08 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Número da CNH: saiba o que é, onde encontrar e para que serve

Por Equipe RC em 24/01/2023
Número da CNH: saiba o que é, onde encontrar e para que serve

 

O número da CNH é, basicamente, um meio de identificação dos condutores habilitados dentro do país. E isso é de grande relevância para qualquer pessoa motorizada — seja em uma moto ou em caminhões robustos.

E para reforçar a importância do documento, preparamos um post completo sobre o assunto. Nos tópicos a seguir, vamos destacar a relevância do documento e também apontar as categorias presentes nesse tipo de documentação. Confira!

Aproveite e veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

Número da CNH: para que serve?

É natural que, diante de tantos números, siglas e nomenclaturas em um só documento, a gente nem percebe para que serve o número da CNH e qual é a sua relevância.

Pois já vale adiantar: o número da CNH é o número de registro — é assim que está escrito, em vermelho, e logo abaixo da sua foto na habilitação.

Acontece que o número serve para, justamente, identificar você como um condutor habilitado. É com ele, por exemplo, que você vai saber se existem multas em seu nome e também se existem pontos acumulados de infração na sua habilitação

Só que você não precisa decorá-lo, assim como costumamos fazer com o número do RG  do CPF, pois a cada emissão de uma nova CNH, esse número de identificação vai mudar. 

Onde encontrar o número da CNH?

Tudo bem, já vimos o que é o número da CNH e, agora, vale entender melhor a respeito do assunto. Ele nada mais é do que o conjunto de nove caracteres para a sua identificação como condutor habilitado, e o número está logo abaixo da sua foto no documento.

Leia também: acessórios proibidos no caminhão: saiba quais são eles!

Qual a diferença entre número da CNH e número de registro?

Como vimos, na verdade não existe diferença entre eles: número da CNH e número de registro são a mesma coisa. 

Mas é importante diferenciar outra sigla que é também importante, e que não é sinônimo de número da CNH: o RENACH, que é o Registro Nacional de Carteira de Habilitação. 

Nele, fica registrado em um banco de dados do governo todo o seu histórico como condutor.

É por meio do RENACH que você também fica ciente de infrações, penalidades e suspensões — e também para emitir uma nova CNH e a PID, que é a Permissão Internacional para Dirigir.

O que posso consultar com esse número?

Basicamente, com o número da CNH você tem acesso a:

  • seu processo;
  • seus pontos;
  • solicitar sua CNH Digital.

Veja mais: tipos de caga: quais são as classificações e como transportá-las

Nova CNH: saiba o que mudou

Em 2022, a CNH digital começou a valer oficialmente no país e a ideia foi implementada com a intenção de reduzir riscos de fraudes e também para aumentar a segurança dos portadores de uma habilitação para dirigir, além de tornar a CNH mais acessível internacionalmente.

Nova CNH: saiba o que mudou

Exemplo disso é que o documento, agora, vem em outros idiomas também — inglês e espanhol, além do português —, permitindo experiências mais facilitadas fora do país. 

Só que não precisa se preocupar em correr para regularizar o seu documento para a nova CNH: o processo não é obrigatório e você pode esperar para o momento de renovação do documento para atualizá-lo.

Tipos de CNH: entenda

Você, que é um caminhoneiro e tem a sua vida na estrada, sabe bem que existem diferentes tipos de CNH, certo? Afinal de contas, a sua categoria exige uma especialização direcionada ao manejo de veículos de grande porte como este que você usa profissionalmente.

Mas existem outros tipos de CNH, vamos ver quais são?

Categorias

Atualmente, o país reconhece cinco categorias de CNH — além da ACC, que é a Autorização para Conduzir Ciclomotor. Vamos mostrar quais são, logo a seguir:

ACC, que permite a condução de veículos de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada;

  • categoria A, que permite a condução de veículos com duas ou três rodas, e com mais de 50 cm³ de cilindrada;
  • categoria B, para permitir a condução de veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e também que não excedam a capacidade máxima de oito passageiros;
  • categoria C, que dá direito a dirigir os automóveis da categoria B e veículos de carga, não articulados, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total;
  • categoria D, para uma permissão especial de direção para veículos de transporte de passageiros com mais de 8 passageiros (como ônibus e vans, entre outros) — além de veículos das categorias B e C;
  • categoria E, que dá direito de condução dos veículos das categorias B, C e D e, ainda, veículos com unidades acopladas que excedam 6.000 kg, como carretas e caminhões com reboques, entre tantos outros modelos de caminhão.

Qual o tempo para renovação da CNH?

De acordo com as leis de trânsito, a validade da CNH é de:

  • 10 anos para condutores com até 49 anos;
  • 5 anos para motoristas com idade entre 50 e 69 anos;
  • 3 anos para condutores a partir de 70 anos de idade.

Qual o tempo para renovação da CNH?

Isso vale, também, para os motoristas profissionais. E é importante destacar que você deve regularizar o quanto antes seu documento, caso a validade expire, e que o prazo limite aceito por lei é de 30 dias após passado o período de validade.

Fique por dentro das notícias das estradas e assine a Revista Caminhoneiro gratuitamente!

Conclusão

Viu como o número da CNH expõe dados valiosos para que você mantenha válido o seu direito de dirigir um caminhão? Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, e conte conosco para conhecer as melhores práticas na estrada e mais sobre o seu estimado instrumento de trabalho

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Vídeos

Aguarde..