Tudo sobre pneus: entenda a relação das fabricantes com a tecnologia e o meio ambiente

0
1611

As fabricantes especializadas em tudo sobre pneus estão colocando em pauta um assunto que já virou rotina em outras áreas: o meio ambiente. Isso, porque atitudes sustentáveis ganharam tanta importância que se tornaram indispensáveis nos dias atuais.

Essa tendência se espalhou entre diversas marcas. Muitas delas estão investindo cada vez mais em novas tecnologias capazes de oferecer produtos mais ecológicos, econômicos e com uma boa relação custo-benefício.

Para você entender um pouco mais sobre o assunto e ver o que cada marca está oferecendo no mercado, decidimos criar esse pequeno guia com diversas informações sobre as inovações da Bridgestone, Goodyear, Continental e Pirelli. Confira:

1. Bridgestone

A Bridgestone é pioneira na inteligência Cooling Fin, uma tecnologia de pneus única e exclusiva.  “Esta inovação ajuda a reduzir a temperatura do pneu por meio de aletas de refrigeração que reduzem a temperatura do talão em até 5°C. Com isso, a vida útil do pneu é maior e consequentemente seu índice de recapabilidade”, garante a marca.

O gerente de Planejamento e Produto da Bridgestone afirma que os avanços nesse campo já podem ser encontrados no pneu R163 urbano. Os pneus da linha Ecopia também possuem grandes melhorias na questão de sustentabilidade.

Essa coleção foi desenhada para oferecer aos motoristas uma maior eficiência no combustível, um baixo nível de ruído e também uma durabilidade elevada. Além disso, os pneus Ecopia possuem uma resistência ao rolamento 40% menor em relação aos convencion

Veja a tabela abaixo com diversos modelos de pneus da Bridgestone:

bridgestoneBRIDGESTONE

E quais são os benefícios para o meio ambiente?

Todos esses fatores combinados auxiliam na diminuição da emissão de dióxido de carbono (CO2) e consequentemente ajudam o meio ambiente, algo muito importante para a maior fabricante de pneus do mundo.

“A Bridgestone investe constantemente em novas tecnologias, colocando todo o seu conhecimento para desenvolver novos conceitos de pneus que ofereçam sempre cuidados com o meio ambiente, desempenho superior, segurança e economia.”, diz a diretora de marketing da Bridgestone, Concheta Feliciano.

2. Goodyear

A Goodyear é outra marca que possui ações em prol do meio ambiente. O CityMax Plus, por exemplo, é uma linha capaz de render até 8% a mais de quilometragem para uso urbano e caminhões.

Além disso, a marca investiu em técnicas capazes de abaixar a temperatura dos pneus e, consequentemente, reduzirem o impacto no motor, o que é positivo para a economia de combustível.

Tudo isso é realizado com um objetivo: “O portfólio da Goodyear é constantemente atualizado para proporcionar aos nossos clientes maior economia e durabilidade”, garante o gerente de Marketing de Pneus Comerciais da Goodyear Brasil, Fábio Garcia.

Veja a tabela abaixo com diversos modelos de pneus da Goodyear:

GoodyearGOODYEAR

3. Continental

A Continental é outra empresa que investe em tecnologia e possui o objetivo de proporcionar aos seus clientes um pneu de qualidade com um custo-benefício otimizado e proveitoso.

Uma das inovações da marca é o Air Keep, um composto de borracha localizado na parte interior do pneu que proporciona uma menor perda do ar, gerando uma conservação maior, cerca de 50% mais positivo do que os convencionais. Dessa forma, os motoristas precisam calibrar o pneu com uma frequência menor e economizam tempo.

A VAI+ é outra tecnologia importante lançada pela Continental e que tem como objetivo proteger o motorista contra eventuais problemas na geometria de seu veículo. Os indicadores podem revelar que o pneu já esgotou sua vida útil e também que a recapagem é necessária.

“Eles foram desenvolvidos para atender as duras exigências de ônibus e caminhões que fazem o transporte regional e também de longa distância nas estradas nacionais. Nossa oferta contempla modelos para eixo direcional, tração e trailer, ou seja, é a combinação perfeita para entrega de maior quilometragem com resistência a picotamento sem esquecer da recapabilidade”, explica o especialista Comercial de Desenvolvimento de Produto da Continental, Antonio Júnior.

Veja abaixo uma tabela completa com diversos modelos da Continental que contemplam suas novas tecnologias:

continentalCONTINENTAL

4. Pirelli

A Pirelli, conhecida mundialmente na fabricação de pneus, também possui algumas tecnologias patenteadas, como a SATT e a HETT. A primeira está relacionada com a melhora na performance do pneu e no baixo consumo de combustível por meio de uma cintura metálica em forma de espiral.

Já a segunda é uma inovação que confere e potencializa a resistência do pneu contra impactos, deformações e oxidações, visando uma durabilidade mais elevada à cintura metálica.

A Pirelli frequentemente lança linhas de pneus com inovações substanciais direcionadas aos motoristas. O MC:01, por exemplo, é mais durável do que seus concorrentes e pode oferecer uma maior segurança e um pneu extremamente potencializado para um melhor aproveitamento do pneu.

Para auxiliar o meio ambiente, a Pirelli possui, além de programas de reciclagem, uma atitude voltada à produção de pneus sustentáveis. Ou seja, os materiais utilizados em sua confecção são trabalhados para oferecer os menores danos possíveis ao meio ambiente.

Veja a tabela abaixo com alguns modelos de pneus da Pirelli e suas características mais importantes:

pirelliPIRELLI

Quer saber um pouco sobre as especificações de outras fabricantes? Confira abaixo alguns modelos de pneus da Dunlop e da Firestone:

dunlopDunlop

firistoneFIRESTONE

Curtiu esse artigo com tudo sobre pneus? Comente o que achou no post e nos sugira outas pautas!

Leave a reply