18 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Truckmodelismo: até onde vai a paixão por caminhões?

Por André de Angelo em 11/06/2020 às 11:59
Truckmodelismo: até onde vai a paixão por caminhões?

Você sabe o que é Truckmodelismo? Há quem chame de hobby, outros de arte, mas a questão é que para os amantes de caminhão, montar esses minimodelos é algo fascinante.

Possuindo diversos praticantes e fãs e contando com feiras, pistas próprias e exposições em todo o Brasil, o Truckmodelismo além de muito grande, conta com uma infinidade de curiosidades a seu respeito.

Antes de qualquer coisa, precisamos destacar que esses modelos não são brinquedos! Isso porque, os caminhões reduzidos e manuseados por controle remoto possuem características minimamente detalhadas.

O Truckmodelismo reúne caminhões de construção, carretas, VUC’s e outros modelos, sendo que geralmente, as réplicas são muito fiéis ao modelo original e possuem uma riqueza de detalhes que tornam os veículos e equipamentos ainda mais interessantes.

Em 2017, a revista Caminhoneiro mostrou alguns modelos. O grupo conhecido como Turma do Trecho visitou a Tudo em Transporte Editora e, naquele mesmo ano, marcou presença na 28ª Feira do Caminhoneiro.

Confira o vídeo da visita:

https://www.youtube.com/watch?v=xWS7lI8p_nM

Para apresentar maiores detalhes sobre o Truckmodelismo, conversamos com um verdadeiro especialista no assunto com intuito de nos tirar todas as dúvidas sobre esse universo fascinante.

Anderson Ramos de Oliveira é um dos fundadores da Turma do Trecho, grupo este responsável por reunir suas réplicas e formar uma verdadeira família apaixonada pelo mesmo hobby.

Administrador de empresas de 43 anos, Anderson afirma que o Truckmodelismo não é sua fonte de renda e, por isso, tudo o que faz, organiza e faz questão de realizar, é por pura diversão.

“Comecei a acompanhar o Truckmodelismo em 2017, um pouco antes de participar da Feira do Caminhoneiro. Em 2019 fui para a Copa Truck, presença essa que me rendeu um convite da Mercedes para o seu evento em 2020 em que pude apresentar minha réplica do Actros”, conta o administrador.

Réplica Mercedes Actros

Para vocês que tiverem alguma dúvida, podemos dizer que esses modelos são como caminhões reais, mas em tamanho bem menor.

Construídas em escala 1x14 (Possuem um quatorze avos do tamanho original), as réplicas são representações bem ricas em detalhes de modelos de caminhões tanto nacionais quanto internacionais.

O mais interessante é que qualquer pessoa pode montar, e com a constante expansão desse hobbie, o mercado também tem crescido bastante.

Cada modelo vem em uma caixa com todas as peças soltas, e a montagem leva em média 1 semana. Não é preciso ter conhecimento técnico sobre caminhões para realizar essa montagem.

Os detalhes são minimamente cuidados, de modo que os componentes contam com peças reais de um caminhão (molas, câmbio, pneus e etc). O motor funciona à base de bateria, possuindo de 2 a 6 horas de duração.

Um ponto interessante é que o nível de realismo vai tão longe que, além de faróis dianteiros e traseiros, seta e buzina, o motor faz um barulho similar ao modelo representado.

Réplica de caminhão Scania

Diante desse cenário, o Truckmodelismo deu vida a uma outra vertente igualmente detalhada e repleta de seguidores entusiasmados: o Busmodelismo.

Ganhando força a partir de 2019, a ideia dessa categoria é similar ao truckmodelismo, contudo, a representação aqui diz respeito aos ônibus de viagem, urbanos e etc.

Réplica ônibus Cometa

Segundo o Anderson, o seu fornecedor responsável por fabricar a bolha dos modelos de ônibus (parte superior, incluindo carroceria e interior do veículo sem contar o motor) leva em média 1 mês para montar cada modelo.

Além disso, a Turma do Trecho conta com o Luciano, que é a pessoa responsável pela montagem e automação desses ônibus.

A fila de espera de um desses fabricantes, atualmente, atingiu os 12 meses. Por essa e outras demandas, nesse meio há quem faça por hobbie, mas também quem viva nele como profissão.

Por fim, o truckmodelismo também inclui todo o ambiente que o cerca. Para dar ainda mais vida à brincadeira, os integrantes constroem maquetes que representam um local específico.

Essas maquetes vão desde postos de gasolina até pedágios, transportadoras, rodoviárias (para o caso dos ônibus) e até mesmo pontos específicos, como a ponte Estaiada, na Capital de São Paulo.

Réplica maquete urbana

Embora essas réplicas procurem reproduzir perfeitamente a original, é possível utilizar pintura automotiva de verdade e personalizar o caminhão como quiser.

Gostou do Truckmodelismo?

Se você se interessou e gostaria de aprender mais sobre esse universo, visite algumas feiras, encontros e exposições que existem, e não deixe de conferir as páginas da Turma do Trecho e Busmodelismo nas redes sociais.

No ano passado, o grupo Turma do Trecho, que inclusive é uma comunidade bem grande e ativa nas redes sociais, marcou presença em diversos lugares.

Sua exposição costuma permanecer 1 mês nos lugares, e em 2019 passou por: Kimberly Clark - Mogi das Cruzes SP em janeiro, Pacaembu em fevereiro, Osasco Plaza Shopping em março e, além dessas e outras exposições mensais, integrou o Arena Corinthians / Aniversário do Corinthians, 2o. Encontro dos caminhoneiros de Cajamar, a Copa Truck Interlagos e o Festival de Natal de São Paulo.

Tornando o mundo dos caminhões cada vez mais popular, o Truckmodelismo é um hobbie para todos. Mesmo diante da quarentena estabelecida por conta do coronavírus, os grupos se mantiveram ativos e postando diariamente vídeos de suas miniaturas, deixando evidente o quanto essa paixão permanece viva dentro de cada seguidor!

Muito legal, não é mesmo?

Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..