SAÚDE MASCULINA & SEXUALIDADE

0
127

Saúde do homem? A saúde deve ser entendida em sentido mais amplo, como componente da qualidade de vida. A saúde do homem depende do bem-estar físico, psicológico e social. Devemos sempre buscar uma boa qualidade de vida. Ela depende principalmente de nós mesmos, da nossa autoestima e da nossa dinâmica de vida. Outros fatores importantes são relacionamento familiar estável, lazer, esportes, alimentação e uma sexualidade plena.

Quando consultar um urologista? Todo homem, independentemente da idade, deve consultar um urologista uma vez ao ano. A ideia central é a prevenção, orientação e tratamento de possíveis doenças. Deve ser investigado o desenvolvimento físico, a função renal, a fertilidade, os órgãos genitais e a função sexual.

Próstata: o que é e qual a sua função? É uma glândula do homem localizada na parte inicial da uretra (canal do pênis), logo abaixo da bexiga. Ela desempenha a função de produzir grande parte do líquido seminal, que é eliminado na ejaculação, transportando os espermatozóides. A partir dos 45 anos de idade ela pode crescer no homem, sem se saber a causa.

Doenças da próstata? Temos a infecção (prostatite com dor, febre e ardor ao urinar), o tumor benigno (crescimento da próstata sem câncer), e o tumor maligno (câncer). Provocam sintomas de entupimento do canal fazendo o homem urinar muito a noite, jato fraco e dificuldades para esvaziar a bexiga. Às vezes sangramento na urina. Fique atento, pois o câncer de próstata é silencioso, sem sintomas.

A Prevenção é o segredo? O crescimento da próstata não pode ser evitado, mas os seus sintomas podem ser controlados. Existem medicamentos com excelentes resultados, evitando a cirurgia. O Urologista é o médico a ser consultado uma vez ao ano. A prevenção do câncer é feita pelo exame de sangue PSA e

pelo toque retal (indispensável). O toque retal dura 5 a 7 segundos e pode salvar a sua vida. O câncer de próstata é o tumor maligno mais frequente no homem. Tratar a Próstata melhora a sexualidade do homem.

Câncer de próstata: Como tratar? Quanto mais precoce o diagnóstico mais eficiente é o tratamento. Temos os tratamentos por via oral, injetável, radioterapia, cirurgias. Todos os tratamentos têm efeitos colaterais específicos, mas os mais comuns afetam a potência sexual e a capacidade de segurar a urina, em graus variados em cada paciente. A cura é comum em muitos casos da doença.

Andropausa? É uma síndrome. Ela pode produzir muitas mudanças e muitos sintomas. Estes atingem o emocional: irritabilidade, inquietação e depressão. Aos 60 anos, quase a metade da população masculina apresenta os sintomas: emagrecimento; diminuição dos músculos e aumento de gorduras; esquecimento; diminuição do desejo sexual e impotência sexual. O urologista irá pedir exames.

Reposição hormonal? Sim e deve ser feita pelo urologista quando ocorrer diminuição da testosterona. O tratamento é feito por injeções, com poucos efeitos colaterais, e muito eficientes. Recupera o prazer de viver, dá energia vital e sexual. Previna-se, verificando seus hormônios uma vez ao ano. A qualidade de vida do homem depende de seu equilíbrio hormonal.

Queixas sexuais: Quem consultar? Sexo é vital para a qualidade de vida de todos nós. Queixas sexuais vão aparecer na vida de homens e mulheres. As mais comuns são diminuição de desejo, alterações da potência e ejaculação precoce. As causas são físicas e emocionais. De imediato uma consulta ao urologista e ginecologista é indispensável. Descartadas as causas físicas entram em ação a psicoterapia e a terapia sexual. O sexo é uma fonte de felicidade. Não tenha vergonha. Vá atrás da sua felicidade.

A PREVENÇÃO É O SEGREDO DA SAÚDE. “Não morra pelo medo de um dedo.” Artigo do Dr Celso Marzano – www.celsomarzano.com.br – youtube: Dr Celso Marzano (Dr Do Sexo)

Leave a reply