20 de Abril de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Troca de óleo do caminhão: importância e quando fazer?

Por Equipe RC em 31/10/2022
Troca de óleo do caminhão: importância e quando fazer?

 

A troca de óleo do caminhão tem parte fundamental na manutenção preventiva do veículo. O que, consequentemente, afeta o seu desempenho na estrada e pode impactar, negativamente, no seu orçamento e na renda mensal.

 

Cuidar do caminhão tem tudo a ver em saber as melhores práticas para evitar imprevistos e garantir plenas condições para a conclusão do serviço pelo qual você foi contratado.

 

Mas você sabe dizer quando fazer a troca de óleo do caminhão? Ou mesmo a importância do serviço? Neste post, vamos explorar o assunto para que você saiba, exatamente, os motivos para sempre ter a troca de óleo prevista quando necessário!



 

Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

 

Qual é a importância de fazer a troca do óleo do caminhão regularmente?

 

Com o tempo, a eficácia e as propriedades originais do óleo vão se modificando, degradando assim como acontece com substâncias em geral.

 

E você acertou se pensou que essa gradual diferença também afeta o desempenho das funções originais, que é a lubrificação e fluidez do motor e componentes em torno.

 

Ao fazer a troca de óleo do caminhão com regularidade, você evita que o produto perca a viscosidade — perceptível por meio da aparência fina e rala do produto. 

 

Além disso, a contaminação por outros elementos (como o próprio combustível) pode afetar as características originais do óleo. Sem falar dos componentes do veículo e do seu tempo de uso, que pode acelerar ou prevenir a degradação natural do óleo.

 

Portanto, a grande necessidade em fazer esse serviço com periodicidade é garantir a eficiência da substância e, também, o aumento da vida útil dos seus componentes.

 

Em quanto tempo é necessário fazer a troca do óleo do caminhão?

 

Alguns pontos devem ser observados para a consideração da troca de óleo do caminhão, como:

 

  • modelo do veículo;
  • potência do motor;
  • estado de conservação do veículo;
  • condições de uso;
  • quilometragem percorrida.

 

Esse último aspecto, inclusive, tem muito a ver com a necessidade de troca. Em geral, especialistas apontam para a necessidade a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados. 

 

Mas não é a única regra, como mencionamos acima, tendo que avaliar todo o contexto. Por exemplo: se o veículo começar a transmitir ruídos durante o funcionamento, esse pode ser um indicativo de que existe falta de lubrificação adequada.

 

Principais recomendações para a troca de óleo do caminhão

Principais recomendações para a troca de óleo do caminhão

 

É importante destacar que a troca de óleo do caminhão é uma atividade que demanda atenção e conhecimento técnico para a sua eficiência.

 

Do contrário, não vai ter o efeito esperado e ainda pode prejudicar o veículo. Fique de olho, então, em algumas das principais dicas para você que quer saber o momento ideal para a troca de óleo do caminhão e quais boas práticas seguir.

 

Evitar o uso de aditivos

 

O uso de aditivos, a princípio, parece uma excelente maneira de conferir mais valor ao óleo. Acontece que não é bem assim que funciona.

 

Isso porque, o aditivo pode comprometer as características originais do óleo — o que pode afetar negativamente o funcionamento do motor, por consequência. 

 

Além disso, normalmente o óleo adquirido já vem com todas as características que o seu motor necessita. Com todas as necessidades atendidas, não há motivo para complementar o uso com outros produtos..

 

Ter atenção à qualidade do óleo

 

Vai às compras? Então, não se guie pelo preço mais baixo do mercado.

 

Faça uma pesquisa aprofundada, identifique as melhores marcas e também os modelos mais alinhados com o seu veículo. O barato pode sair caro em uma dessas decisões de economizar alguns reais.

 

Afinal de contas, a qualidade do produto vai determinar, também, o tempo de uso até que seja necessário realizar mais uma troca de óleo do caminhão. 

 

Descartar o óleo antigo antes de renovar

 

É sempre indicado realizar a troca de óleo completa. Ou seja: quando o nível do produto estiver baixo e for recomendada a troca completa, e não apenas um complemento com o óleo antigo.

 

Além de não recomendável, você não vai saber o momento ideal de uma nova troca com essa mistura. Sem falar que a combinação de óleos pode ser prejudicial ao motor também.

 

Portanto, descarte todo o óleo antigo e faça uma substituição completa para garantir que você usufrua de todos os benefícios de uma nova leva de óleo para o caminhão. 

 

Troca de óleo do caminhão principais cuidados

 

Ignorar o prazo de troca do produto

 

Você pode dar uma conferida na embalagem do produto: existe um prazo estabelecido pelo fabricante. Com isso, evite descumprir esse prazo para fazer a troca do óleo de caminhão.

 

E um dos motivos para isso é que, quando o prazo é expirado, o óleo tem a tendência de formar uma borra (alterando a viscosidade da substância), o que prejudica a lubrificação das peças do motor. 

 

Com mais atrito entre as partes, o desgaste precoce das peças pode ocorrer. Então, vale sempre a pena ficar de olho nos sinais que o veículo transmite e, também, no prazo estabelecido — que pode variar entre 5 e 10 mil km.

 

Fique por dentro das principais notícias da estrada e assine a Revista Caminhoneiro

Conclusão

 

Como mostramos, a troca de óleo do caminhão é uma atividade periódica e de grande relevância para evitar o desgaste precoce de algumas peças — e do motor, especialmente.

 

Por isso, sempre fique de olho na relevância de toda a manutenção preventiva do caminhão, não esquecendo nunca da troca de óleo, que é uma atividade fundamental.

 

Assim, você viaja por muitos quilômetros sem riscos de imprevistos e promovendo mais tempo de vida útil aos principais componentes do seu veículo!

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Vídeos

Aguarde..