Quem é o caminhoneiro brasileiro?

0
384
O Perfil do Caminhoneiro Brasileiro

A terceira edição da pesquisa “O Perfil do Caminhoneiro Brasileiro”, realizada pela Childhood Brasil, mostra quem é o caminhoneiro brasileiro.

Dentre os dados que traçam o perfil do nosso profissional das estradas, destacamos o nível de escolaridade que subiu nos últimos dez anos com o destaque para o ensino médio completo. Os profissionais entrevistados afirmaram que o baixo nível escolar não é bem visto pelas empresas, principalmente quando o caminhão não é do próprio motorista. Determinadas cargas, rotas e caminhões exigem motoristas com maior qualificação.

Quanto a renda familiar, a média aumentou nos últimos 5 anos em torno de R$ 200 (duzentos reais) o que na verdade representa uma queda no poder aquisitivo se comparado à variação do salário mínimo no mesmo período (2010-2015).

Esses e outros dados fazem parte da pesquisa, que teve o objetivo de entender como é a vida do caminhoneiro e também como é a sua relação com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas.

Levando em consideração a proteção da infância, os dados mostram que o caminhoneiro está mais consciente da importância de enfrentar o problema. Grande parte dos entrevistados (87,3%) nunca se envolveu com exploração sexual de crianças e adolescentes aponta o resultado da edição 2015. Os dados são muito positivos e refletem um maior engajamento com a proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Para saber mais, acesse:

Childhood Brasil www.childhood.org.br

Programa Na Mão Certa www.namaocerta.org.br

Fique por dentro de todas as novidades da Revista Caminhoneiro!


Leave a reply