19 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Retrospectiva 2021 da revista Caminhoneiro

Por Equipe RC em 20/12/2021 às 17:55
Retrospectiva 2021 da revista Caminhoneiro

Vamos lembrar de alguns dos fatos mais marcantes ao longo do ano enquanto nos despedimos de 2021 e damos as boas-vindas ao próximo ano

Mês a mês, o ano de 2021 se mostrou um verdadeiro turbilhão. Em direção ao final de mais um ano, a expectativa é despedir do ano de 2021 ao mesmo tempo que esperamos um 2022 muito melhor.

Se pudermos escolher uma palavra para definir o ano que se encerra seria: esperança! E é com ela que vamos recordar alguns dos fatos mais marcantes de 2021. Vamos lá?

Janeiro – o início da vacinação no Brasil

O mês de janeiro foi marcado, entre tantas coisas, principalmente por ser o mês em que a vacinação contra o coronavírus começou no Brasil. Iniciada no dia 17 de janeiro, a vacina, que trouxe um misto de alívio e preocupação deu início a um momento muito importante.

Se até o dia 16 de janeiro ninguém havia sido vacinado, agora, quase 365 depois, o Brasil conta com mais de 65% da população totalmente vacinada, e caminha para que este número aumente cada vez mais e a quantidade de doses que forem necessárias.

Paralelo a isso, o mês de janeiro também ficou marcado com o anúncio de que os caminhoneiros seriam um dos grupos prioritários para a aplicação da vacina, tendo em vista que inicialmente apenas profissionais da saúde, pessoas em idade avançada e com comorbidades receberam as doses.

Inicialmente, o trabalhador do setor de transporte foi estabelecido como grupo prioritário em janeiro, porém, não havia ainda uma data definida para o grupo. No entanto, com o passar das semanas, à medida que mais vacinas foram chegando, a proporção e número de pessoas vacinadas cresceu.

Fevereiro – Avançam os constantes reajustes no valor do diesel

Ainda no início do ano, em fevereiro, foram registrados os primeiros grandes aumentos no valor dos produtos derivados de petróleo. No segundo mês do ano, o gás de cozinha havia subido 5,1 %, o diesel 6,2 % e a gasolina 8,2%, o que registrou o início de um aumento constante ao longo dos meses em 2021.

Ao mesmo tempo, fevereiro também trouxe à tona a discussão sobre o “MEI Caminhoneiro”, que tinha como objetivo fazer com que o caminhoneiro autônomo tivesse direito à aposentadoria e maior proteção social, começou a ser discutido.

O mês de fevereiro foi se encerrando com a notícia de que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aprovou que fosse usada no Brasil a vacina desenvolvida pela Pfizer, contra a Covid-19.

Março – Caminhoneiro visto como grupo prioritário na vacinação

Em março foi oficialmente decretado que os caminhoneiros seriam o vigésimo sétimo grupo a receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus, uma regra que envolvia caminhoneiros, trabalhadores do transporte metroviário e ferroviário, trabalhadores do transporte de passageiros (cobradores, motoristas e fiscais de ônibus), e funcionários do transporte aéreo.

Além disso, um grande marco para a revista Caminhoneiro também aconteceu em março. Foi no dia 2 de março de 2021 que, oficialmente, foi ao ar a primeira edição do Podcast do Caminhoneiro, que trouxe um episódio especial de lançamento com todos os detalhes abordando a final da Gincana do Caminhoneiro.

Ainda em março, mais precisamente no dia 10, o Senado aprovou um projeto que previa o pagamento de pedágio em rodovias que fosse proporcional à distância percorrida pelo motorista.

Por fim, no dia 26 de março foi anunciado, em São Paulo, a primeira vacina 100% brasileira desenvolvida para combater o coronavírus. A Butantã, desenvolvida pelo instituto Butantã, localizado na Zona Oeste de São Paulo, foi uma grande realização brasileira em 2021.

Abril – O mês que permitiu o parcelamento de multas

Abril ficou marcado, entre tantas coisas, por trazer uma mudança que dividiu opiniões. O prazo do exame toxicológico, obrigatório para todos os condutores das categorias C, D e E, passou a ser exigido a cada 2 anos e 6 meses.

A partir desta determinação, aqueles que descumprirem essas normas devem pagar uma multa de R $1.467,35, além de ter o direito de dirigir suspenso por três meses.

Ainda em abril, o Órgão da Secretaria de Logística e Transportes e responsável pelas emissões de autuações nas rodovias estaduais paulistas, o DER, lançou a opção de parcelamento para pagamento de multas via cartão de crédito, que pôde, desde então, ser feito em até 12 vezes.

