30 de Abril de 2025
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Agrishow 2025: FPT Industrial e Cummins apostam no etanol

Por Equipe RC em 30/04/2025 às 08:02
Agrishow 2025: FPT Industrial e Cummins apostam no etanol

Durante a Agrishow 2025, dois grandes nomes em soluções de energia para o agronegócio, FPT Industrial e Cummins, reforçam o compromisso com a sustentabilidade e apresentam avanços importantes no uso do etanol como combustível estratégico para a descarbonização do campo.

A FPT Industrial, marca do Iveco Group, destaca motores que combinam inovação e responsabilidade ambiental: N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol — desenvolvidos em parceria com a CNH para operação com Ciclo Otto — e também as soluções de remanufatura da linha Original Reman FPT, que amplia a vida útil de motores e reduz significativamente a geração de resíduos e emissões. Os motores a etanol estão expostos no estande da Case IH, enquanto as soluções Reman aparecem no espaço da Tracan/TMA.

Segundo Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina, os investimentos de R$ 127 milhões em P&D entre 2024 e 2028 evidenciam o papel da empresa na liderança pela descarbonização na região.

“A FPT Industrial aprimora a sustentabilidade de toda a linha, fortalecendo nossa posição como líder em soluções de powertrain de baixo impacto ambiental”, afirma.

Os motores a etanol da FPT prometem reduzir em até 90% as emissões de gases de efeito estufa em comparação aos combustíveis fósseis, com vantagens adicionais como a redução de custos logísticos e menor volatilidade de preços. A marca também reforça seu apoio à inclusão feminina no agro ao patrocinar o espaço "Agrishow pra Elas", promovendo o protagonismo das mulheres no setor.

Já a Cummins apresenta o conceito do motor B6.7 a etanol, projetado para funcionar 100% com etanol hidratado nacional. Com 325 hp de potência e 895 Nm de torque, o motor conceito oferece desempenho equivalente ao diesel, mas com vantagens ambientais e operacionais importantes, como operação mais limpa e silenciosa, manutenção simplificada e redução de até 68% nas emissões de gases do efeito estufa.

Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins Brasil, explica que o desenvolvimento integra a estratégia "Destino ao Zero", focada em inovação, sustentabilidade e múltiplas rotas energéticas.

“O etanol surge como uma solução estratégica no Brasil, pela infraestrutura consolidada e capacidade de redução de emissões”, afirma.

Voltado para aplicações agrícolas de médio porte, como pulverizadores e colheitadeiras, o motor B6.7 a etanol reflete a vocação da Cummins para atender demandas específicas do agro, com tecnologias que combinam eficiência, viabilidade econômica e responsabilidade ambiental.

Tanto FPT Industrial quanto Cummins reforçam, na Agrishow 2025, que o futuro da energia no campo passa pelo aproveitamento de biocombustíveis como o etanol, aliados a estratégias de economia circular, inovação tecnológica e visão integrada da cadeia agroindustrial.

Fotos: divulgação

Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..