como muitos usuários vão gostar, wi-fi em toda a via.
  • Para a segurança viária, foi proposta a adoção da metodologia iRap, iluminação inteligente por LED e sistemas de telegestão em 100% da rodovia (BR-116/RJ/SP) e em pontos críticos e zonas urbanas (BR-101/RJ/SP), propiciando uma maior segurança e redução de roubos de carga.
  • Para a inovação na área socioambiental, foi proposto o Programa Carbono Zero, que se baseia na neutralização de emissões de carbono relacionadas à operação da concessão.
  • Foram previstos quatro pontos de descanso para caminhoneiros (PPDs), com instalações sanitárias, áreas para refeições e descanso, e internet, sendo três a serem localizados na BR-116/RJ/SP, e um na BR-101/RJ/SP.
  • Quanto à qualidade dos projetos de engenharia das obras a serem executadas ao longo da concessão, foi proposta a Certificação de Projetos, por empresa acreditada no Inmetro e adoção da tecnologia em modelagem BIM (Building Information Modeling).

Principais melhorias

Abaixo, as tabelas com os principais destaques de obras em benefício da população:

Obs.: OAE significa Obra de Arte Especial, como viadutos e pontes.

A BR-101/RJ/SP (Rio-Santos), atualmente, é de pista simples, apesar do seu potencial turístico. Com a nova concessão, isso vai mudar, o que vai aprimorar a fluidez do tráfego na região:

Outra obra de destaque, a Serra das Araras, terá quatro faixas e será executada entre o 6º e o 7º ano da concessão com extensão total de 16,2 km. A tabela abaixo detalha a execução:

Praças de pedágio

Serão 10 praças, com as seguintes tarifas básicas de pedágio:

Obs.1: a variação de tarifa na BR-116 está relacionada à conclusão das obras obrigatórias na Serra das Araras e na BR-101.

Obs.2: A tarifa será sazonal na BR-101/RJ/SP, conforme tabela abaixo:

Com informações e tabelas da ANTT

Acesse a página do projeto de concessão clicando aqui

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Comentários

  • Mas nem tudo são flores... Após a grande expectativa pelo leilão da rodovia mais importante do país que liga os dois maiores PIB´s do Brasil (>50%), no eixo RJ x SP, e o mais aguardado da história, nem tudo são flores. A imagem dos presentes comemorando aos gritos de “A Dutra é nossa”, as palavras do CEO da CCR antes da batida de martelo, palavras como orgulho, privilégio e responsabilidade dava o tom do que seria ou será a CCR Nova Dutra para os próximos 30 anos. Podemos também fazer um exercício mental de todos os colaboradores do Grupo CCR Nova Dutra comemorando em seus lares, locais de trabalho este vitorioso leilão com uma certeza em mente: Conseguimos! A batida de martelo escondia um fato que seria encarado como uma facada pelas costas. Agora para a nova concessão a partir de março de 2022, a CCR irá privatizar seu serviço médico e resgate. Senhor usuário da Rod. Presidente Dutra, cuide de seu veículo e dirija com máxima cautela para chegar em segurança e a salvo!
    John Street
    13/12/2021
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