Maio – 3 anos da maior paralisação dos caminhoneiros no Brasil

O mês de maio, especificamente maio de 2018, entrou para a história mundial dos transportes, e foi quando o País teve uma grande prova da importância e força de todo o setor de transporte, mas principalmente, da classe dos caminhoneiros e do serviço que prestam.

A paralisação que durou, em 2018, cerca de 10 dias, completou 3 anos em maio de 2021, e a questão levantada não apenas pela revista Caminhoneiro, mas por pessoas do setor foi: será que podemos ver alguma mudança de lá até os dias de hoje?

E agora, que estamos no fim de mais um ano? O que mudou?

O fim de maio foi marcado também pelas fases finais da 29ª edição da Gincana do Caminhoneiro, que por conta da pandemia, contou com muitas pausas ao longo dos eventos para que pudesse ser concluída.

Junho – Cantor do hit “Galopeira” vira caminhoneiro

Entrando no mês de julho tivemos uma notícia um tanto quanto curiosa! O cantor Donizeti Camargo, de 50 anos, famoso pela música “Galopeira” na década de 1980, trocou temporariamente os palcos pelo trabalho como motorista de caminhão para a Prefeitura de Piracicaba, cidade onde mora no interior de São Paulo.

O músico aderiu a essa nova profissão como uma forma de driblar a crise financeira provocada pela paralisação dos shows causada pela pandemia.

Dia 10 de junho foi dada a largada para a etapa classificatória da etapa da Gincana do Caminhoneiro, sendo a última chance antes das etapas semifinal e final de concorrer ao grande prêmio, um Iveco Tector 0km.

Após isso, ocorreram as etapas eliminatórias e o grande vencedor foi anunciado em uma live. Essa transmissão foi realizada no dia 13/06 no canal do youtube da Iveco Brasil.

Junho também foi o mês em que foi realizada a primeira etapa do Circuito Nacional Test Drive & Saúde. O evento tem como objetivo aproximar os motoristas profissionais das novas tecnologias, dos novos lançamentos e das boas informações e, sobretudo, verificar como está a sua saúde.

Julho – Lançamento da ação “Heróis na Estrada”

Em Julho, o Cantor, Donizeti Camargo, famoso pela música “Galopeira”, havia trocado os palcos pela profissão de motorista de caminhão. Após um mês o artista/caminhoneiro concedeu uma entrevista exclusiva para o portal da revista Caminhoneiro e contou como foi a transição de profissão e como está a nova vida de caminhoneiro.

Em homenagem aos caminhoneiros de todo Brasil e em reconhecimento por todo o trabalho prestado ao longo dos anos, a Goodyear decidiu homenageá-los com a ação "Heróis na Estrada", que distribuirá benefícios à categoria.

A partir de julho até dezembro de 2021, a Goodyear percorreu 12 cidades e marcou presença em importantes pontos de parada nas principais rotas do Brasil, oferecendo serviços pensados para o dia a dia do caminhoneiro, como limpeza da cabine, Vale Refeição, Vale Banho e corte de cabelo.

Para fechar o mês, o transporte, em junho, apresentou saldo positivo de 7.390 postos de trabalho, mantendo uma diferença entre o total de admissões (59.912) e demissões (52.522) do mês.

Agosto – Recorde mundial batido por caminhão elétrico

Em agosto, uma das maiores polêmicas foi o envolvimento do cantor e ex-deputado federal Sérgio Reis, que falou em um programa de rádio nesta manhã sobre as convocações de caminhoneiros para manifestações pró governo Bolsonaro.

Algumas entidades que representam os caminhoneiros têm reagido negativamente em relação à sua posição de convocar greve para início de setembro.

Diante disso, e dos desdobramentos causados a partir dessa e outras questões envolvidas, foi divulgado que o cantor iria responder a inquérito da Polícia Civil do Distrito Federal.

Ao fim de agosto foi estabelecido um novo recorde mundial envolvendo caminhões, sendo o caminhão elétrico que percorreu a maior distância com uma única carga da bateria. O feito aconteceu na Alemanha, perto de Hanover, em uma pista oval de 2,8 km.

Para bater o recorde um e-truck percorreu a distância de 1.099 km a uma velocidade média de 50 km/h, durante 23 horas, e foram necessárias 392 voltas para completar o desafio.

Setembro – Empresa anuncia sistema antitombamento

Setembro começou marcando, poucos dias antes do mês começar, uma bela atitude registrada na zona rural do Mato Grosso do Sul, a aproximadamente 20 km de distância de Coxim.

Em alguns vídeos que circulavam na internet, um caminhoneiro mostrou o quanto o dono de uma fazenda, que resolveu construir um banheiro na porta da sua propriedade, pôde ajudar a tornar a viagem melhor.

