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Caminhão muriçoca: Conheça um modelo clássico no Brasil!

Por Equipe RC em 31/01/2023
Caminhão muriçoca: Conheça um modelo clássico no Brasil!

 

Muitos caminhões vivem na memória dos caminhoneiros, como é o caso do caminhão muriçoca da Mercedes-Benz. 

 

Embora alguns ainda estejam em circulação hoje em dia, o modelo Mercedes L-1113, conhecido como caminhão muriçoca, é um modelo clássico das décadas de 1970 e 1980. 

 

Afinal, foi o mais vendido da história do Brasil. 

 

Era comum ter filas de pessoas interessadas quando colocavam o caminhão muriçoca à venda. Inclusive, também era fácil encontrar modelos de caminhão muriçoca de brinquedo depois do sucesso que fez. 

 

Mas, agora, por que o caminhão muriçoca fez tanto sucesso? 

 

Vamos te explicar neste artigo. Confira! 

 

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Caminhão muriçoca, quais eram os diferenciais?

 

A Mercedes-Benz, uma das principais fabricantes de automóveis do mundo, chegou ao Brasil em 1956. 

 

Mas foi com a fabricação e lançamento do modelo do caminhão muriçoca 1113, ou L-1113, que o patamar da marca mudou. 

 

Mesmo com outras concorrências no mercado como, por exemplo, a Chevrolet, Ford, entre outras marcas. 

 

O modelo L-1113 era muito completo na época e flexível para trabalhar em diferentes aplicações. 

 

Foi só colocar o caminhão muriçoca à venda, que ele de cara foi bem aceito pelas transportadoras e caminhoneiros autônomos por causa de todos os diferenciais que trazia. 

 

Vamos detalhar alguns a seguir: 

 

- Durabilidade

 

O sucesso da linha da Mercedes começou com o antecessor do caminhão muriçoca, que era o L-1111. A fabricação do modelo começou no Brasil em 1964. 

 

No início da década de 1970, a Mercedes lançou o caminhão muriçoca 1113. Ele foi destaque para questões de cabine ampla, assentos com ajuste e manutenções simples. 

 

Mas o que não era questionável e se provou com o tempo era a excelente durabilidade do caminhão. 

 

Para você ter uma ideia, foram vendidas em torno de 240 mil unidades e se tornou o modelo mais vendido da história do Brasil. 

 

Mas isso não é tudo. Segundo dados do Denatran, estima-se que 180 mil modelos ainda estão em circulação hoje em dia. Ou seja, 50 anos depois do começo da fabricação. 

 

Uma boa durabilidade, não é mesmo? 

 

- Manutenção relativamente simples

 

Caminhão muriçoca, quais eram os diferenciais?

 

A indiscutível durabilidade é muito por causa da manutenção relativamente simples que o caminhão muriçoca trouxe. 

 

O antecessor L-1111 vinha equipado com motor OM 321, 6 cilindros em linha e potência de 121 cavalos. 

 

O caminhão muriçoca 1113 atualizou o motor para OM 352, 6 cilindros, com potência de 147 cavalos. Isso o tornou um modelo mais potente e robusto. 

 

Esse motor era mais moderno, com mais capacidade de tração e também conseguia transportar diversos tipos de carga

 

Mas o diferencial é que esse motor também era de fácil manutenção e de bom custo-benefício. 

 

Por isso, é bem comum encontrar esse modelo ou o muriçoca 1313 (modelo de 13 toneladas de peso bruto total) pelas estradas hoje em dia. 

 

- Cabine ampla

 

Uma grande inovação que a Mercedes-Benz trouxe com o caminhão muriçoca, principalmente com o L-1113, era uma cabine com um conforto diferenciado do resto do mercado. 

 

O segredo era a suspensão por molas e dois amortecedores de dupla ação que a cabine tinha. 

 

O modelo de cabine ampla também prezava pela segurança na estrada com janelas maiores na parte lateral para melhorar a visibilidade e para-brisa panorâmico de uma peça única, o que era importante para dirigir na chuva ou contra poeiras. 

 

Outro diferencial era o isolamento da cabine com o compartilhamento do motor, que foi feito com o uso de um revestimento que resistia bem ao calor e ao som. 

 

Para trazer ainda mais segurança, a Mercedes-Benz usou dois espelhos retrovisores na parte externa que melhoraram a visão do caminhoneiro. 

 

Na época, a cabine era vista como uma proposta muito moderna com o uso de todos esses itens. 

 

- Assentos com ajuste de tamanho

 

Como o conforto era um diferencial proposto pela Mercedes-Benz no caminhão muriçoca, o modelo L-1113 inovou com os assentos com ajuste de tamanho. 

 

A diferença era destaque da linha porque a poltrona tinha a opção de ser ajustada. 

 

Ou seja, tinha como ser abaixada, levantada, levada para trás ou para frente para melhorar a visão do caminhoneiro. 

 

Esses ajustes ainda foram combinados com um encosto reclinável para somar ainda mais no conforto de quem dirige na estrada por longas horas. 

 

- Sistema de ventilação

 

Agora, imagine dirigir por várias horas na estrada com o calor do sol do meio dia dentro da cabine. 

 

Essa foi outra questão que a Mercedes-Benz levou em consideração para a fabricação do caminhão muriçoca 1113 e nos modelos sucessores como o muriçoca 1313. 

 

Foram instalados sistema de ventilação e aquecimento para os caminhoneiros comandarem e colocarem a temperatura ideal para eles. 

 

E podemos afirmar que a calefação e o sistema de ventilação também foram um destaque para essa linha. 



 

Porque chamam o caminhão de muriçoca?

Porque chamam o caminhão de muriçoca?

 

Muitas vezes, os veículos são conhecidos por outros nomes por causa de semelhanças na aparência. 

 

Provavelmente, você já comparou ou já viu alguém que comparou o Volkswagen Fusca com um besouro por causa da aparência arredondada dele. 

 

É nesse mesmo sentido com o desenho do caminhão muriçoca. Por serem caminhões toco ou truck sem a quinta roda, parecem com uma muriçoca. 

 

A mesma coisa aconteceu com outro caminhão, um Scania 111, que ficou conhecido como jacaré por causa da cabine bicuda, por exemplo. 

 

- Qual o verdadeiro nome?

 

Embora seja conhecido popularmente como caminhão muriçoca, o verdadeiro nome do modelo é Mercedes-Benz 1113 ou L-1113. 

 

Esse deu origem ao apelido muriçoca, mas hoje é considerado toda a família de caminhões que tem aparência semelhante sem a quinta roda. 

 

- Em que ano foi lançado?

 

O Mercedes L-1113 foi fabricado e comercializado pela primeira vez em 1969. 

 

Por causa dos avanços das tecnologias e necessidades de inovação para competir no mercado, a Mercedes parou a produção desse modelo em 1987. 

 

E a partir da década de 70 e 80, a marca trouxe os modelos de caminhão muriçoca 1313, 1513, 2013, que tinham a mesma cabine, mas com outra capacidade de transporte de cargas. 

 

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Conclusão

 

Você viu que não é à toa que o modelo L-1113, o famoso caminhão muriçoca, é um clássico no Brasil. 

 

Essa linha mudou muito o cenário de fabricação de caminhões no país e se consolidou, provavelmente, como o melhor caminhão da Mercedes. 

 

Por aqui sempre gostamos de lembrar dos clássicos! E conte conosco caso tenha ficado alguma dúvida

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