ZF Aftermarket e ações mais importantes da empresa.

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João Lopes, diretor da ZF Aftermarket América do Sul, fala sobre as ações mais importantes da empresa.

Revista Caminhoneiro – Fale-me um pouco da ZF Aftermarket em relação às marcas e produtos?

João Lopes – A ZF começou com transmissões e eixos. Ao longo dos anos foi crescendo e incorporando novas empresas, ampliando nossa gama de produtos, passando a ter embreagens, amortecedores, direção, componentes de suspensão, freios, airbags, cintos de segurança, sensores, câmeras, entre outros. As marcas que incorporamos são fortes, como exemplo a Sachs e a TRW. Todas essas aquisições seguiram um plano estratégico. Quando falamos de futuro para caminhões, automóveis e condução autônoma temos que se preparar para que a nossa empresa acompanhe todas essas mudanças que estão acontecendo no setor. Não fizemos um portfólio grande só para ter mais produtos. Nós temos uma estratégia a seguir que vai no sentido da condução autônoma e da eletrificação.

Caminhoneiro – Como está o mercado interno de reposição?

Lopes – Está muito bom. A economia no Brasil passou por um período muito difícil em 2015/2016/2017. Mas, o mercado de reposição quase sempre vai bem. Nessa fase difícil, as pessoas acabaram não trocando os seus veículos e procuram fazer mais manutenção neles. Neste ano, a ZF está crescendo 10% na reposição em relação ao ano passado.

Caminhoneiro – Diante de um cenário de retomada de crescimento econômico, o que esperar de 2019 no âmbito das peças de reposição?

Lopes – Estamos trabalhando com um crescimento do PIB ainda pequeno entre 2,5% a 2,8%. É pouco mais estamos indo no sentido correto. Nosso plano é de aumentarmos as nossas vendas. Com a eleição definida apostamos em um rumo mais promissor. A ZF vem fazendo investimentos para ficar no País. Temos sete fábricas aqui e empregamos cerca de cinco mil pessoas. Vamos colaborar para que o mercado cresça, afinal são 60 anos de Brasil.

Caminhoneiro – Qual é a importância da ZF Aftermarket no âmbito de peças do grupo?

Lopes – Na América do Sul representa 20% do faturamento total da empresa. Em relação ao mundo a porcentagem é de 10%. Nós temos muita tradição na América do Sul com as marcas ZF, Sachs e TRW. Nós somos um dos três maiores fornecedores do mercado de autopeças no mundo e no Brasil.

Caminhoneiro – Fale-me um pouco da importância do Centro de Distribuição em Itu.

Lopes – Após a conclusão do acelerado processo de integração no Brasil da TRW no Aftermarket, o mercado de reposição passou a contar com um novo centro de distribuição, que reúne em um único local todos os produtos, peças e serviços oferecidos pelo Grupo ZF. Além de ser pioneira no início do processo de integração, a América do Sul foi também a primeira região no mundo a inaugurar o Centro de Distribuição da ZF Aftermarket integrado. Este é o primeiro grande projeto da empresa após a integração das unidades de negócios, os ganhos de sinergia já resultam em melhoria de performance no atendimento ao cliente. A estruturação do novo centro e a mudança de estoques e equipes foram realizadas em apenas quatro meses. No total são mais de 150 colaboradores da ZF Aftermarket que estão trabalhando nele. Nós despachamos uma média de 200t por dia. Ele já é considerado o centro modelo, sobretudo, a logística como a gente responde rápido atendendo aos nossos clientes.

Caminhoneiro – Qual é a rede de concessionárias da empresa e o que é a Oficina Modelo?

Lopes – A oficina modelo está localizada no Centro de Distribuição da empresa, em Itu, São Paulo. Ela possui equipamentos para diagnóstico, banco de testes, ferramentas para desmontagem e montagem de produtos, cabines de pintura e lavagem, além de equipe técnica treinada na Alemanha. O objetivo dessa oficina não é competir com a rede que está no mercado, mas sim treinar, sobretudo, a rede de concessionários ZF composta por 66 no Brasil e 88 na América do Sul. Portanto, a oficina modelo é uma referência de qualidade e organização no atendimento às concessionárias ZF em processos de certificação, além de oferecer suporte técnico à rede quando necessário.

Caminhoneiro – O que é o Canal Amigo Bom de Peça?

Lopes – O programa “Amigo Bom de Peça” é direcionado a mecânicos de todo o País. Focado na geração de conteúdos técnicos disponíveis na web e em mídias sociais, o programa completa o ciclo com mais de 2.500 profissionais registrados e mais de 7.000 certificados de cursos online emitidos. Os mecânicos assistindo aos vídeos que são postados podem, se desejarem, fazer um teste, prova online, e se obtiverem 90% de acerto recebem um certificado. E para aumentar ainda mais o relacionamento com esse público, a ZF Aftermarket lançou agora mais uma iniciativa pioneira para a indústria de autopeças brasileira: o Podcast “Amigo Bom de Peça”, feito exclusivamente para mecânicos. Cada vez mais popular e ideal para veicular conteúdos especializados, essa ferramenta digital é um programa de rádio personalizado que pode ser ouvido em streaming ou baixado como arquivo mp3 para ser reproduzido em diferentes dispositivos (celular, notebook ou desktop). Agora será traduzido em vários idiomas em todo o mundo e foi criado no Brasil.

Caminhoneiro – Fale-me sobre a parceria com a Truck Pad?

Lopes – A ZF Aftermarket e a TruckPad, startup que auxilia caminhoneiros a encontrarem as melhores ofertas de frete, fecharam uma parceria exclusiva que visa oferecer aos motoristas informações mais precisas sobre manutenções corretivas e preventivas, além de promoções exclusivas para os usuários. Com essa parceria, a ZF pretende estabelecer um canal de comunicação ágil e contínuo com todos os usuários do aplicativo.
Um importante aspecto da parceria é o impacto positivo que as informações colhidas pelo app por meio de pesquisas realizadas diretamente com os caminhoneiros poderão trazer para o desenvolvimento de peças e componentes ZF. Com o acesso à informação de quem está na estrada, poderemos melhorar ainda mais nosso processo de desenvolvimento de produtos. Teremos ainda mais base de informações para garantir um portfólio mais completo e eficiente. A iniciativa proporcionará facilidades aos caminhoneiros e permitirá que estejam mais bem informados sobre os produtos e serviços que a marca pode oferecer em cada localidade do País onde estejam circulando. A ideia é também conectar os motoristas à rede de concessionárias ZF por meio de Geo localização, que mostrará as concessionárias mais próximas com produtos e serviços de transmissões e eixos. Acreditamos que nossa parceria trará contribuição valiosa para o suporte dos caminhoneiros com competência e inovação.

Iremos fazer promoções especiais dos produtos ZF, Lemförder, SACHS e TRW, a fim de aumentar o relacionamento direto com este público, oferecer notícias sobre o segmento, treinamentos e benefícios exclusivos. Além de oferecermos produtos com a mais alta qualidade e tecnologia, também vamos permitir que os caminhoneiros tenham mais informações sobre manutenção, economia e segurança

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