16 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Saiba em qual grupo de vacinação estão os caminhoneiros

Por Revista em 25/03/2021 às 15:24
Saiba em qual grupo de vacinação estão os caminhoneiros

A revista Caminhoneiro entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber quando os caminhoneiros serão vacinados. Como pertencem a um grupo prioritário a imunização ocorrerá quando chegar a vez do grupo 27.

Ela terá início pelas faixas de idade mais velhas (50 a 59 anos; 40 a 49 anos; 30 a 39 anos e; 18 a 29 anos respectivamente). Conforme a Campanha de Vacinação local avança, estados e munícipios podem ampliar a imunização dos grupos prioritários, desde que sigam a ordem prevista no Plano. Por isso, o Ministério da Saúde não divulga cronograma com previsão de datas para vacinação.

O Ministério da Saúde informou que está trabalhando, sem medir esforços, para que todos os grupos prioritários sejam imunizados contra a covid-19 o mais rápido possível.

Os caminhoneiros, trabalhadores do transporte metroviário e ferroviário, trabalhadores de transporte de passageiros e transporte aéreo estão entre os grupos prioritários estipulados pelo Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (pag 27 e 28).

O MS distribuiu, nesta semana, mais 5 milhões de doses da vacina covid-19 produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. O novo lote é destinado para vacinar idosos entre 70 e 74 anos, trabalhadores da saúde, comunidades ribeirinhas e quilombolas.

Para os próximos dias, novas remessas estão previstas. A distribuição é feita de forma proporcional e igualitária a todas os estados e Distrito Federal.

Conforme o Governo Federal recebe mais doses das vacinas enviadas pelos laboratórios fabricantes, novos grupos são contemplados. Os detalhes sobre os grupos prioritários estão Nota Técnica nº 155/2021.

A orientação do MS é para que os gestores de saúde sigam essa ordem estipulada pelo Plano de Vacinação, de acordo com as orientações do PNI.

Com a lógica tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS), estados e municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas.

Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..