20 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Polêmica: Túnel submerso ou ponte ligando Santos ao Guarujá?

Por Equipe RC em 21/02/2022 às 14:15
Polêmica: Túnel submerso ou ponte ligando Santos ao Guarujá?

Objetivo é que os caminhões com cargas, a caminho do porto, deixem de passar pelas cidades de Santos e Guarujá

Rosana Valle, deputada Federal (PSB/SP) gravou um vídeo para esclarecer a discussão que está acontecendo nos últimos dias: fazer um túnel submerso ou uma ponte ligando Santos ao Guarujá? O governo do Estado tem anunciado que irá construir uma ponte que vai ligar o km 64 da via Anchieta ao km 250 da rodovia Cônego Domênico Rangoni, área Continental de Santos. Isso para que os caminhões com cargas, a caminho do porto, deixem de passar pelas cidades de Santos e Guarujá.

Segundo a deputada Federal há dois problemas graves nesta questão: “primeiro, a ponte vai ser construída com o dinheiro do pedágio do sistema Anchieta/Imigrantes, que é o mais caro do Brasil. Ecovias diz que vai construir a ponte porque o contrato de renovação com o estado foi prorrogado até 2033. O segundo, e o maior problema, é que a ponte está projetada em uma área que impede a expansão do Porto de Santos.”

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, se posicionou contra o atual projeto de construção da Ponte Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo. Ele é a favor do túnel submerso ligando Santos-Guarujá, sob o canal do Porto de Santos. De acordo com Rosana Valle, o governo federal nos garantiu que o túnel submerso será construído no processo de desestatização do Porto de Santos, ou seja, a empresa que irá assumir vai arcar com a obra.

O projeto prevê fluxos de veículos leves e de carga; pedestres, bicicletas e do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). Há empresas interessadas em participar desse projeto, bem como há competência nacional para desenvolver o projeto e implantá-lo. Há muito desenvolvimento potencial para passar por esse túnel.

“A priori, ponte não combina com o porto. E não combina mesmo. Eu não posso querer uma ponte que prejudique as manobras, que esteja localizada em uma área de evolução, isso não condiz com o maior porto do hemisfério sul. A gente tem que ter um cuidado com o porto, que é um patrimônio que nós temos”, diz o ministro da Infraestrutura.

Foto: divulgação/Ecovias e Porto Gente

Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..