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Aprenda a montar seu currículo para conquistar um emprego de caminhoneiro

Por Revista Caminhoneiro em 27/10/2016 às 16:06
Aprenda a montar seu currículo para conquistar um emprego de caminhoneiro

Veja o que as empresas procuram na hora de contratar motoristas e aumente suas chances de conseguir um emprego de caminhoneiro 

Quando se trata do mercado de trabalho, é comum surgirem dúvidas sobre como deixar o currículo interessante para as empresas.

Com o transporte de cargas não é diferente: os motoristas que querem conquistar um emprego de caminhoneiro, muitas vezes, não sabem quais são os requisitos indispensáveis, na visão dos recrutadores, para contratar motoristas de uma frota.

Existem alguns critérios muito usados pelas empresas durante a seleção dos candidatos. O primeiro deles é a idade.

Para se candidatar, é necessário ter pelo menos 21 anos e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias C, D ou E.

Mas, segundo Ducimara Salathiel, diretora de Recursos Humanos da SETCESP - Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região, as empresas atualizam diariamente os seus critérios de avaliação e contratação.

"É preciso manter-se atualizado em relação à legislação trabalhista e à legislação específica para a profissão de motorista, além de levar em consideração o perfil comportamental do candidato", afirma.

Para ela, o papel do motorista, nos dias de hoje, vai muito além da condução de um caminhão.

Além de operar sistemas e equipamentos tecnológicos de ponta, ele deve, também, ser capaz de interagir com os clientes da empresa para a qual trabalha.

Ainda de acordo com Salathiel, o candidato ideal deve estar sempre atualizado com a tecnologia, ser dinâmico, ter grande disposição, estar interessado em se aprimorar constantemente, ser experiente e ter habilidade e versatilidade para dirigir e manobrar veículos de diversos tamanhos, marcas e modelos.

Além, é claro, de ter um bom relacionamento interpessoal, iniciativa e saber trabalhar em equipe.

Para você se destacar nos processos seletivos, reunimos algumas dicas que vão lhe ajudar a melhorar o currículo e aumentar as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Confira:

Chame atenção para suas experiências e seu perfil profissional

Ter experiência prévia é uma exigência recorrente em qualquer processo seletivo e, no que diz respeito ao transporte de cargas, ela se torna indispensável para conseguir um emprego de caminhoneiro.

Afinal, a empresa precisa ter certeza de que você tem as habilidades necessárias para conduzir um veículo pesado. Por isso, na hora de elaborar seu currículo, deixe suas competências claras:

  • As habilitações da CNH (C, D, E ou todas);
  • As empresas onde trabalhou antes;
  • Quanto tempo ficou em cada uma dessas empresas;
  • Quais as funções que desempenhou nelas (exemplo: transportava grãos de São Paulo até Goiás)

No caso dos profissionais autônomos, é importante comprovar, ao menos, três anos de experiência na atividade ou ter sido aprovado em um curso específico.

Outro critério importante para os recrutadores é a imagem do caminhoneiro. Apesar de ser uma profissão mais “informal”, é importante que você cause uma boa impressão durante a entrevista.

Lembre-se que você será a cara da empresa na estrada, por isso é importante destacar para o recrutador suas qualidades profissionais: mostre que você é pontual, responsável na estrada, que procura se informar sobre imprevistos com acidentes ou mudanças meteorológicas. Também vale ressaltar a disponibilidade e vontade de aprender.

Não pare de estudar

Se está se candidatando a um emprego de caminhoneiro, você deve mostrar para o recrutador que a sua qualificação profissional vai além de ter a habilitação necessária para conduzir veículos pesados.

Segundo a pesquisa CNT de Perfil dos Caminhoneiros 2016, a maioria dos motoristas – sendo 32,6% autônomos e 28,4%, motoristas de frotas – só tem até o ensino médio completo.

Hoje em dia, as empresas querem elevar o nível de suas equipes. Para isso, invista na sua formação: cursos de direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica e, por que não, idiomas.

Outro diferencial está no conhecimento de legislação de trânsito. Você conhece, por exemplo, a Lei do Caminhoneiro? Então explore isso na entrevista.

Também é interessante destacar se você sabe dirigir veículos com diferentes tipos de câmbios e/ou novas tecnologias de condução.

As frotas têm se modernizado e é importante mostrar para a empresa que você está acompanhado essas mudanças.

E se você quiser transportar produtos perigosos, como químicos, ter o curso de MOPP (Movimentação de Produtos Perigosos) no currículo pode ser muito interessante, uma vez que é obrigatório nesses casos.

Fazer o transporte de cargas consideradas perigosas sem regulamentação é crime ambiental e prevê pena de reclusão de um a quatro anos e multa.

Fique em dia com os documentos

Mais do que se preocupar com o perfil profissional, as empresas olham a situação do candidato. Afinal, elas podem ter complicações caso não cumpram a lei.

Lembre-se que a Lei do Caminhoneiro obriga as empresas a cobrar exames de drogas e álcool na hora de contratar.

Por isso, garanta bons antecedentes e tenha exames atualizados. No caso de quem quer um emprego de caminhoneiro autônomo, certifique-se que você está em dia com a documentação do veículo e das prestações de serviço anteriores.

Assim, você mostra para a empresa que tem profissionalismo e organização no trabalho.

O que faz um currículo ser descartado imediatamente?

Não ter os principais requisitos acima costuma ser um fator importante e levado muitas vezes em consideração pelos recrutadores na hora de filtrar os candidatos que vão passar para a próxima fase do processo seletivo.

Mas, ainda segundo a diretora do RH da SETCESP, Ducimara Salathiel, a distância entre a residência do candidato e a empresa é outro fator que faz com que muitos currículos sejam descartados rapidamente. "Isso porque quanto mais perto o colaborador residir da empresa, melhor é para a qualidade de vida dele", diz. "Além disso, a distância também reflete na disposição diária e empenho nas atividades do motorista".

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