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Roberto Leoncini responde seis perguntas frequentes sobre a norma Euro6

Por Graziela Potenza em 11/10/2022 às 09:54
Roberto Leoncini responde seis perguntas frequentes sobre a norma Euro6

As montadoras já estão apresentando suas linhas de caminhões com a motorização Euro 6, para atender à oitava etapa da legislação brasileira de emissões de poluentes para veículos pesados, o Proconve P8, que entra em vigor em janeiro de 2023. Com intuito de esclarecer possíveis dúvidas dos nossos seguidores, a revista Caminhoneiro consultou o vice-Presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini.

Revista Caminhoneiro - Por que foi necessária a norma Euro 6?

Roberto Leoncini -   O Proconve P8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), equivalente à norma europeia Euro 6, faz parte da política de controle de emissões de longo prazo, com exigências determinadas por fases, estabelecida pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Trata-se de uma legislação de redução de emissões de poluentes de veículos comerciais pesados a diesel nocivos à saúde dos seres humanos, e faz parte da conscientização da sociedade como um todo a importância de estarem nas ruas e nas estradas veículos mais eficientes, limpos e compatíveis com o meio ambiente.

Revista Caminhoneiro - Na Europa, desde quando os caminhões e ônibus já são Euro 6?

Roberto Leoncini - Na Europa, o Euro 6 teve início em 2014.              

Revista Caminhoneiro - Qual a diferença entre os veículos Euro 5 e Euro 6?

Roberto Leoncini - O Proconve P8 (Euro 6) garante 80% de redução nas emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) e 50% de redução nas emissões de Material Particulado (MP) em relação aos motores Proconve P7 (Euro 5).  Além disso, o Euro 6 demanda novos testes comprobatórios e fiscalizações mais rígidas para as fabricantes, como maior quilometragem para durabilidade do sistema (700.000 km ou 7 anos); testar o motor em uso real e repetir teste a cada dois anos; limite de ruído de 78-80 db; além de todos os motores passarem a utilizar o Arla 32.

Revista Caminhoneiro - Como funciona o motor Euro 6?

Roberto Leoncini - Passa a integrar o motor Euro 6 uma solução robusta de pós-tratamento de emissões. No caso dos motores Mercedes-Benz, já apresentados para a Linha de Ônibus Euro 6, ela é formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes.

Revista Caminhoneiro - Quais são os benefícios da nova regulamentação?

Roberto Leoncini - A redução de emissões é a principal vantagem para os clientes e para a sociedade como um todo com o Euro 6. Para se ter uma ideia do avanço da tecnologia e os benefícios para a qualidade do ar, o volume de NOx que apenas um veículo emitia em 1999, época do Proconve P2, é equivalente ao total de 56 veículos no Proconve P8. Em MP, o que um veículo emitia no P2 é o mesmo de 134 veículos no P8.

Revista Caminhoneiro - Como fica a parte de manutenção de um caminhão com motor Euro 6?

Roberto Leoncini - A manutenção de um caminhão com motor Euro 6 será bastante similar a dos motores atuais Euro 5, somente acrescentando-se a troca periódica do filtro de partícula.

Foto: divulgação

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