O local, bem em frente à entrada de uma fazenda localizada na zona rural do Mato Grosso do Sul foi abastecido com produtos essenciais para os motoristas de caminhão que viajam pela estrada, contando também com um chuveiro e todos os itens de higiene necessários para que os motoristas possam tomar um banho antes de seguir viagem. Ao lado também há água potável para colaborar com a hidratação.

Ao longo do mês, a empresa americana Axicle anunciou, considerando o alto índice de acidentes e mortes envolvendo o capotamento de caminhões, que está desenvolvendo um sistema antitombamento visando reduzir esses números.

A tecnologia chamada Tractor Anti-Roll System (TARS) é um engate de quinta roda que automaticamente desconecta o implemento quando ele está prestes a tombar.

Outubro – Concessão da Via Dutra

O ator Will Smith chamou atenção em outubro. No entanto, dessa vez não foi por uma atuação ou participação especial em algum programa, mas sim por ser dono de um motorhome que vale US$ 2,5 milhões (R$ 13,1 milhões na atual cotação).

Responsável pelo modelo, a empresa Anderson Mobile Estates é especializada na produção de veículos do tipo, e costuma atender milionários e estrelas de Hollywood.

Seguindo com o mês de outubro, a revista Caminhoneiro, pensando na inclusão e acessibilidade ao maior número de leitores possível, lançou em seu Portal de Notícias um recurso que disponibiliza as matérias, também, no formato de áudio.

O serviço foi pensado para atender aqueles que possuem algum tipo de deficiência visual, dificuldades com a leitura nas telas de smartphones e analfabetos.

Além disso, a concessão da  Via Dutra, rodovia que liga o Rio a São Paulo, terminou e foi a leilão no fim do mês, no que o governo considerou previamente como o maior certame rodoviário da história.

Por fim, ao longo do mês, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo decidiu pagar uma "ajuda" para caminhoneiros autônomos como compensação pelos reajustes recentes no preço do diesel. Bolsonaro não entrou em detalhes, mas disse que em torno de 750 mil profissionais serão beneficiados.

Novembro – Projeto MEI Caminhoneiro é aprovado

O mês de novembro começou com uma boa notícia! O projeto do MEI Caminhoneiro, que teve início em fevereiro, foi aprovado pela Câmara dos Deputados com regime de urgência.

No entanto, por outro lado, indo de encontro com o pronunciamento feito no mês anterior sobre o Auxílio Caminhoneiro, o governo divulgou que iria avaliar a opção de abrir mão do recurso por dois motivos: a falta de espaço no orçamento e a reação dos próprios caminhoneiros à medida.

O chefe do Executivo anunciou no final de outubro que um benefício de R$ 400 contemplaria cerca de 750 mil caminhoneiros. A ideia era aproveitar o espaço no orçamento de 2022 gerado com as manobras da PEC dos Precatórios.

Mas a expectativa do Ministério da Economia é que sobrem apenas R$ 1,1 bilhão, depois do pagamento de despesas obrigatórias (como aposentadorias e pensões) elevadas pela inflação, da ampliação do benefício do Auxílio Brasil e da prorrogação da desoneração da folha de pagamentos (medida que reduz impostos pagos pelas empresas sobre os salários de funcionários) a 17 setores.

Na equipe econômica, o Auxílio Caminhoneiro não é dado como certo. É dito entre os integrantes que, para vingar, o programa terá de competir com as demais medidas em análise.

Dezembro – Chegamos ao fim do ano!

E chegamos ao fim do ano. Em dezembro, a CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) deu início à campanha "ESSE FRETE NÃO!" que visa reforçar o combate à exploração do trabalho do caminhoneiro durante a negociação do frete.

O Senado aprovou o projeto de lei de Jorginho Mello (PL-SC) que muda a tributação de caminhoneiros autônomos inscritos como microempreendedores individuais (MEI Caminhoneiros) no Simples Nacional (PLC 147/2019). Este projeto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Pelo projeto, o limite de enquadramento para os MEI caminhoneiros passa de R$ 81 mil anuais para R$ 251,6 mil anuais. Já a alíquota a pagar para a Previdência Social será de 12% sobre o salário mínimo. 

Outro destaque é que o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) foi prorrogado para 31 de maio de 2022. Para que os transportadores não fiquem com documentos vencidos, gerando qualquer tipo de bloqueio, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prorrogou a validade desse registro.

Quer ouvir a nossa retrospectiva em áudio? Então clique aqui e confira o episódio especial do Podcast do Caminhoneiro!

Ouça a matéria em áudio

Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..