28 de Março de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Saiba as novidades para deixar a sua carga coberta com eficiência.

Por Revista Caminhoneiro em 17/08/2017 às 16:23
Saiba as novidades para deixar a sua carga coberta com eficiência.

PROTEÇÃO SEGURA O uso de lona é fundamental para cobrir uma carga e oferecer segurança viária e evitar perdas. Como exemplo mais recente está a sua utilização em caminhos de transporte de cana-de-açúcar que passou a ser obrigatório a partir do dia 1º de junho de 2017, segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no “Diário Oficial da União”. Em 2014, o conselho havia publicado uma resolução que liberava até o 1º de setembro de 2016 os caminhões canavieiros do uso obrigatório de lonas no transporte de cana-de-açúcar em vias públicas. A cobertura com lonas de todas as cargas de sólidos a granel é obrigatória desde 28 junho de 2013 e foi determinada pela resolução 441, também do Contran. Sabendo da fundamental importância dessas coberturas, muitas empresas investiram em novos produtos, como as empresas Locomotiva, Cipatex, Matsuko e Sansuy.
Segundo Marcelo Dias, coordenador de Marketing da Locomotiva, o produto mais recente da empresa é a Locomotiva Tela de Proteção, popularmente conhecido como “Tela de Sucata”.
Ela foi especialmente desenvolvida para atender o Código Brasileiro de Trânsito que obriga o uso de lonas ou telas nas coberturas de cargas que antes andavam desprotegidas, como na cana-de-açúcar, sucata, lixo, entulho, aparas e caçamba. A Locomotiva Tela de Proteção possui fios de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), abertura da malha 1,31mm x 1,51mm, costura reforçada, bainha resistente de PVC, resistente a rasgos e furos e ilhoses a cada 1m.  A Cipatex® também acaba de amplia o portfólio de lonas para caminhão da marca “Toda Carga” e lançou encerado de algodão. Recomendada para cargas que necessitam de amarração e de circulação do ar, a nova lona é confeccionada com costura tripla. Com acabamento de repelência à água e aplicação em cera quente, garantindo maior proteção à carga. Fabricado com fios retorcidos de algodão, o material conta com bainha costurada, ilhoses de aço inox e uma camada de parafina que não causa atrito com as cordas e facilita a fixação das amarras.
Indicado para transporte de frutas e verduras, que precisam trocar o calor com o ambiente, a lona 8 também pode ser usada para cobertura de cargas não uniformes, como máquinas, por exemplo, já que pode ser amarrada com cordas.
Disponibilizado na cor laranja, o material pode ser usado em diversos tipos de caminhão, como truck, 3/4 , toco e carreta carga alta. A Cipatex® entrou no mercado de lonas para caminhão em 2014, quando passou a oferecer o material confeccionado em laminado de PVC. “Confiante na retomada da economia, a empresa decidiu investir no novo material em algodão para ampliar a presença no mercado com um portfólio mais amplo”, comenta Rosemeire Branco, gerente Comercial da Cipatex®. Outra empresa forte neste segmento é a Matsuko. Segundo Sérgio Davanzo, gestor Comercial da Matsuko Indústria Ltda., a empresa destaca a Master Lona®. “Ela é uma lona Vinílica (PVC) de alta performance, 100% impermeável, indicada para cobertura e proteção de cargas a granel”. A Master Lona® é composta por matérias-primas seletas; possui aditivos AntiUv, bactericida e antioxidante, que aumentam a durabilidade do produto, mesmo sob variações de temperaturas.  “Sua altíssima resistência é garantida por um tecido de poliéster com fios 1100Dtex de alta tenacidade e possui toque super emborrachado, que facilita seu manuseio e aumenta sua durabilidade”, explica Sérgio Davanzo. A Master Lona® é indicada para proteção e cobertura de grãos, areia, cimento, pedra, carvão e adubos durante seu transporte e armazenagem. Outra empresa conceituada no setor de coberturas é a Sansuy. João Carlos Birkholz Duarte, assessor de Marketing, explica que a Sansuy lançou a Vinilona Premium, produto com as mesmas características químicas e de confecção da tradicional. “Ela tem visual novo e que possibilita ao cliente um diferencial na lona através das cores de sua empresa. São faixas longitudinais, permitindo que a peça tenha duas cores como vermelho e branco, preto e prata, etc. O processo de produção é uma evolução tecnológica cujo domínio permite somente a Sansuy produzir”, diz João Carlos Birkholz Duarte. A Vinilona Premium atende qualquer tipo de carga, notadamente grãos para os implementos bitrens e graneleiros. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..