15 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

TruckPad Pay facilita a vida dos caminhoneiros autônomos

Por Revista em 15/03/2021 às 09:54
TruckPad Pay facilita a vida dos caminhoneiros autônomos

Carteira digital permite que caminhoneiros autônomos recebam fretes diretamente no celular e oferece mais prazo para transportadoras efetuarem pagamento.

O TruckPad Pay, carteira digital que permite que os motoristas recebam o pagamento de seus fretes e o utilizem em produtos e serviços automotivos (ou transfiram para suas contas pessoais), acaba de completar um ano no mercado. Mesmo com pouco tempo, foi eleito o melhor aplicativo de meio de pagamento de 2020, na 16ª edição do Prêmio Relatório Bancário de Transformação Digital.

Desenvolvido pelo TruckPad, maior plataforma da América Latina de conexão entre cargas e caminhoneiros autônomos, o TruckPad Pay funciona totalmente pelo celular, de modo que os caminhoneiros não terão mais que lidar com os diversos cartões pré-pagos que costumam ser entregues como meio de pagamento pelos fretes.

Para as transportadoras, existe a facilidade de não precisar emitir e entregar o cartão físico, já carregado, a cada frete contratado. Além de não desembolsar todo o valor antecipadamente - o TruckPad Pay cobra das transportadoras à medida que o motorista vai utilizando o saldo de sua carteira. Já para os lojistas, a principal vantagem é não precisar de diversas maquininhas para atender os diferentes cartões.

Assim como no aplicativo TruckPad, os caminhoneiros não vão pagar nada para aderir ao TruckPad Pay. Atualmente o modelo de pagamento é aceito em cerca de 250 estabelecimentos. Os pagamentos são feitos por QR Code e ampliar essa presença é uma prioridade para 2021. Outra estratégia é a estruturação de um marketplace de peças e acessórios, que vai reunir, a princípio, 21 empresas. Os motoristas poderão comprar produtos dessas companhias por meio da carteira digital. Além da Mercedes-Benz, a lista de parceiros inclui nomes como Bosch, Michelin, ZF, TRW, SKF e Sansuy.

Essa tecnologia de pagamentos é tendência no Brasil e no mundo. Um estudo da consultoria Bain, mostra que as e-wallets devem chegar a 28% do total de pagamentos realizados em pontos de venda em 2022. “Nosso objetivo é estar presente em todas as etapas do dia a dia do caminhoneiro, tornando sua vida mais simples. Com o TruckPad Pay, fechamos o ciclo: desde a hora em que ele busca por carga para o seu caminhão até quando recebe o pagamento e usa em peças e serviços pro seu caminhão e em seus gastos pessoais. Acreditamos em um futuro cada vez mais digital e 'mobile' para a logística brasileira e estamos provocando esta disrupção, eliminando etapas e intermediários”, afirma Carlos Mira, CEO e Fundador do TruckPad.

A ideia de entrar no setor de pagamentos veio a partir da observação da dificuldade dos motoristas autônomos, que costumam receber por meio de cartões pré-pagos fornecidos pelas transportadoras. Com isso, eles acabam tendo que portar diversos cartões, decorar várias senhas e muitas vezes nem não têm certeza sobre qual o saldo de cada um. “Com nosso app, o motorista consulta na hora o valor na sua conta, assim consegue confirmar que o pagamento foi realizado, evitando também possíveis golpes”, completa Mira.

Com mais de 1,2 milhão de downloads e 400 mil motoristas autônomos registrados, a plataforma movimentou cerca de R$700 milhões em frete em 2019 e planeja chegar a R$ 2 bilhões este ano, bem como quadruplicar seu quadro de funcionários. Além disso, recentemente, o TruckPad recebeu um aporte da gigante chinesa Full Truck Alliance (FTA), maior plataforma do mundo para conectar motoristas de caminhões a cargas e serviços.

Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..