20 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Afinal, vale a pena agregar caminhão?

Por Equipe RC em 25/11/2022
Afinal, vale a pena agregar caminhão?

 

Muita gente se pergunta se vale a pena agregar caminhão, considerando que é uma oportunidade de obter o mínimo de renda necessário para pagar as contas e usufruir do seu salário. 

 

E a questão é que pode ser uma boa decisão, sim, desde que ela esteja alinhada com o seu perfil e que você entenda o que existe por trás dessa escolha. 

 

Para ajudar, vamos explicar o que é o agregamento de caminhão, como funciona e mostrar para você quais pontos considerar para certificar-se de que é uma decisão que tem tudo a ver com você. Confira!

 

Veja as principais notícias das estradas na Revista Caminhoneiro!

Caminhão agregado, o que é?

 

Basicamente, o caminhão agregado é uma modalidade de trabalho na qual o caminhoneiro autônomo passa a prestar serviços de maneira fixa para empresas. Com isso, ele melhora a sua renda, mas também tem que se adaptar a uma flexibilidade reduzida se compararmos com a sua rotina como caminhoneiro autônomo, exclusivamente.

 

Isso pode ser realizado, inclusive, por profissionais que tenham um ou mais caminhões, não sendo necessário, exclusivamente, que ele dirija os veículos para a empresa — mas é, sim, ele quem responde por esse contrato de trabalho com as organizações.

Como agregar um caminhão?

 

Para isso, deve-se procurar por empresas interessadas em formular um modelo de trabalho desses com um caminhoneiro autônomo. Afinal, um contrato vai ser elaborado, com regras, direitos e obrigações de ambas as partes.

 

Contudo, vale lembrar: embora muita gente acredite que vale a pena agregar caminhão, a modalidade não se configura como um vínculo empregatício.

 

Quem pode agregar? 

 

No geral, o agregamento de caminhão pode ser realizado por quem possui um veículo apropriado para a tarefa e também, para quem cuida de toda a burocracia em torno da efetivação de um serviço de frete prestado por caminhoneiros.

 

Quando pensamos mais no perfil de profissionais que optam por essa modalidade, podemos destacar os seguintes:

 

  • motoristas empreendedores que estão em busca de diversificação e ampliação de trabalho, e com ambição de crescer gradativamente até cuidar de sua própria frota;
  • motoristas autônomos em busca de segurança, já que vale a pena agregar caminhão para ter uma renda fixa e não sofrer com a imprevisibilidade que acomete o caminhoneiro autônomo, normalmente;
  • caminhoneiros que temem os riscos da vida autônoma podem recorrer à modalidade.

 

Quais as vantagens?

 

Como mostramos acima, vale a pena agregar caminhão se você se enquadra mais em um dos perfis acima. Mas outros perfis não são excludentes. Afinal de contas, existem boas vantagens em optar por esse modelo de trabalho através das estradas do Brasil, como:

 

  • sensação de segurança para lidar com uma empresa, apenas, e com previsibilidade de renda;
  • o caminhoneiro pode cuidar exclusivamente do seu negócio, não tendo que prospectar, lidar com o relacionamento com clientes etc.;
  • serviço recorrente;
  • melhora e estabilidade nos rendimentos
  • melhores condições para combater a disputa com a concorrência;
  • auxílio da empresa para questões burocráticas e cotidianas.

 

Com o tempo, você ainda pode construir uma boa reputação como caminhoneiro agregado. O que costuma despertar boas oportunidades de negócio.



 

Como agregar um caminhão?

Quais tipos de caminhão podem ser agregados?

 

Mas será que todo modelo de veículo pode ser agregado? Confira, a seguir, quais tipos de caminhão podem ser agregados!

 

3/4 baú

 

O modelo pode ser agregado, assim como tantos outros. O mais importante, aqui, é saber que vale a pena agregar um caminhão que tenha demanda. 

 

Pois de nada adianta fazer o agregamento de caminhão ¾ baú, por exemplo, em um local onde não existe demanda, concorda?

 

Caminhão Truck

 

Caminhões truck e outros modelos mais robustos também pode ser agregados. Esse tipo de caminhão, inclusive, ganha espaço nas estradas e pode oferecer a sua versatilidade para o carregamento e transporte de diferentes tipos de cargas.

 

Cavalo mecânico 6×2

 

Esse modelo com seis pontos de contato com o solo é especialmente interessante para colocar o seu negócio em movimento — literalmente — para todo tipo de serviço.

 

Lembre-se, apenas, da dica anterior: vale a pena agregar caminhão se você sabe, exatamente, o que esperar desse modelo de trabalho e se o seu veículo é apropriado para os trabalhos em geral que você está à procura.

 

Saiba tudo sobre as notícias da estrada assinando a Revista Caminhoneiro

Quais tipos de caminhão podem ser agregados?

Conclusão

 

É difícil concluir, precisamente, se vale a pena agregar caminhão. Como vimos, trata-se de uma decisão que passa diretamente pelo perfil, pelo momento e pelas ambições e objetivos do profissional em curto, médio e longo prazo.

 

Uma das questões mais relevantes diz respeito à previsibilidade de renda. Caminhoneiros parados continuam gerando despesas e prejuízos, até, como a depreciação natural do seu veículo de trabalho. E com o agregamento de caminhão, ele ganha recorrência de serviço e previsibilidade de renda.

 

Contudo, é de se observar que esse tipo de trabalho pode espantar os caminhoneiros que preferem ou se acostumaram a responder apenas para si próprios. Ainda assim, pode ser um ponto-chave de consideração para certificar-se de que vale a pena agregar o caminhão ou não.

 

Esperamos que estas dicas e orientações tenham ajudado você a entender melhor como funciona o agregamento de caminhão. E, especialmente, que você termine esta leitura com menos dúvidas e muito mais informação para basear as suas decisões para o futuro!

 

Boa viagem!

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Vídeos

Aguarde..