09 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Câncer de próstata: tudo o que você precisa saber

Por Revista em 04/11/2021 às 16:44
Câncer de próstata: tudo o que você precisa saber

Neste mês em que se celebra a saúde do homem por meio da campanha Novembro Azul, o urologista e terapeuta sexual, Dr. Celso Marzano, esclarece as principias dúvidas sobre a doença e o que é Fato ou Fake

Você com certeza já deve ter ouvido que “prevenir é melhor do que remediar”, certo? Pois o caminhoneiro precisa seguir essa dica à risca, visto que passa grande parte do tempo em estradas e rodovias. Além de cuidar da manutenção do seu caminhão, fique atento com a sua saúde. Aproveite novembro, que é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, para fazer seus exames.

O Novembro Azul tem o objetivo de incentivar o público masculino a procurar atendimento no posto de saúde, mais próximo de sua residência, para agendar consultas anuais com o urologista.

O movimento Novembro Azul começou em 2003, na Austrália, paralelo às atividades do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 de novembro.

Segundo Dr. Celso Marzano, a próstata é uma glândula do homem localizada na parte inicial da uretra (canal do pênis), logo abaixo da bexiga. Ela desempenha a função de produzir grande parte do líquido seminal, que é eliminado na ejaculação, transportando os espermatozoides. A partir dos 45 anos de idade ela pode crescer no homem, sem se saber a causa.

“A prevenção do câncer é feita pelo exame de sangue PSA e pelo toque retal (indispensável). O toque retal dura 5 a 7 segundos e pode salvar a sua vida. O câncer de próstata é o tumor maligno mais frequente no homem. Tratar a próstata também melhora a sexualidade do homem", diz Dr. Celso Marzano.

A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula.

Sintomas

Na fase avançada do Câncer de próstata, os sintomas são:

• dor óssea;

• dores ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

Prevenção e tratamento

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para uma consulta e fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Fato ou fake sobre o câncer de próstata

  • O câncer de próstata em estágio inicial não causa sintoma?

Fato. Geralmente (quase 95%) o câncer em estágio inicial, com poucos milímetros de tamanho não dão qualquer sintoma. Daí a necessidade da prevenção 1 vez ao ano a partir dos 40 anos de idade.

  • Quando o PSA é baixo não preciso fazer o exame de toque retal

Fake. Na prevenção do câncer de próstata o toque retal deve sempre ser feito após 45 anos, pois ele pode estar presente em próstata pequenas ou grandes. Ele é silencioso, ou seja, pode não dar nenhum sintoma ou sinal clínico e estar instalado na próstata.

  • A elevação do PSA é uma certeza que estou com câncer de próstata.

Fake. O PSA pode estar acima dos limites da normalidade na próstata crescida (benigna) e na PROSTATITE, que é uma infecção da próstata, que eleva e muito o PSA. O ideal é passar pelo urologista, fazer ultrassom de próstata, exames de sangue (PSA) e o toque retal, para afastar o diagnóstico de câncer de próstata.

  • Sentir dor ao urinar é um dos principais sintomas do câncer de próstata.

Fake. Dor para urinar é sinal de inflamação ou infecção no canal do pênis (uretrite) ou infeção da bexiga. Só ocorre este sintoma em cânceres avançados e infeção de bexiga associados.

  • O câncer de próstata é doença de idoso.

Fake. O câncer de próstata pode ocorre precocemente em homens a partir dos 40 anos, sem sintomas e sinais clínicos. É mais comum em idosos acima de 70 anos, mas todo homem deve fazer a prevenção 1 vez ao ano para não ter surpresas no futuro.

  • Estudos mostram que sobrepeso e obesidade são riscos maiores para o câncer de próstata.

Fake. Ser obeso não parece aumentar o risco geral de câncer de próstata. Alguns estudos mostraram que homens obesos têm um risco menor de contrair uma forma de baixo grau (crescimento mais lento) da doença, mas um risco maior de contrair câncer de próstata mais agressivo (crescimento mais rápido). Não dá para confirmar esta frase.

  • Apenas a biópsia pode confirmar ou não o câncer de próstata.

Fato. A biópsia da próstata analisa as células com detalhes e determina o diagnóstico de certeza de ser um câncer ou não. O toque retal sugere, mas a biópsia nestes casos, são obrigatórias para se ter o diagnóstico correto.

Ouça a matéria em áudio

Publicidade
Publicidade
Aguarde..